Meteorologia na TV Portuguesa

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Hello a todo o pessoal que, não fazendo parte da profissão por uma razão ou outra, são apaixonados por meteorologia; isso lembra-me o desvio que me
levou à meteorologia; na realidade, quando jovem, queria ser Engenheiro Mecânico e acabei meteorologista do I.M., mas é uma longa história. Entrei aqui hoje só para dizer que não é verdade que os funcionários do I.M. sejam aconselhados a não participar neste fórum. Poucos serão os que conhecem este fórum lá no I.M. e, portanto, essa ideia errada. Mas, apresento-me, sou
um dos meteorologistas da RTP (o que tem mais cabelo...) e pelas críticas que tenho lido por aqui, francamente não têm sido condescendentes, i.e., não nos têm dado o benefício da dúvida; com efeito todos têm posto o seu melhor, e excepto a colega Teresa Abrantes, que tem uma tremenda e sólida experiência em televisão, somos todos novatos nestas andanças. Por outro lado, e comparativamente aos aspectos gráficos (muito bons) da meteo. dos Açores, a da RTP não é pior, simplesmente não está completa: Com efeito, falta ainda muita coisa passível de ser apresentada e assim poder explicar-se melhor o tempo, o porquê principalmente, pelo que faltam imagens de outros canais e de diferenças de canais, imagens de radar, de raios, etc.. O que acontece é que o grupo dos grafismos da RTP recebeu este software de raíz, com um curso rápido e muito curto, por causa dos 50 anos da RTP que tudo e todos apressou, e tem feito um enorme e meritório esforço para adaptar o software aos formatos dos ficheiros que o I.M. disponibiliza; devo dizer-lhes que não é fácil mas, quando estiver pronto, muita coisa boa vai aparecer; por exemplo, vai ser possível apresentar imagens de satélite de outras áreas do globo onde possam estar a acontecer fenómenos extremos, por exemplo, eu queria mas não se conseguiu, apresentar os ciclones tropicais que andaram pelo Canal de Moçambique, o que foi muita pena. Relembre-se que o ciclone tropical "Favio", de extrema violência, destruíu praticamente a cidade de Vilanculos, a sul da Beira, isto em Moçambique, e não entrou em dissipação como é costume logo após entrar em terra, ainda conseguiu chegar ao interior do Zimbabwe, qualquer coisa como 500 km no interior do continente bem longe das águas quentes do canal, uma energia disponível fenomenal. Assim, tal como o colega Rossby já disse, pede-se paciência, e já agora um pouco de condescendência pois, não somos apresentadores mas, simplesmente técnicos.
Com os melhores cumprimentos para todos.
Squall Line.

P. S. - É interessantíssimo saber que há estações meteorológicas espalhadas por esse país fora, quem sabe o I.M. pudesse aproveitar essas informações depois de devidamente aferidas?

Viva colega !

Junte-se aos "bons":thumbsup:

Um abraço desde o meio do Atlântico.
 


M

Membro excluído 274

Encontrei esta preciosidade! Ainda me lembro destes boletins! Previsão para o noite, manha e tarde! Europa, carta de prognóstico e previsão a prazo! Dá um bailinho à RTP moderna dos nossos dias! Infelizmente!




Sem tecnologias complicadas e com informação abundante e compreensível! SIC volta!!!

Deixo também o boletim da TeleMadrid! Um exemplo a seguir! Eu tenho este canal em Chaves por satélite no Hispasat!



Camaras em Directo, Mapas excelentes! E muito mais!
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Encontrei esta preciosidade! Ainda me lembro destes boletins! Previsão para o noite, manha e tarde! Europa, carta de prognóstico e previsão a prazo! Dá um bailinho à RTP moderna dos nossos dias! Infelizmente!


http://www.youtube.com/watch?v=04SZ4gGE_y8

Sem tecnologias complicadas e com informação abundante e compreensível! SIC volta!!!

Podiam ser interessantes, mas as meninas de mini-saia e decote generoso transformaram uma coisa séria em entretenimento, e estou convencido que foi por isso que estivemos tantos anos sem meteorologia na TV, provavelmente afastando de tais formatos televisivos pessoas com verdadeiro know-how. Mas não foi um fenónomo português, foi uma praga global, mas hoje em dia aposta-se cada vez mais nos verdadeiros meteorologistas.

weathergirlsra0.jpg
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Podiam ser interessantes, mas as meninas de mini-saia e decote generoso transformaram uma coisa séria em entretenimento, e estou convencido que foi por isso que estivemos tantos anos sem meteorologia na TV, provavelmente afastando de tais formatos televisivos pessoas com verdadeiro know-how. Mas não foi um fenónomo português, foi uma praga global, mas hoje em dia aposta-se cada vez mais nos verdadeiros meteorologistas.

[/QUOTE]

Também sou da mesma opinião!
Na divulgação da meteorologia queremos quem perceba do assunto, e a faça de forma completa o que muitas vezes só está ao alcance dos verdadeiros meteorologistas.
Mas um à parte, não acredito que os meteorologistas estejam bem com o formato que a RTP está a utilizar para divulgar as previsões. Repetição de conteúdos 3 vezes pela manhã.. dispensável seria mais útil essas três intervenções ao longo do dia mostrando a evolução do tempo.
A previsão passa também deveria ter um programa especificamente feito para tal, e não inserido noutros, os conteúdos não se medem "aos palmos" mas seria razoável ter um programa de 5 min. com o "Tempo".
Depois nos conteúdos em si, a falta das cartas sinópticas... compreendo que como foi dito o software não estava capacitado para tal... mas já passaram meses se o software é assim tão incompatível com diversos conteúdos é preferível avançar para outro.
Falta também o directo com a situação actual com câmaras e histórico de precipitação das últimas horas pegando um pouco no video espanhol... e quem sabe interação com mostra de fotos ou videos de telespectadores.
Depois, falta o horário nobre... depois do telejornal, sei que isso está pensado... mas está a seguir muito lentamente!
Penso que os alertas dados pelo IM no site, deviam figurar num mapa, na TV, nem todos têm acesso à net...
Ultimamente noto que os meteorologistas têm investido mais em especificar melhor as previsões com dados de vento, temperatura de
agua do mar, agitação marítima.. está a melhorar, falta como disse, são os gráficos à altura porque os profissionais estão lá e até se estão a sair bastante bem com o que dispõem.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O formato ideal para mim é o que é inserido no próprio serviço noticioso do prime-time, ou seja, nos telejornais das 20:00h, que é efectivamente esse que chega maioritariamente à população. A conseguirem esse espaço nobre, é preferível concentrar os esforços em apenas um bloco diário.

No dia a dia é um bloco regular e simples, no final do noticiário por exemplo, em que o pivot/jornalista e o meteorologista trocam apenas uns cumprimentos e palavras de circunstância.

Em dias de eventos especiais (ocorridos ou previstos), o formato altera-se para ser ele próprio uma notícia, às vezes até no princípio do telejornal se existir matéria de relevo, como muitas vezes sucede em alguma situação excepcional por exemplo.

Nesses formatos especiais é que há reportagem alargada ao que se passou, misturado com um diálogo mais rico entre o jornalista e o meteorologista, em que ambos falam do que se está a passar ou está previsto. Ou seja, o boletim deixa de ser um boletim, e passa a ser uma notícia/reportagem/entrevista.

E numa situação destas é obvio que quem tem que estar lá tem que ser um profissional, para responder à vontade a perguntas que lhe façam. Além de sabedor, não precisa de ser bonito nem ter boas pernas, mas deve ter uma razoável capacidade de comunicação. Num formato deste género, em situações especiais, já não haveria tantas limitações do software do dia a dia, e menores limitações de tempo, e a própria equipa de multimedia do serviço noticioso pode apresentar imagens/simulações/animações especiais, feitas para essa notícia em concreto, tal como nós aqui nos forum às vezes também fazemos animações de radar ou satélite para documentar uma situação.

O meteorologista pode e deve aproveitar esse "tempo de antena" para ensinar um pouco, dar algumas explicações educativas sobre o que se está a passar. Isso sim, seria o chamado serviço público. Às privadas não podemos exigir nada disto, mas à RTP e ao IM podemos exigir algum esforço nesse sentido pois são financiados pelos contribuintes. Mas penso que a maior dificuldades estará do lado da RTP,pois ao IM certamente lhes interessa, e muito, ter novamente visibilidade no prime-time.

Nos dias especiais, além do prime-time das 20:00h, ao longo do dia, no programa da manhã ou no jornal das 13:00, a RTP além duma previsão mais simples com recurso apenas ao pivot e a imagens animados, poderiam fazer uns pequenos directos ao IM, onde um meteorologista no seu local de trabalho e com os seus mapas pode ir dando conta dos updates da situação. Se no Verão fazem isto com os incêndios, também podem fazer com a meteorologia ao longo do ano. Outro bom exemplo são as ligações directas nalguns canais que todos os dias se fazem às redacções de jornais económicos para falar da bolsa. Não seria muito diferente e por este exemplo não parece uma coisa dificil nem cara de se fazer... Haja vontade ... Penso que qualquer situação de alerta poderia ser "mediatizada" dessa forma.
 
M

Membro excluído 274

Completamente de acordo contigo Vince! Tenho a certeza que eles (IM e RTP) também pensam o mesmo, mas a verdade é que as prometidas alterações tardam a chegar!:( :( :(

Quanto às privadas deviam também ter estes espaços, embora num formato diferente! Em Espanha todos os canais têm, mesmo os regionais! E como são muito bons têm bons patrocínios, por exemplo o El Corte Inglés e a Repsol YPF patrocinam quase todos! Podia ser uma boa política para as estações privadas lusas!
Eu acredito que há espaço para estes formatos, é necessário haver visão, que é o que falta em Portugal!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pelas palavras do nosso caro squall line acredito também que o IM estará a fazer tudo por tudo para alterar as horas das emissões dos boletins assim como os conteúdos dos mesmos...
Vamos aguardar, mas não conto com grandes alterações antes de Setembro...
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Encontrei esta preciosidade! Ainda me lembro destes boletins! Previsão para o noite, manha e tarde! Europa, carta de prognóstico e previsão a prazo! Dá um bailinho à RTP moderna dos nossos dias! Infelizmente!


http://www.youtube.com/watch?v=04SZ4gGE_y8

Sem tecnologias complicadas e com informação abundante e compreensível! SIC volta!!!

Deixo também o boletim da TeleMadrid! Um exemplo a seguir! Eu tenho este canal em Chaves por satélite no Hispasat!

http://www.youtube.com/watch?v=eOMsNZciKv8

Camaras em Directo, Mapas excelentes! E muito mais!

Pois :D Eu lembro-me. Era tão gira que possivelmente ninguem notava aberrações como por exemplo uma circulação antihoraria no anticiclone indicado no mapa do fundo, no lado inferior direito, perto das pernas :p

Se não me falha a memória, li uma entrevista dela numa revista onde dizia mais ou menos que tinha uma vida muito absorvente, pois a profissão principal dela era educadora de infância ou do ensino especial :confused: e depois de um dia muito cansativo (acredito) tinha ainda que "analisar as cartas e fazer as previsões":surprise:. Isto claro, imagino eu, após umas largas horitas na caracterização :w00t: Fiquei arrasado:shocking: pois imagino a quantidade de pessoas que leram a entrevista e ficaram com uma ideia errada sobre quem é que de facto fazia a previsão :disgust:

Um abraço
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pois :D Eu lembro-me. Era tão gira que possivelmente ninguem notava aberrações como por exemplo uma circulação antihoraria no anticiclone indicado no mapa do fundo, no lado inferior direito, perto das pernas :p

Se não me falha a memória, li uma entrevista dela numa revista onde dizia mais ou menos que tinha uma vida muito absorvente, pois a profissão principal dela era educadora de infância ou do ensino especial :confused: e depois de um dia muito cansativo (acredito) tinha ainda que "analisar as cartas e fazer as previsões":surprise:. Isto claro, imagino eu, após umas largas horitas na caracterização :w00t: Fiquei arrasado:shocking: pois imagino a quantidade de pessoas que leram a entrevista e ficaram com uma ideia errada sobre quem é que de facto fazia a previsão :disgust:

Um abraço

Bons olhos te vejam rossby!

Essa entrevista deve ser o máximo... "analisar as cartas e fazer as previsões".... :lmao: :lmao:
 
M

Membro excluído 274

Pois :D Eu lembro-me. Era tão gira que possivelmente ninguem notava aberrações como por exemplo uma circulação antihoraria no anticiclone indicado no mapa do fundo, no lado inferior direito, perto das pernas :p

Se não me falha a memória, li uma entrevista dela numa revista onde dizia mais ou menos que tinha uma vida muito absorvente, pois a profissão principal dela era educadora de infância ou do ensino especial :confused: e depois de um dia muito cansativo (acredito) tinha ainda que "analisar as cartas e fazer as previsões":surprise:. Isto claro, imagino eu, após umas largas horitas na caracterização :w00t: Fiquei arrasado:shocking: pois imagino a quantidade de pessoas que leram a entrevista e ficaram com uma ideia errada sobre quem é que de facto fazia a previsão :disgust:

Um abraço

Sim eu reparei nesse promenor do anticiclone!:lmao:
Bons olhos te vejam por aqui!
 
M

Membro excluído 274

Olá amigos, não ser se já reparam mas a SIC já reserva uns 20 segundos do final dos Jornais para a informação meteorológica, sim amigos uns 20 segundos, isso se chegar a tanto... depois da desilusão na RTP, as estações de TV nacionais continuam a desiludir-me!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Vou deixar aqui uma ideia já que isto é um forum e onde temos cerca de 450 membros porque não tentamos mandar um e-mail (cada um para que a ideia funcione) para o provedor do telespectador da RTP, com as nossas sugestões e críticas sobre o espaço meteorológico que é apresentado na RTP. O que acham da minha ideia meus amigos??
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Vou deixar aqui uma ideia já que isto é um forum e onde temos cerca de 450 membros porque não tentamos mandar um e-mail (cada um para que a ideia funcione) para o provedor do telespectador da RTP, com as nossas sugestões e críticas sobre o espaço meteorológico que é apresentado na RTP. O que acham da minha ideia meus amigos??
Acho uma boa ideia;)
Vamos a isso?