Meteorologia na TV Portuguesa

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Amigos, a irmã da minha companheira é jornalista na RTP e ontem, durante uma conversa a propósito do tempo, adiantou-me que o que corre dentro da estação de televisão pública é que os espaços de meteorologia inseridos no programa matinal "Bom Dia Portugal" e vespertino "Portugal em Directo" vão desaparecer, deixando os telespectadores sem qualquer previsão meteorológica televisiva.

Segundo o que consta em causa estará o contrato que liga a RTP ao IPMA, que ao que tudo indica não será renovado pelo canal público, pelo que Terça-feira dia 25 será muito provavelmente a última vez que teremos uma espécie de boletim meteorológico na TV durante os tempos mais próximos. Mais uma vez o apregoado são os gastos e o suposto "pouco interesse" dos espectadores. Alguém estava ao corrente disto? :huh:
 
  • Gosto
Reactions: actioman e Thomar


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho muito bem que não seja renovado....

Penso que é muito mais util eu pagar quase 5 euros por mês de audiovisual para eles darem Portugal em Festa, Portugal no Coração e novelas brasileiras de 3ª categoria. Aliás esta última é que tem especial interesse :thumbsup::thumbsup:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Amigos, a irmã da minha companheira é jornalista na RTP e ontem, durante uma conversa a propósito do tempo, adiantou-me que o que corre dentro da estação de televisão pública é que os espaços de meteorologia inseridos no programa matinal "Bom Dia Portugal" e vespertino "Portugal em Directo" vão desaparecer, deixando os telespectadores sem qualquer previsão meteorológica televisiva.

Segundo o que consta em causa estará o contrato que liga a RTP ao IPMA, que ao que tudo indica não será renovado pelo canal público, pelo que Terça-feira dia 25 será muito provavelmente a última vez que teremos uma espécie de boletim meteorológico na TV durante os tempos mais próximos. Mais uma vez o apregoado são os gastos e o suposto "pouco interesse" dos espectadores. Alguém estava ao corrente disto? :huh:

Infelizmente mais uma triste notícia a juntar a tantas outras. :(

Depois da excelente entrevista* ao meteorologista Luis H. Serrano,
onde até ele fala na necessidade de mudança gráfica dos boletins
(e eu acrescentaria até de formato, aproximando-se do que se faz nas TV's espanholas)
agora esta notícia é uma autêntica machada na informação meteorológica em portugal para as massas?!...
Que desilusão para não dizer outra coisa!... :sad: :angry:

*
Entrevista ao meteorologista Luís Henrique Serrano já disponível.

http://meteomontijo.webnode.com/entrevista-a-meteorologista/
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Acho muito bem que não seja renovado....

Penso que é muito mais util eu pagar quase 5 euros por mês de audiovisual para eles darem Portugal em Festa, Portugal no Coração e novelas brasileiras de 3ª categoria. Aliás esta última é que tem especial interesse :thumbsup::thumbsup:

Deveria era haver um canal por Cabo só de meteorologia bem como de assuntos relacionados com os temas debatidos aqui no fórum, até poderia haver debates género Trio de Ataque ou Dia Seguinte de um Lado Eu do outro o Aurélio :lmao:!
Mas a falar bem a sério um canal de meteorologia não seria nada despropositado e teria receitas alias este fórum é um bom exemplo disso mesmo, os participantes e as visualizações que tem. Eu se tivesse muito dinheiro sei o que faria e relacionado com esta área iria arrasar o mercado numa determinada área, caso para dizer só dão "nozes a quem não tem dentes".
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Deveria era haver um canal por Cabo só de meteorologia bem como de assuntos relacionados com os temas debatidos aqui no fórum, até poderia haver debates género Trio de Ataque ou Dia Seguinte de um Lado Eu do outro o Aurélio :lmao:!
Mas a falar bem a sério um canal de meteorologia não seria nada despropositado e teria receitas alias este fórum é um bom exemplo disso mesmo, os participantes e as visualizações que tem. Eu se tivesse muito dinheiro sei o que faria e relacionado com esta área iria arrasar o mercado numa determinada área, caso para dizer só dão "nozes a quem não tem dentes".

Desculpa lá mas falando a sério, existem tantos canais sem qualquer interesse na TV Cabo, já nem sei quantos canais são e nem as mais variadas áreas e porque não um canal de Meteorologia. Tenho a certeza que teria bem mais audiência do que a maior dos canais existentes .....
Eu por acaso sei exactamente o formato que o canal podia ter e diferentes áreas.
- Noticias;
- Caçadores de Tempestades;
- Meteo Report;
- Acompanhamento Especial Mau Tempo;
- Ski Report;
- Mar e Pescas;
- Etc ...
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Desculpa lá mas falando a sério, existem tantos canais sem qualquer interesse na TV Cabo, já nem sei quantos canais são e nem as mais variadas áreas e porque não um canal de Meteorologia. Tenho a certeza que teria bem mais audiência do que a maior dos canais existentes .....
Eu por acaso sei exactamente o formato que o canal podia ter e diferentes áreas.
- Noticias;
- Caçadores de Tempestades;
- Meteo Report;
- Acompanhamento Especial Mau Tempo;
- Ski Report;
- Mar e Pescas;
- Etc ...

Podes crer Aurelio imagina todos os temas que são aqui debatidos no fórum:
Seguimentos de Incêndios;
Biodiversidade;
Especies raras;
Acompanhamento meteorológico;
Records meteorológicos onde se poderiam fazer concursos, fóruns, debates;
Epah um Mundo por explorar e com conteúdos que iria ter publico e não apenas um publico restrito.

Como te disse só dão "nozes a quem não tem dentes" cá para mim amanha vou registar a ideia :lmao: :lol:
 
  • Gosto
Reactions: actioman e CptRena

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Desculpa lá mas falando a sério, existem tantos canais sem qualquer interesse na TV Cabo, já nem sei quantos canais são e nem as mais variadas áreas e porque não um canal de Meteorologia. Tenho a certeza que teria bem mais audiência do que a maior dos canais existentes .....
Eu por acaso sei exactamente o formato que o canal podia ter e diferentes áreas.
- Noticias;
- Caçadores de Tempestades;
- Meteo Report;
- Acompanhamento Especial Mau Tempo;
- Ski Report;
- Mar e Pescas;
- Etc ...




Excelente ideia
Isso é que era
eu todos os dias acompanhava.....
Quem sabe esta ideia não ganhe pernas?
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Vamos ver se tal se confirma, por mim e acho que por todos não o seria de certeza. Por muito genérico e curto que seja o boletim meteorológico emitido de manhã e ao fim da tarde na RTP1, ainda é qualquer coisa e a anos-luz da insípida animação por computador mostrada durante os espaços de informação dos diversos canais.

É sabido que a RTP tem à sua disposição há algum tempo software que permitiria transformar os boletins meteorológicos em algo em tudo semelhante aos emitidos aqui na vizinha Espanha e que nós por aqui tanto falamos quando precisamos de dados mais precisos, software esse inclusivamente mais avançado do que aquele que o IPMA possui de momento, mas que o interesse em implementá-lo tem sido pequeno senão mesmo nulo. A confirmar-se o fim, temporário ou definitivo, do boletim meteorológico na RTP1, é uma perda tanto para nós, mais informados sobre meteorologia e com acesso mais fácil a meios de previsão e acompanhamento, como principalmente para as populações que vivem em lugares remotos do interior e que o acompanham, quando conseguem, pela TDT.

Caso os rumores que circulam na estação pública correspondam à verdade, porque é que o IPMA não pode no seu site passar a dar um boletim meteorológico mais completo, mais abrangente como era antigamente, e assim ao menos não se perdia de todo esse que é um verdadeiro serviço público? É verdade, nem todos possuem acesso à internet, mas na minha opinião seria uma hipótese a ter em conta. Até porque, e de acordo com o que me contou também há uns meses o meteorologista Luís Serrano (já agora MeteoMontijo excelente entrevista :thumbsup:), pela vontade dos profissionais do IPMA haveria um espaço diário dedicado ao tempo, mais completo e explicativo, e que não resumisse o dia a "uma nuvem indicando céu pouco nublado quando à tarde existisse a forte possibilidade de caírem aguaceiros", por exemplo.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
O Meteo Alentejo está em conversações com um conceituado meteorologista com o objectivo de esse meteorologista fazer a previsão do tempo para o canal Meteo Alentejo de forma semelhante ao que é feito na RTP, quando tiver mais informações digo

Eu já estive a visualizar esse kanal e é actualizado poucas vezes e só teve até agora previsões para o distrito de beja e da última vez só estava lá uma festa :lmao: