Meteorologia na TV Portuguesa

Tópico em 'Media' iniciado por Mago 15 Jan 2007 às 18:49.

1. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    Re: Boletins meteorológicos na TV Portuguesa

Boas pessoal, eu vi o novo boletim meteorólogico logo de manhã, ás 8:15, e foi uma desilusão total. Nada de novo a não ser uma imagem de satélite...nada que não se consiga fácilmente na net! Nada de análises e explicações sobre os modelos...muito mau...apenas falaram das temperaturas. O normal mas com outro grafismo.

2. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
  3. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia

Sim, lembro-me nada de excepcional (não tirando valor nem ao Antímio, nem ao Costa Alves), mas tinha uma explicação atmosférica.:(
    Acho que é necessário introduzir novas tecnologias na apresentação com uma linguagem cuidada mas também que seja compreendida por todos e só utilizando os termos apropriados, para que entre na cabeça das pessoas, tal como foram colocadas nas nosssas nos anos 70 e 80:hehe:
    Não vi nenhum e sinceramente nem vou perder tempo a programar para ver, se acontecer acidentalmente, aconteceu, bem vamos aguardar mas para já tendo em conta as vossas opiniões basta para dizer:dry: :dry: :assobio:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. guardachuva

guardachuva
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    5 Mar 2007

:rain:

5. mocha

mocha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    Barreiro

esse não era o TV Rural?:unsure: :unsure:

6. kimcarvalho

kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Nov 2005
    Local:
    Elvas
    Pode-se então subentender que o meu amigo está lá dentro... será? :rolleyes:
    Já vi que a Displax pertence à empresa Bragantina EDIGMA.COM SA.
    E que tem um vasto conjunto de clientes, desde a CNN, passando pelo canal espanhol de TV privado, Cuatro, e pela nossa querida :D TVI, sem esquecer a Vodafone e a Optimus, etc, etc!
    Já agora guardachuva, quem é que tem o maior ecrã táctil? Será o Canal de TV Cuatro da vizinha Espanha?

Tens então de nos contar mais pormenores ;). Tipo se porventura pensarão melhorar a apresentação ou nem por isso? Irão utilizar cartas sinópticas?

Resta então saber se estás no IM, na RTP ou na empresa Edigma :rolleyes:.

7. kimcarvalho

kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Nov 2005
    Local:
    Elvas

Contínua a existir, é diário, chama-se "Boletim Agrário" e vai para o ar às 06h25 de segunda a sexta na RTP 1.

Agora uma pergunta de algibeira à moderação e administração aqui da casa, porque existem 2 tópicos sobre o mesmo assunto? Porquê não juntar os dois num mesmo tópico? Era mais claro, porque eu ando a responder, num depois venho aqui ao outro...:hehe:
    E mais, isto aqui no seguimento não faz sentido nenhum :disgust:

Aqui fica o link do outro tópico: http://www.meteopt.com/showthread.php?p=31374#post31374

8. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa

Eu acho que nem os agricultores se levantam tão cedo...6h25 ??? :huh:

Realmente mais vale juntar os 2 topics...que isto anda a ficar uma grande trapalhada.

Admin, tens que começar a ter mão nisto, se não o fórum começa a ficar confuso demais, com a informação dispersa...

9. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia

Os seus desejos são ordens grande Sultão?;)

Mas não vale a pena ter só gráficos a apresentação deve ser técnica e preventiva e não só o que fica bonito, na CNN e na Cuatro são apresentadores apaixonados pela meteorologia e não meros apresentadores, isto para não falar na Sky;)

10. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    Vi o programa pelo ficheiro que o Fil colocou, bem a minha opinião é que não vejo quase diferença nenhuma entre este programa que é apresentado por uma pessoa e um em que não está lá ninguem, pois limita-se apenas a acrescentar a um vulgo spot de previsão meterologica as imagens de satélite que até para um leigo nem precisavam ser comentadas ou seja, parece os normais mini-previsoes que habitualmente dao nas tvs privadas ou até conjuntamente com as noticias a diferença é ter um ser humano a apresentar os slides .

A apresentadora estava um pouco nervosa que até disse Faro duas vezes, mas isso até nem é importante e é fácil de ultrapassar.

Acho que o programa deveria apresentar cartas numéricas, imagens de satélite, e comentários mais extensos.

11. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa

realmente..para isto nao sao precisos meteorologistas la no programa.. mais vale porem modelos jeitosas:rolleyes:

12. Angelstorm

Angelstorm
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    11 Out 2005
    Local:
    Entroncamento
    Bem...até agora não vem acrescentar nada de novo, na minha opinião, estes boletins.
    Pode ser que evolua para qualquer coisa melhor, mas continua a ser informação destinada ao publico em geral, e não para pessoal que gosta mais destas andanças.
    Já agora preferia os boletins meteorologicos que havia na SIC Radical, que davam lá pela 1/2 noite. Alguém se lembra?;)

13. guardachuva

guardachuva
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    5 Mar 2007
    Sim, o maior é o da Cuatro.

Quanto à apresentação da meteorologia, é o seguinte:
    neste momento a maneira como está a ser utilizada a tecnologia ainda não é definitiva. Ou seja, em termos de informação meteorológica divulgada ao longo dos próximos dias ainda vão existir alguns ajustes. Não só o tipo de informação, mas também a forma técnica como esta é divulgada.
    O software utilizado é extremamente poderoso e flexível, foi adaptado à forma como o IM transmitia a informação em termos brutos. Por exemplo, o design dos ícones pode ainda vir a ser melhorado, podem vir a ser acrescentados mapas, etc.
    Não façam já o vosso julgamento em relação ao novo formato de apresentação porque ainda não é o definitivo.
    Aquele DISPLAX é qualquer coisa de fabuloso! Só para terem uma noção, 100 polegadas, que é o que ele mede, são 2,54 metros. Basta verem na fotografia que é consideravelmente mais alto do que a pessoa que está a interagir com ele (ele está ligeiramente elevado em relação ao solo).
    Se tiverem mais dúvidas coloquem-nas que eu vou tentar descobrir as respostas.
    Entretanto vou tentar colocar mais fotos, e também do DISPLAX da Cuatro.
    Ja agora, alguem tem alguma captura de video desse programa de meteorologia?

14. guardachuva

guardachuva
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    5 Mar 2007
  15. rossby

rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Mar 2007
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    Viva meteomaniacos !

Sou novo neste forum e parece que cheguei um pouco atrasado para esta discussão:unsure: , no entanto devo dizer que fiquei positivamente impressionado com a quantidade de fans de meteorologia em Portugal;) , francamente não fazia ideia:surprise: .

Bom, mas já agora, será que V. Exas sabiam que na RTP-Açores o Boletim Meteorológico nunca deixou de ser apresentado por meteorologistas :shocking: ? Pois é não vale a pena ir a Espanha para ver Boletins à moda antiga ...:lol: É o 2º programa mais visto na RTP-Açores (a seguir ao Telejornal regional, qua passa imediatamente antes) Os Boletins são emitidos cerca das 20:30 (hora dos Açores) e as 23:30, mas também há uma intervenção matutina em directo no programa "Bom Dia Açores" pelas 07:30 e 08:00 e em diferido durante a tarde.

Se alguém tiver curiosidade, existe uma emissão online neste site:

http://www.acores.net/rtp/#

mas é preciso o realplayer.:angry:

Ah, é verdade, e continua a ser apresentada a carta de prognóstico.:thumbsup:

Cumprimentos bonançosos :cool:

Partilhar esta Página