Meteorologia na TV Portuguesa

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acho muito bem que não seja renovado....

Penso que é muito mais util eu pagar quase 5 euros por mês de audiovisual para eles darem Portugal em Festa, Portugal no Coração e novelas brasileiras de 3ª categoria. Aliás esta última é que tem especial interesse :thumbsup::thumbsup:

Tás a gozar mas até tens razão..muito pouca gente liga á meteorologia...

Eu sinceramente acho que não havendo condições para pagar os contratos com o IPMA, mais vale deixarem os boletins diários e concentrarem-se apenas nos eventos mais extremos que mereçam um acompanhamento mais rigoroso.

Assim em vez de gastarem dinheiro com previsões que são umas 70% das vezes de bom tempo, concentravam-se com deve ser nos 30% de dias em que merece a pena fazer um acompanhamento verdadeiramente rigoroso.

Quanto á questão da didática, é claro que um programa como o El Tiempo da RTVE é muito interessante...mas não sei até que ponto as pessoas teem pachorra para ver aquilo quando acordam e só querem saber se chove ou faz sol...não sei se funciona num pais como o nosso onde as pessoas são demasiado desinteressadas e stressadas..
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Aquele espaço da bonecada meteorológica até durou tempo demais, apesar de ter melhorado com o tempo estava no horário errado, devendo ser um espaço independente dos telejornais, de qualquer das formas é ridículo o seu fim, uma vez mais são as implicâncias dentro do próprio estado, dois serviços públicos em conflito quando o dinheiro vem todo do mesmo sitio. Pouca gente notará o seu fim, a mim não me fará diferença, não pelo facto de saber as previsões mas de estar no horário errado e com as pessoas erradas que não captam a atenção do público, mas a culpa não é delas a RTP poderia dar-lhes um espaço próprio muito mais simples e com pessoas mais jovens mas isso nunca acontecerá.

Mas tenho uma sugestão, se no inicio e fim de cada previsão fizerem publicidade a um 760 XXX XXX o espaço irá manter-se, porque agora o que está a dar é isso, que ocupa 65% do tempo dos programas até mesmo na RTP que é um canal publico, enfim, estamos entregues aos bichos, havia mais divulgação cientifica em 1970 em Portugal do que há hoje.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Infelizmente sempre era verdade. :mad:
Acabou de dar o último programa de meteorologia apresentado por um meteorologista, no programa bom dia RTP.
A meteorologista despediu-se dos telespectadores. :sad:
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
A meteorologista Ilda Novo despediu-se visivelmente emocionada esta manhã, estive a rever agora mesmo no site da RTP, e infelizmente os rumores tinham fundamento. Agora como é que as pessoas mais idosas e menos esclarecidas terão acesso às previsões meteorológicas? :(
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
É realmente uma tristeza este nosso Portugal, com esta "bandalheira" instalada um pouco por todos os lados, mas isto é comer e calar!
O Portuga de uma forma geral é bom para reclamar e fazer "revoluções" nas redes socias, fóruns, blogs e afins, mas no mundo tridimensional e real é o deixa andar. O resultado está à vista... E agora mais isto! :angry:

Em Espanha dá gosto seguir a meteorologia, até podiam ter previsões completamente desacertadas que a forma como são transmitidos os espaço meteorológicos é de outro mundo. Com explicações ao alcance de qualquer pessoa que nada saiba sobre meteorologia até as imagens dos telespectadores são tomadas em conta e têm o seu destaque e encaixe nas explicações!

Voltámos então ao mesmo, pivots a dizerem barbaridades para Porto, Lisboa e Faro. E pouco mais, isto tudo nuns escassos 15 segundos pois a meteorologia é uma "chatice" que pouco ou nada interessa! Aos meios de comunicação portugueses a meteorologia só tem interesse quando destrói, mata ou desgraça a vida de alguém algures.

Vão aparecendo excepções à regra, como o interesse revelado no inicio deste 2014, mas eu não me deixei iludir, pois ainda falta muito, tanto para ser uma ciência de interesse geral. Um dos motivos é certamente o clima ameno que o nosso pequeno país à beira mar plantado tem.

Ai MeteoPT és melhor que um oásis no mais profundo dos desertos meteorológicos!

MeteoPT.gif


Abraço!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Quanto á questão da didática, é claro que um programa como o El Tiempo da RTVE é muito interessante...mas não sei até que ponto as pessoas teem pachorra para ver aquilo quando acordam e só querem saber se chove ou faz sol...não sei se funciona num pais como o nosso onde as pessoas são demasiado desinteressadas e stressadas..

Se não existir, ninguém poderá conhecer e interessar-se. Irónico pra quem aprovou o TV Rural como o regresso à agricultura mas depois têm necessidade de nomear um coordenador para o banco de terras.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Infelizmente sempre era verdade. :mad:
Acabou de dar o último programa de meteorologia apresentado por um meteorologista, no programa bom dia RTP.
A meteorologista despediu-se dos telespectadores. :sad:

Eu não sei, se será o último, mas foi o último apresentado pela meteorologista Ilda Novo no programa Bom Dia Portugal, o mais provável é ser transmitido o último boletim meteorológico amanhã no programa Portugal em Directo.

Os órgãos de comunicação social interessam-se por coisas que causem estragos, tragédias, é claro que ninguém gosta de ver o lado mau da meteorologia, mas é isso que dá audiências às televisões. Mas alguns esquecem-se se a meteorologia fosse uma coisa monótona nem este fórum existia, nem eu tinha blog e nem havia tantas estações meteorológicas amadoras por esse país fora. Comparem este fórum quando o tempo é monótono e quando existem tempestades que causem estragos, tornados que partem tudo, em termos de visitas é um verdadeiro boom e é essa força da natureza que todos nós adoramos e enlouquecemos. Para mim, é isto a meteorologia, posso ser doido mas adoro umas valentes chuvadas quando caem 40/50 mm numa hora. :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Voltámos então ao mesmo, pivots a dizerem barbaridades para Porto, Lisboa e Faro. E pouco mais, isto tudo nuns escassos 15 segundos pois a meteorologia é uma "chatice" que pouco ou nada interessa! Aos meios de comunicação portugueses a meteorologia só tem interesse quando destrói, mata ou desgraça a vida de alguém algures.

Nunca entendi ou entendo porque raio não se vai pedir explicações ás entidades oficias nas situações de mau tempo mas sim os jornalistas é que tentam encontrar explicações, mesmo dentro da própria RTP porque raio não eram os meteorologistas a explicar os alertas e mesmo os estragos, por vezes havia duas noticias do mesmo, eles davam uma explicação e os jornalistas inventavam outra.

Eu como contribuinte que pago a RTP em várias situações e pago para que o IPMA exista gostava que se transmitisse a meteorologia na TV em vez de ter que ter um serviço pago (internet) para que possa aceder a tais informações de forma mais completa e concisa.

De qualquer das formas, isto não é falta de vontade mas sim falta de um clima mais agressivo qb e de uma mentalidade mais proactiva cientificamente, qualquer pessoa que consulte a programação da RTP da década de 60/70 entende o que eu estou a dizer.
 
  • Gosto
Reactions: james

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Estamos muito atrás mesmo, daquilo que se faz lá por fora!

Olhem este belo exemplo... muito à frente, com previsão em 3D no chão!:D Ainda tenho que tentar ver um video destas previsões...

1962777_10152028238903443_700844701_n.jpg
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Estamos muito atrás mesmo, daquilo que se faz lá por fora!

Olhem este belo exemplo... muito à frente, com previsão em 3D no chão!:D Ainda tenho que tentar ver um video destas previsões...

1962777_10152028238903443_700844701_n.jpg

Mas isso é em países que querem que as pessoas sejam cultas , por cá querem que as pessoas sejam burras .
 
M

Membro excluído 274

Lamentável! Mas a verdade é que "aquilo" sempre foi um serviço fraco para não dizer mediocre! O IPMA também tem culpa, pois não souberam marcar posição forte em todo o processo de regresso da meteo à TV, não souberam diferenciar-se... desculpem lá... aquilo até eu fazia... quando assim é... torna-se descartável... de facto uma coisa parecida também um jornalista faz... se fosse um bom espaço, rico didático, interativo... onde o meteorologista pudesse de facto ser meteorologista e não apenas o "debitador cronometrado" que eram na RTP, não terminariam com o espaço... alguem está a ver a RTVE retirar o Albert B. ou a Monica L. para lá por um jornalista? O nível é outro.. jamais um jornalista substituiria um meteorologista porque simplesmente existe noção da importancia deste tema.
Enfim... RTP e IPMA muito mal na fotografia. Da minha parte não deixam saudades porque simplesmente este regresso foi uma desilusão.
 
  • Gosto
Reactions: actioman

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Passámos a horário de verão, já não pode estar a chover, que catástrofe!! Assim estão os nossos média. Já queriam temperaturas acima dos 30ºC se calhar...só porque o horário, repito, HORÁRIO é de verão.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Passámos a horário de verão, já não pode estar a chover, que catástrofe!! Assim estão os nossos média. Já queriam temperaturas acima dos 30ºC se calhar...só porque o horário, repito, HORÁRIO é de verão.

E ainda acrescento mais , quando começou a primavera , os media começaram logo a dizer que estava a chegar o sol e o calor . . .

Falta realmente ao nosso povo uma educação na meteorologia , qualquer pessoa que perceba mínimamente de meteorologia sabe que na primavera , em especial em abril , ainda chove bem .