Meteorologia na TV Portuguesa



fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Vou deixar aqui uma ideia já que isto é um forum e onde temos cerca de 450 membros porque não tentamos mandar um e-mail (cada um para que a ideia funcione) para o provedor do telespectador da RTP, com as nossas sugestões e críticas sobre o espaço meteorológico que é apresentado na RTP. O que acham da minha ideia meus amigos??


Apoio totalmente a ideia.

Sugeria tambem um movimento em prol dos 30 min de intervalo entre imagens do Satelite. OK?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Evolução! Imagens de radar no boletim meteo da RTP!!! ;););)

É verdade. Finalmente. Quanto a mim é bastante importante para que toda a população conheça estes produtos e se habitue a usá-los :thumbsup:


radar-4.jpg




Extremo norte do País é excluído!:mad:

Quanto ao radar no norte, foi-nos dito pelo IM de que será uma realidade e que o local já está escolhido, em Arouca se não estou em erro. A nivel de projecto está tudo pronto, mas quanto a datas não sei. O IM também quer um na Madeira, mas está dependente de aprovação de verbas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Hoje só saí de casa depois de ver a previsão meteorológica na rtp. Já ha algum tempo que me tem despertado a atenção, a capacidade de comunicação do meteorologista José Costa Teso (Penso ser esse o nome). Hoje fiquei mais uma vez surpreendido. Não se inibiu de explicar a imagem de satélite de forma acessível mas técnica, explicou a posição do anticiclone e nas previsões europeias destacou o seu efeito. E na previsão para os próximos dias (um desafio habitual lançado pelo apresentador do Bom Dia Portugal) falou em modelos e a forma como apresentam probabilidades não temendo em avançar até com percentagens!

Confesso que este meteorologista causa uma certa empatia em mim como telespectador e acho que é bom para o IM: Comunicatividade com explicação meteorológica. Pessoalmente estou a gostar.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento - Fevereiro 2008

Hoje só saí de casa depois de ver a previsão meteorológica na rtp. Já ha algum tempo que me tem despertado a atenção, a capacidade de comunicação do meteorologista José Costa Teso (Penso ser esse o nome). Hoje fiquei mais uma vez surpreendido. Não se inibiu de explicar a imagem de satélite de forma acessível mas técnica, explicou a posição do anticiclone e nas previsões europeias destacou o seu efeito. E na previsão para os próximos dias (um desafio habitual lançado pelo apresentador do Bom Dia Portugal) falou em modelos e a forma como apresentam probabilidades não temendo em avançar até com percentagens!

Confesso que este meteorologista causa uma certa empatia em mim como telespectador e acho que é bom para o IM: Comunicatividade com explicação meteorológica. Pessoalmente estou a gostar.

Sim concordo perfeitamente contigo para mim é o meteorologista preferido :lol: ao menos dá a entender o que a meteo e do que trata os outros apenas dizem o evidente :mad::mad: isto é a leitura dos quadros.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seguimento - Fevereiro 2008

Sim concordo perfeitamente contigo para mim é o meteorologista preferido :lol: ao menos dá a entender o que a meteo e do que trata os outros apenas dizem o evidente :mad::mad: isto é a leitura dos quadros.

Sim e então nem vamos ao extremo da sic... onde dois jornalistas fazem bonitas leituras de figuras animadas...

"bom parece que em Braga teremos sol, ali em Beja existem nuvens... Nos Açores parece, chuva..., não é?"

Na rtp já muitas vezes se falou nesse cuidado e então este meteorologista nota-se que tem gosto em explicar com detalhe as previsões e com imagem de marca, a dizer temperaturas referindo para cada cidade: "terra Natal do famoso/a" :lol:

Imensamente melhor que o jornalista Mário Crespo na Sic Notícias que enquanto corre a previsão do tempo distrai os espectadores (aqueles que resistem) com longas moratórias sobre efemérides, ou outras "menos efemérides" que descobriu numa qualquer pesquisa na Internet... :disgust:

Chega não quero ser corrosivo :lol: Até porque gosto da Sic como canal... agora para meteo... hum :disgust::disgust::disgust:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Alguém ontem reparou no boletim meteorológico da RTP?

- Fora de qualquer programa, transmitido em bloco separado.

- No intervalo do jogo de futebol em horário nobre (20h35m)


Pena que isto me pareça um caso isolado motivado pela não exibição do programa "Portugal em directo"

Quanto ao brilhantismo de José Costa Teso nada a acrescentar ao que já disse! É um apresentador de meteorologia absolutamente espectacular e ontem voltou a mostra-lo :thumbsup:
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Alguém ontem reparou no boletim meteorológico da RTP?

- Fora de qualquer programa, transmitido em bloco separado.

- No intervalo do jogo de futebol em horário nobre (20h35m)


Pena que isto me pareça um caso isolado motivado pela não exibição do programa "Portugal em directo"

Quanto ao brilhantismo de José Costa Teso nada a acrescentar ao que já disse! É um apresentador de meteorologia absolutamente espectacular e ontem voltou a mostra-lo :thumbsup:

Eu também achei estranho o boletim metereologico aquela hora, mas muito bem José Costa Teso ontem, está de parabéns.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Vou deixar aqui uma ideia já que isto é um forum e onde temos cerca de 450 membros porque não tentamos mandar um e-mail (cada um para que a ideia funcione) para o provedor do telespectador da RTP, com as nossas sugestões e críticas sobre o espaço meteorológico que é apresentado na RTP. O que acham da minha ideia meus amigos??

Isto foi avante?
 

Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Previsão do tempo na TV

Fico sempre desiludida com a previsão do tempo dos canais que apanho cá no continente.

Não sei se alguém do fórum já viu a previsão do tempo na RTP Açores, mas é muito mais completa e interessante. Apresentam os dados do dia que passou (temperaturas máximas, mínimas e precipitação), depois uma carta de superfície com as frentes e explicam a deslocação prevista dos sistemas, e só depois então os "bonequinhos" com a previsão para os próximos dias, INCLUINDO a direcção e intensidade do vento, bem como das ondas.

Penso que é uma das razões de me ter interessado desde pequena por meteorologia. Sei que o "tempo de antena" é caro, mas pelo menos nas RTP e nos canais de notícias podiam fazer uma coisa do género para o continente..

PS - estive à procura em tudo o que é site de vídeo e sites da RTP mas não consegui arranjar, para poder mostrar de que falo :(
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Re: Previsão do tempo na TV

Também pensava que a previsão meteorológica nos canais da TV no continente fosse dita da mesma forma como é apresentada nos Açores.

Mas já agora, como é que sabes que o boletim meteorológico apresentado na RTP-Açores é muito completo? A RTP-Açores ( que eu saiba) não é apanhada no continente mas só no arquipélago açoriano...:huh: