Meteohub - Alternativa ao PC/Logger

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma alternativa interessante aos PC's ou Data Loggers para ligar às estações, um software chamado Meteohub, que em conjunto com um Linksys NSLU2, um adaptador RS232->USB e um qualquer Stick USB de memória acaba por ser económico e bem mais flexivel que um Logger. Para já só funciona com as estações Oregon WMR968/928/918N/100 ( a WMR-100 prescinde do adaptador pois já tem USB).
O Linksys NSLU2 corre uma versão especial do Linux (NSLU2-Linux) actuando como File Server que uma vez ligado a um banal modem com router ligado à Net prescinde do computador para ligar a estação à Net, podendo mesmo os dados ser acedidos remotamente por IP.

meteohubrv3.jpg



Link Meteohub: http://www.meteohub.de/
Link Linksys NSLU2: http://www.linksys.com/servlet/Sate...nksys/Common/VisitorWrapper&lid=1931258184B16

Nota: Desconheço a fiabilidade do sistema.
 


mvbueno

Cirrus
Registo
2 Nov 2007
Mensagens
44
Local
Maringá - PR - Brasil
Re: Meteohub - Alternativa ao PC/Logger (p/ WMR968/928/918N/100)

Não entendi muito bem...
Esse meteohub é um datalogger? Ou uma conexao a mais no datalloger para funcionar em linux?

Ou estou fazendo muita confusão?! :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Meteohub - Alternativa ao PC/Logger (p/ WMR968/928/918N/100)

Não entendi muito bem...
Esse meteohub é um datalogger? Ou uma conexao a mais no datalloger para funcionar em linux?
Ou estou fazendo muita confusão?! :D

Não. Temos aqui 2 coisas diferentes:

1) Um é um dispositivo da Linksys muito popular, que permite transformar uma Pen de memória num File Server, ou seja, permite ligar a Pen a uma rede ou à Internet como se fosse um disco acessível por outros sem necessidade de computador. E este dispositivo que tem Linux tornou-se popular porque muita gente vai fazendo aplicativos que instalam no próprio equipamento tirando partido desta funcionalidade.

2) Alguem desenvolveu um programa chamado MeteoHub que é instalado nesse dispositivo da Linksys. A função deste programa é guardar os dados da estação na Pen de memória bem como outras funcionalidades, ou seja, funciona como Datalogger, mas mais flexivel, pois usam-se Pen's de memória normais e pode-se comprar um de grande capacidade que poderá guardar dados durante anos..... Mas ambos conjugados tiram partido das funcionalidades de rede, prescindindo por exemplo dum computador quer para armazenar os dados, quer para colocá-los na Internet. As estações que estão ligadas à Net exigem um computador dedicado a essa tarefa e sempre ligado. Aqui estamos na presença de algo mais barato do que um computador para isso.
 

mvbueno

Cirrus
Registo
2 Nov 2007
Mensagens
44
Local
Maringá - PR - Brasil
Re: Meteohub - Alternativa ao PC/Logger (p/ WMR968/928/918N/100)

ah sim!
Interessante... agora me esclareceu.

Vou me informar mais sobre isso.
 

docbee

Cirrus
Registo
13 Jan 2008
Mensagens
3
Local
Germany
Meteohub now supports TE-923 Irox/Mebus/Honeywell and Nexus

Meteohub now supports TE-923 Irox/Mebus/Honeywell and Nexus
Meteohub is a minaturized weather server (cheap, no noise, low power 10W) that connects your weather station with the internet without the need of a PC. Meteohub brings data and user-defined graphs to your homepage, can connect to a long list of weather networks and finally it can export recorded data to Weather Display and WSWIN. All this is administrated by a web interface.

With brand new version 1.7 the weather stations TE-923 Mebus/Irox/Honeywell and Nexus are supported in addition to the Oregon Scientific weather stations Meteohub started with.

List of supported stations:
- WMR928/968/918N
- WMR100
- WMR200
- TE923 (Irox/Mebus/Honeywell/Nexus)
- RFXCOM (receiver for rf signals of Oregon Scientic weather sensors)

Details about Meteohub can be found here: www.meteohub.de
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Alguem utilizou ou conhece a fiabilidade, a dificuldade de configuração de se consegue fazer tudo que o pc faz? obrigado e tambem se o router a que este esta ligado tem de ser da linksys

e onde comprar...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguem utilizou ou conhece a fiabilidade, a dificuldade de configuração de se consegue fazer tudo que o pc faz? obrigado e tambem se o router a que este esta ligado tem de ser da linksys
e onde comprar...

Sinceramente não conheço a fiabilidade e que eu saiba em Portugal ninguém tem isto para dar a opinião. Mas já tenho visto noutros foruns internacionais pessoal com este equipamento e não tenho visto queixas e o software continua a crescer e a suportar cada vez mais estações pelo que suponho que a coisa seja minimamente de confiança.

O autor do software é da alemanha e está até inscrito no nosso forum, é o docbee, aqui há uns tempos já falei com ele e podes esclarecer as dúvidas que tiveres com ele em inglês ou alemão.
O equipamento tem mesmo que ser esse da Linksys pois isso não é bem um router, é um produto muito específico/multifacetado e não existe nada de parecido.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

atenção que este produto está descontinuado ou não, esta é a informação que Wikipédia dá.

The NSLU2 (Network Storage Link for USB 2.0 Disk Drives) is a now discontinued device that was made by Linksys. It makes USB Flash memory and hard disks accessible over a network

Satellite


mas em todo o caso existe mais opções e para todas as bolsas.

linksys

http://www-pt.linksys.com/servlet/S...nksys/Common/VisitorWrapper&lid=2262490940L09

Abraços
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Esse produto foi descontinuado mas ainda há em stock em muitas lojas no entanto o autor do Meteohub está ao corrente disso e irá preparar o Meteohub para outros dispositivos.

Quanto ao router não precisa de ser Linksys pode ser um router qualquer pois ele liga-se por DHCP e a gestão é toda web-based e para te conectares ou extrair/enviar informação para o dispositivo tens uma panóplia de protocolos disponíveis (SMB, FTP, HTTP, SMTP,...).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Gostava que alguém me confirmasse se o meteohub transmite directamente para a Internet sem precisar de PC e se os dados estão constantemente a ser actualizados sem precisar de ligar o PC para os actualizar.
Gostava também que me confirmassem se transmite directamente para o Wunderground e se o faz relativamente bem, enumerando as vantagens ou desvantagens que apresente, na sua opinião pessoal.

Obrigado. :)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Gostava que alguém me confirmasse se o meteohub transmite directamente para a Internet sem precisar de PC e se os dados estão constantemente a ser actualizados sem precisar de ligar o PC para os actualizar.
Gostava também que me confirmassem se transmite directamente para o Wunderground e se o faz relativamente bem, enumerando as vantagens ou desvantagens que apresente, na sua opinião pessoal.

Obrigado. :)

Sim, o Wunderground é uma das Weather Networks suportadas pelo Meteohub além de outras conhecidas como a AWEKAS, Meteoclimatic, CWOP, etc. Por isso o Meteohub procede ao upload dos ficheiros para a Web assim como actualiza directamente a informação no Wunderground

07282008001of1.jpg
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Sim, o Wunderground é uma das Weather Networks suportadas pelo Meteohub além de outras conhecidas como a AWEKAS, Meteoclimatic, CWOP, etc. Por isso o Meteohub procede ao upload dos ficheiros para a Web assim como actualiza directamente a informação no Wunderground

Isso é uma óptima notícia. :w00t:
Agora estou decidido a comprar o meteohub.
Acho que vai ser uma óptima escolha para pessoas como eu, que não querem deixar o PC ligado todas as noites e gostam de ir de férias descansadas. :thumbsup: