METEOROLOGIA: O vosso perfil

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Iceberg 31 Jul 2006 às 23:57.

  1. dpaes

    dpaes
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    30 Out 2007
    Mensagens:
    109
    Local:
    Évora
     
  2. olheiro

    olheiro
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    18 Nov 2007
    Mensagens:
    138
    Local:
    Santo Estêvão - Santarém
    1 - embora se tenham dado grandes passos no conhecimento da origem e desenvolvimento dos fenómenos meteorológicos ainda existe espaço para que a fantasia de cada um se manifeste na descoberta da linguagem com que a natureza se expressa. E cada revelação, por mais dura que seja, não deixa de ser fascinante.

    2 - todas as expressões meteorológicas extremas

    3 - Sem dúvida, pela sua expressão trágica, as cheias de Novembro de 1967 que ocorreram na região da grande Lisboa (Loures, Odivelas, Sacavém, Queluz, Cacém, Vila Franca de Xira, Patameiras, Caneças e outras localidades)e que tiveram uma expressão violenta nas 567 mortes verificadas (números oficiais do regime de então) e que a imprensa estrangeira (francesa e inglesa) desmentiu apontando para cerca de 1200 mortos. (havia que contar com os desaparecidos)...No entanto guardo felizes recordações do grandes nevões de Fevereiro de 1982 (antes e durante o Carnaval) que pintaram o país de branco e de inúmeras quedas de neve ocorridas noutros locais do país e no estrangeiro em estágios diferentes da minha vida. Já agora...tenho 60 anos...desculpem a idade....
     
  3. adiabático

    adiabático
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    19 Nov 2007
    Mensagens:
    315
    Local:
    Lumiar

    1 - O sistema dinâmico que é: é infinitamente complexo e, no entanto, completamente racional, embora nos escape enormemente pela sua complexidade. Gosto da meteorologia como gosto das outras ciências da terra, porque todas estão relacionadas: meteorologia com geomorfologia, fitogeografia com metorologia, astronomia com meteorologia, etc... Acontece que a atmosfera é o que é, uma camada de ligação entre o espaço e a terra e tudo, mas mesmo tudo tem nela alguma repercussão! Não me interessa especialmente o bater das asas de uma borboleta poder causar tornados, não é a esse nível que digo que tudo pode influenciar tudo. Mas, quando assistimos a um fenómeno de chuvas torrenciais, sabemos que há ravinas que estão a crescer nas cabeceiras das redes hidrográficas e que haverá sedimentos a fazer crescer as aluviões nas rias e estuários; podemos assistir, em directo, a um pedacinho mínimo dos fenómenos que continuamente alteram a face da terra. Certos fenómenos podem ter impactos catastróficos, entendidos como tragédia apenas porque os seres humanos teimam na mania de que o seu habitat tem que ser estático e não contam com factores dinâmicos... Pelo contrário, a terra é dinâmica e não existe nada que me dê maior conforto e sensação de "eternidade" do que assisitir a esse dinamismo; nada que me angustie mais ou me dê maior noção de transitoriedade do que ver os esforços inglórios e estúpidos que os seres humanos fazem para tentar contrariá-lo (como projectar betão sobre as arribas). Por fim, tal é a complexidade do sistema que nenhum modelo até agora tornou ilegítimo qualquer outro processo de previsão, mesmo que baseado em observações mais ou menos limitadas no espaço e no tempo e numa associação algo intuitiva das mesmas a observações anteriores registadas na memória... A intuição é um factor chave na capacidade que o ser humano tem de resolver sistemas complexos, até agora ausente dos processos de computação - ainda que devamos abdicar, total e honestamente, do conceito de certeza que nos obceca há séculos. A meteorologia, para mim, é campo de expressão de tudo isto.

    2 - Em concordância com o que atrás escrevi, prefiro os fenómenos extremos, quanto mais extremos melhor, tanto porque significam "maiores porções infinitesimais" da evolução do sistema, como porque carregam maior quantidade de informação (nenhum fenómeno acontece por acaso mas se, quase sempre, a maior parte dos factores determinantes nos escapam, os fenómenos extremos implicam, contudo, uma maior convergência de factores e tornam-se, por isso, mais "justificáveis", embora nunca "explicáveis" num sentido que as ciências exactas possam dar ao termo). Mas, sobretudo, vagas de frio ou de humidade, porque o calor seco representa, sempre dentro deste contexto, condições de muito mais lenta alteração (claro que há os fenómenos eólicos, bla bla bla, mas olhem para o deserto do Saara visto de cima e digam lá se as marcas mais evidentes na paisagem não são as ravinas e os cones de dejecção)... Gosto de furacões e tornados :w00t: :D

    3 - A neve em Janeiro de 2006, claro! Quando ouvi na rádio dizer que estava a nevar em Alverca, não podia arriscar a que me passasse ao lado e fui atrás dela! Peguei no carro e meti pela CREL acima, atento ao termómetro... Ia baixando grau a grau, estavam 4º em Oeiras, em Queluz ia em 1º... Tive a sensação de ver os primeiros flocos bater no para-brisas e saltar mesmo antes de entrar no túnel de Carenque e, ao saír do outro lado, estava a nevar! Subi ao cabeço de Montachique, havia uns 10cm de neve, andei por aquelas estradas todas até Mafra, Sobral de Monte Agraço, Arruda, sempre que descia parava de nevar, se subia, voltava a nevar, ver aqueles vinhedos todos cobertos de branco foi sensacional. Só tenho pena de não ter chegado à Serra de Montejunto, ouvi dizer que as estradas ficaram intransitáveis e que os bombeiros tiveram que resgatar pessoas :D É muito mais interessante ver neve como um fenómeno inusitado para um lugar do que ir ver neve à Suiça ou a qualquer lugar onde seja habitual vê-la. Outro fenómeno que me entusiamou foi o furacão Vince em 2005 (grande época!!), embora tenha passado um nadinha demasiado ao Sul, não deixou de ser o único furacão atlântico registado que atingiu a Península ainda com características de tempestade tropical...
     
  4. Gilmet

    Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    12 Dez 2007
    Mensagens:
    8,949
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)
    1 - O que vos fascina na Meteorologia?
    2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
    3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?



    1-O que mais me fascina é o facto de nunca ser ao certo possível prever o que irá acontecer. A meteorologia é algo imprevisível. É certo que tambem dá cabo dos corações, mas vale a pena!:thumbsup:

    2-Massas de frio polar...
    Depressões que dêem origem a fenómenos pouco habituais, etc...

    3-Sem dúvida os fenómenos da queda de neve em zonas litorais (onde a neve é pouco habitual) que se deram no dia 29-01-2006 e 28-01-2007, a grande queda de granizo (23 horas de dia 19-02-2006), que só se deu nesta zona e que nem sequer foi noticiada, mas foi impressionante! As rua ficou com uma camada de gelo de mais de 2cm e junto ás paredes o gelo acumulava-se até quase 20cm (a temperatura desceu ate aos 4ºC). Tirei fotografias e ainda ei de as procurar:intrigante:.

    E pronto, é isto.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Olá, seria muito bom encontrares essas fotografias. Se assim for abre um tópico com elas pois não há qualquer referência no forum a esse evento Há um tópico de uma granizada extrema perto de Sintra, mas não foi dessa, foi a de Abril deste ano: Granizo extremo em Sintra (11 Abril 2007)

    Estive a ver as imagens de satélite de arquivo, será que não foi na noite de 18 para 19 de Fevereiro, ou seja, um dia antes do que disseste ?
     
  6. mvbueno

    mvbueno
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    2 Nov 2007
    Mensagens:
    44
    Local:
    Maringá - PR - Brasil
    1 - O que vos fascina na Meteorologia?
    Na verdade, não conheci a Meteorologia diretamente. O que quero dizer, é que a vi como uma aplicação da Física. Porém, inicialmente foi difícil ver que a atmosfera não é algo absoluto. O que estou tentando dizer, é que não é algo pronto, e que sempre é objeto de estudos, e isso é uma das coisas que mais me fascina.

    2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
    Muita chuva :rain:
    Até porque nunca vi neve :(

    3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
    Catarina. Não cheguei a passar pelo ciclone, mas é foi algo inacreditável aqui no Brasil, até porque ficou passando muito tempo na TV.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Gilmet

    Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    12 Dez 2007
    Mensagens:
    8,949
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)
    Segundo os meus registos isso aconteceu no dia 19 embora que no dia 18 tambem tenha havido uma tempestade à noite. É estranho não haver registos. Eu proprio ja andei a procurar, até mesmo no seguimento desse mês. Deve ser um daqueles aguaceiros locais.
    Deixo aqui os dados da temperatura dessa noite (ainda tinha o termometro antigo em que a precisao de medição é de 0,5ºC):

    (...)22:30-8,0ºC
    23:00-8,0ºC
    23:05-7,0ºC
    23:10-5,5ºC
    23:11-5,0ºC
    23:12-4,5ºC (...)
    Resumindo, a temperatura desceu 3,5ºC em 12 minutos:surprise:

    As fotografias devem estar no computador da minha avó.(espero que elas ainda existam)
    Irei coloca-las no site o mais depressa possivel
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Gilmet

    Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    12 Dez 2007
    Mensagens:
    8,949
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)
    Ja agora, alguem me poderia dizer como é que se colocam imagens?
    Obrigado.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,272
    Local:
    Bragança (675m)
    Utiliza a galeria

    [​IMG]




    E depois publicar fotos

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Gilmet

    Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    12 Dez 2007
    Mensagens:
    8,949
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)


    OBRIGADO!:D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. CeterisParibus

    CeterisParibus
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    18 Dez 2007
    Mensagens:
    22
    Local:
    Figueira da Foz
    Boas a todos:

    1 - O que vos fascina na Meteorologia?

    Os fenómenos extremos, o poder dos elementos e a imprevisibilidade.

    2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?

    Fenómenos extremos, especialmente os que se desenrolam na orla costeira.

    3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

    Tenho um fascínio pelos grandes temporais de Inverno, e recordo em especial um que praticamente destruiu o molhe norte do porto da Figueira da Foz, deslocando blocos de betão de muitas toneladas. Já presenciei dois tornados no mar, e assisti em Outubro de 2004 ( penso eu), a uma saraivada de granizo que não deixou intacto um único estore, e matou milhares de pássaros na cidade. A neve do ano passado e também a de 84 ( penso que foi nesse ano), pelo inusitado, especialmente junto ao mar e tão a Sul, são fenómenos que deixam marcas na memória.

    Abraços
     
  12. Naevo

    Naevo
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    89
    Local:
    Bragança
    agora eu..
    1- de facto, se há algo que explica a complexidade e o fascinante dos fenómenos meteorologicos, é sem dúvida a "teoria do caos" de Edward Lorenz e o efeito borboleta.

    2 - Gosto da neve, mas uma daquelas trovoadas de verão, à noite é espectacular!!!

    3- Uma trovoada é sem dúvida espectacular, mas também foi o único fenómeno meteorológico que me fez sentir...assim...assustado!!!... a queda de um raio seguido de um trovão que fez estremecer as paredes da casa!!

    João Vaz
    Bragança
     
  13. b0mbeir0

    b0mbeir0
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    10 Dez 2007
    Mensagens:
    14
    Local:
    Palmela
    1 - O que vos fascina na Metereologia?

    Bem, fascina-me a capacidade com que influencia o nosso dia, os momentos que nos proporciona, a impotência do Homem face a eventos adversos inesperados.

    2 - Qual a vossa situação Metereológica preferida?

    Adoro as tempestades, com chuvas fortíssimas incessantes, trovoadas e ventos fortes. Gosto também daqeles dias em que se começa a sentir o frio, em que me dá a sensação de maior claridade de dia. Dias em que dá vontade de sair de casa e passear por aí, apreciar a condição metereológica junta com a Natureza.

    3 - Qual o episódio que viveram que mais vos marcou?

    Sem dúvida a inesperada queda de neve de 2005. Nunca mas nunca esperei ver neve aqui na minha zona (Palmela). Também me marcou uma noite, quando tinha cerca de 7 anos, em que estava no quartel dos Bombeiros com o meu pai e fomos assistindo à progressão lenta da trovoada. Começou-se a avistar ao longe, foi-se aproximando, passou por cima e foi-se embora. Nunca mais me esqueci e posso considerar que foi aí que "o bixinho da Metereologia mordeu" :lol:
     
  14. RMSSF

    RMSSF
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    27 Dez 2007
    Mensagens:
    10
    Local:
    Fafe, PT
    1- O poder e grandeza dos fenómenos; a contemplação visual de uma frente vista de um avião; a antecipação da chegada de um fenómeno causador de uma mudança drástica no tempo.

    2- (por ordem descendente) Trovoadas fortes e muito próximas, trovoadas, Nevões e nevascas, tempestades de granizo, tempestades de vento e chuva fortes.

    3- Nada de especial excepto... Uma madrugada de verão em 2006 de forte trovoada numa extensa planície na Ucrânia conduzindo um calhambeque russo velho a cair aos pedaços a caminho do aeroporto mais próximo e com relâmpagos a cair a poucos metros do carro, usando óculos de sol para não ficar encandeado pelos raios. :shocking:
    Vim a saber no dia seguinte que essa mesma tempestade tinha feito cair um avião de passageiros na Ucrânia... não, felizmente não foi nesse que eu viajei... e só soube porque os meus pais em Portugal viram a notícia do acidente e me telefonaram preocupados se eu estaria bem...


    Rui
     
  15. luzinhas

    luzinhas
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    27 Dez 2007
    Mensagens:
    1
    Local:
    Coimbra
    boas tardes!
    sendo eu novo aqui e acabado de comprar a minha primeira estação, do Lidl, venho responde ás questões colocadas.


    1 - O que vos fascina na Metereologia?
    muita coisa, principalmente o modo como nos afecta e o facto de ainda ser muito imprevisível, ou não fosse ela também uma grande força da mãe natureza!

    2 - Qual a vossa situação Metereológica preferida?
    chuva, frio, tempestades e gelo! adoro a natureza a mostrar todo o seu esplendor e vigor! é lindo!

    3 - Qual o episódio que viveram que mais vos marcou?
    neve na figueira da foz à bem pouco tempo e quando era mais novo neve em Coimbra.
     

Partilhar esta Página