Meteohub - Alternativa ao PC/Logger

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Ola pessoal,

Ando também de olho neste equipamento, mas já reparei que o software que é usado também pode ser instalado num router Asus 500G ( OpenSlug firmware ) , alguém tem algum conhecimento de se poder usar ? É que ja encontrei alguma informação pesquisando no google.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Ola pessoal,

Ando também de olho neste equipamento, mas já reparei que o software que é usado também pode ser instalado num router Asus 500G ( OpenSlug firmware ) , alguém tem algum conhecimento de se poder usar ? É que ja encontrei alguma informação pesquisando no google.

Sinceramente não faço ideia mas penso que o Meteohub espera encontrar duas portas USB onde numa estará a estação e na outra o software do Meteohub por isso não sei até que ponto que uma configuração diferente permitirá o Meteohub funcionar sem alterações. Mas o melhor será perguntar ao próprio criador do Meteohub (info@meteohub.de) que costuma responder com prontidão às questões colocadas ou então utilizar o fórum deles .
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu vou ser o próximo utilizador do Meteohub, o material já está encomendado e para a semana devo ter tudo a funcionar. Também já estava na hora de pôr o meu PC a descansar e de passo a ver se as contas da luz descem um pouco :)
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Sinceramente não faço ideia mas penso que o Meteohub espera encontrar duas portas USB onde numa estará a estação e na outra o software do Meteohub por isso não sei até que ponto que uma configuração diferente permitirá o Meteohub funcionar sem alterações. Mas o melhor será perguntar ao próprio criador do Meteohub (info@meteohub.de) que costuma responder com prontidão às questões colocadas ou então utilizar o fórum deles .

Oi,

Coloquei um post no www.weather-watch.com e realmente confirmaram um update em que provavelmente se poderá dar uso a routers com estas firmwares. A ver vamos as novidades que por ai veem. Aumentam o leque de possibilidades de uso do software deles.

Muitos tem routers em casa que já não dão uso e assim podem passar a reutilizar. A ver vamos, é um produto a seguir com muita atenção.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Furby

Cirrus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
75
Local
Portugal
Olá,

Tenho duas estações meteorológicas sem fios (Wireless) "Watson - Weather Station W-8681" montadas em minha casa na cidade do Porto.

Já à algum tempo que pensei em colocar as minhas estações meteorológicas a enviar os dados para a Internet, mas sinceramente nunca soube bem como.

Quer dizer, andei assim por alto a ver na Internet uns Websites que tinham uns softwares próprios para se ter no computador e com a estação meteorológica ligada também ao computador, o respectivo software procedia ao envio de tais dados.

Só que depois desinteressei-me um bocado do assunto, porque eu para fazer tal coisa, teria que ter o computador ligado o dia todo durante vários dias sempre com software aberto e a estação meteorológica ligada, coisa que torci um bocado o nariz.

Embora claro, eu tenho o meu computador portátil, dias e dias a fim ligado sem o desligar, sempre com o MSN e IRC abertos e jogar jogos Online e por ai fora.

Mas aquilo de ter a estação meteorológica e o software sempre abertos, não gostei.

Ao ver este Fórum, que o descobri recentemente em pesquisas no Google, andei a ler vários tópicos, e em especial este aqui onde estou agora a deixar esta mensagem.

Pois Interessou-me e interessa-me saber mais acerca desse aparelho "LINKSYS NSLU2".

Pois pelo que percebi, existe um software feito para o "LINKSYS NSLU2", que podemos ligar a nossa estação meteorológica e depois ligar o "LINKSYS NSLU2" ao router da Internet e assim enviar os dados para a Internet, e não ser preciso ter nenhum software aberto no computador nem mesmo, e caso de pretendermos desligar o computador, a estação meteorológica continuar a enviar os dados para a Internet.

Interessou-me bastante.

Mas fico com umas duvidas acerca do "LINKSYS NSLU2"...

Ele tem apenas duas portas USB, uma penso que é onde se ira ligar uma PEN com o tal software que ira ler os dados da estação meteorológica e enviar para a Internet, e a outra porta USB onde ligamos a estação meteorológica.

Mas imaginemos que eu quero ligar duas estações meteorológicas à segunda porta USB ligando lá um HUB e até mesmo também pretendo ligar uma câmara de vigilância ao HUB para colocar também na Internet juntamente com os dados da estação meteorológica, será que o "LINKSYS NSLU2" e o tal software irão funcionar bem?

Será que o software que vai ficar na porta USB 1 com a PEN conseguira ler os dados da estação meteorológica estando ela ligada por HUB à porta USB 2?

Será que estando dessa forma ligada por HUB, e tendo também uma câmara lá ligada os sinais não poderão ficar misturados e não dar em nada?

Ou será que é possível sim, ligar um HUB à porta USB 2 e depois ligar então a estação meteorológica e a câmara como eu pretendo?

É que é pena, o "LINKSYS NSLU2" apenas ter duas portas USB, pois assim estamos limitados ao que ligar.

Se me poderem esclarecer ficava imensamente grato.

Porque também consigo arranjar o "LINKSYS NSLU2" novo a um preço bastante barato 67 Euros, e assim aproveitava e comprava já dois, caso consiga fazer o que pretendo, de ligar por HUB a estacão meteorológica e a câmara, à porta USB 2.

Entretanto deixo aqui umas fotografias da minha estação meteorológica, espero que gostem (De momento só uma está montada)

:)

1.JPG


2.JPG


3.JPG


4.JPG


5.JPG


6.JPG


7.JPG


8.JPG


9.JPG


10.JPG


11.JPG


12.JPG


13.JPG


14.JPG


15.JPG


16.JPG


17.JPG


18.JPG


19.JPG


20.JPG


21.JPG


22.JPG


23.JPG


24.JPG


25.JPG


26.JPG


27.JPG


28.JPG


29.JPG


30.JPG


31.JPG



1.JPG


2.JPG


3.JPG


4.JPG


5.JPG


6.JPG


7.JPG


8.JPG


9.JPG


10.JPG


11.JPG


12.JPG


13.JPG


14.JPG


15.JPG


16.JPG



software1.jpg


software2.jpg



A minha estação de RadioAmador :)

EstacaoHam.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Olá Furby e bem-vindo.

Penso que nunca li no manual do Meteohub a hipótese de ligar o software do Meteohub a mais do que duas estações ao mesmo tempo. A própria interface do software do Meteohub não permite deduzir tal funcionalidade.
Quanto à webcam penso que nas versões mais recentes do Meteohub já não é mais suportada (v2.8) tal era a quantidade de problemas e instabilidade que essa funcionalidade trazia.


Mas para tirar completamente as dúvidas podes sempre enviar um e-mail para o seu autor: info@meteohub.de ou colocando a questão no fórum do Meteohub http://www.meteohub.de/joomla/index.php?option=com_fireboard&Itemid=33 onde costuma andar por lá o autor do software.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Depois de ter lido este tópico, fiquei com uma dúvida:
A estação que vou comprar (Davis Vantage pro 2 plus, vem com o software Weatherlink. Fiquei com a impressão que será este sofware que irá permitira gestão dos dados da estação no PC e o envio dos mesmo para uma página na net (estou correcto?). Então, colocando o meteohub, este não usará o weatherlink, como será feita a gestão dos dados e o seu envio para a dita página:huh::huh:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Depois de ter lido este tópico, fiquei com uma dúvida:
A estação que vou comprar (Davis Vantage pro 2 plus, vem com o software Weatherlink. Fiquei com a impressão que será este sofware que irá permitira gestão dos dados da estação no PC e o envio dos mesmo para uma página na net (estou correcto?). Então, colocando o meteohub, este não usará o weatherlink, como será feita a gestão dos dados e o seu envio para a dita página:huh::huh:

Acho que o meteohub trata disso. Mas tens sempre que comprar o weatherlink porque é no mesmo pacote que vem o datalogger, indispensável para ligar ao meteohub.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Acho que o meteohub trata disso. Mas tens sempre que comprar o weatherlink porque é no mesmo pacote que vem o datalogger, indispensável para ligar ao meteohub.

Sim, mas a minha questão é só se com o meteohub não perco nenhuma "FUNCIONALIDADE" relativamente aos dados (gráficos de análise, etc...), pois o weatherlink faz isso, agoira não sei como funciona com o meteohub.

De qualquer das formas, acho que o mais importante será que com o meteohub será possivel enviar os dados para uma página semelhante às existentes por aqui, estando estes sempre actualizados e com a estação online, isto se não estiver enganado:huh::huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, mas a minha questão é só se com o meteohub não perco nenhuma "FUNCIONALIDADE" relativamente aos dados (gráficos de análise, etc...), pois o weatherlink faz isso, agoira não sei como funciona com o meteohub.

De qualquer das formas, acho que o mais importante será que com o meteohub será possivel enviar os dados para uma página semelhante às existentes por aqui, estando estes sempre actualizados e com a estação online, isto se não estiver enganado:huh::huh:


O weatherlink é um software para PC para ligares à estação e recolheres os dados (e publicar na Net se quiseres). Tal como tens muitos outros (Weather display, virtual weather station, etc), a diferença do Weather Link é que este software é da própria Davis, poucas marcas tem software próprio.


O MeteoHub também é um software, não para PC, mas para correr no Linksys NSLU2 (e agora mais recentemente noutros equipamentos) sobre um sistema operativo tipo linux.

O weather link e outros são programas tradicionais para PC, os chamados Desktop, como o Office e tudo o resto. O Meteohub é um programa que corre no Linksys e acedemos a ele através do browser, ou seja, é como uma aplicação online, acedes ao programa desta forma, com o Internet Explorer ou o Firefox, a partir do teu PC. E é dessa forma é que configuras tudo, os gráficos que queres gerar, os dados de acesso ao Weather Underground ou meteoclimatic, os dados de como aceder por exemplo a um site teu, e que gráficos queres que ele copie para o site, etc,etc. Faz tudo o que os tradicionais programas fazem, a diferença é que acedes a ele via browser para configurar tudo, e depois podes desligar o PC que ele lá vai recolhendo os dados da estação e actualizando redes meteorológicas ou o teu próprio site.

As funcionalidades, gráficos, etc, são os que cada um desses programas de oferece, todos tem os seus pontos fortes e fracos, gráficos mais ou menos bonitos, mas no geral todos fazem o que é importante como é lógico.

Não precisas do Weather Link para pores dados na Net, o Meteohub trata disso. Mas pelo facto de teres o meteohub, não quer dizer que não possas ter outro software para teres os dados também no teu PC, nem que seja para arquivo de forma regular, ligando o PC ao meteohub.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O weatherlink é um software para PC para ligares à estação e recolheres os dados (e publicar na Net se quiseres). Tal como tens muitos outros (Weather display, virtual weather station, etc), a diferença do Weather Link é que este software é da própria Davis, poucas marcas tem software próprio.


O MeteoHub também é um software, não para PC, mas para correr no Linksys NSLU2 (e agora mais recentemente noutros equipamentos) sobre um sistema operativo tipo linux.

O weather link e outros são programas tradicionais para PC, os chamados Desktop, como o Office e tudo o resto. O Meteohub é um programa que corre no Linksys e acedemos a ele através do browser, ou seja, é como uma aplicação online, acedes ao programa desta forma, com o Internet Explorer ou o Firefox, a partir do teu PC. E é dessa forma é que configuras tudo, os gráficos que queres gerar, os dados de acesso ao Weather Underground ou meteoclimatic, os dados de como aceder por exemplo a um site teu, e que gráficos queres que ele copie para o site, etc,etc. Faz tudo o que os tradicionais programas fazem, a diferença é que acedes a ele via browser para configurar tudo, e depois podes desligar o PC que ele lá vai recolhendo os dados da estação e actualizando redes meteorológicas ou o teu próprio site.

As funcionalidades, gráficos, etc, são os que cada um desses programas de oferece, todos tem os seus pontos fortes e fracos, gráficos mais ou menos bonitos, mas no geral todos fazem o que é importante como é lógico.

Não precisas do Weather Link para pores dados na Net, o Meteohub trata disso. Mas pelo facto de teres o meteohub, não quer dizer que não possas ter outro software para teres os dados também no teu PC, nem que seja para arquivo de forma regular, ligando o PC ao meteohub.

OK!! Esclarecido e Convencido!!:thumbsup::thumbsup:
Mais um cliente do Meteohub a caminho!!!:thumbsup:
 

tclor

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
112
Local
Loriga
Um dos meus problemas, também, é manter a estação ligada à rede 24 horas por dia, sem usar o computador, pelo ruído que faz durante a noite, pois vivo numa zona calma e também pelo consumo de energia.Por esse motivo, depois das 23,00 costumo desligar o computador.
Na procura de uma solução estou ainda indeciso entre o NSLU2 e o micro computador "Linutop". A diferença de preço entre ambos os sistemas, considerando o NSLU2 e o software Meteohub será, talvez, por volta dos 100€, mas o Linutp tem a vantagem de permitir sempre um acesso à net sem ligar o computador principal, pois é um verdadeiro mini pc e além disso fornece uma actualização de dados da estação em tempo real.
Alguém me pode dar algumas sugestões que me auxiliem na decisão?
Obrigado!