Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - Licenciatura

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois eu estou a frequentar presentemente o 4º ano de MOG, e confirmo o que já foi dito antes por alguns membros: o curso é muito exigente em termos de física e, consequentemente, matemática. Já a química e sobretudo a biologia, têm um papel pouco importante. Outras capacidades muito úteis são ao nível da informática, principalmente o ramo da programação.

Para quem não tem bases em matemática e física, é quase impossível completar o curso em condições. As bases de programação podem ser adquiridas já na faculdade. Aconselharia um período de explicações em que pudesses ter as bases de física e matemática do secundário, antes de entrar no curso.

De resto, posso dizer que o curso, apesar de ás vezes conseguir levar uma pessoa ao desespero, é muito interessante. E com calma, damos por nós a achar mais fácil o que inicialmente parecia o fim do mundo. É uma área que tem muito que estudar, e não é em 7 ou 8 anos que se fica um expert em meteorologia, quanto mais nos 3 de licenciatura. Até os próprios professores ainda "estudam" e aprendem.

Resumidamente, caso queiras mesmo entrar em MOG e venhas com motivação, encontra uma maneira de arranjar umas bases antes de entrar e depois... força nisso!

ps: as provas de ingresso são Matemática A ou Matemática A+ Fisica e quimica A, e a média tem oscilado entre 12/13.

Estas onde?
Na FCUL?
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Fixe... mas ainda lá estudas presentemente? Pelos conhecimentos de meteorologia que demonstras aqui nas tuas (excelentes) análises, suponho que já por lá passaste, não estou a ver ninguém com o teu nível de conhecimentos...

Bom...eu tou no 1º ano de MOG :D
Obrigado pelos elogios...:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sinceramente, estou :surprise:! Sempre te imaginei como alguém já formado, com conhecimentos bem consolidados. A primeira cadeira de meteorologia no 3º ano então vai ser como aprender o abecedário para ti! Como o conseguiste?

Tambem não sei...lol..dedicação...um pouco de "amor" á coisa...plos vistos resultou bem:lmao:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Tambem não sei...lol..dedicação...um pouco de "amor" á coisa...plos vistos resultou bem:lmao:

Isso é que é "amor", porque os conhecimentos que demonstras ter nas tuas análises, são bem difíceis de adquirir. Creio que apenas se fala mais desses detalhes na cadeira de mestrado "Meteorologia Sinóptica e Previsão do Tempo", pois na cadeira de Meteorologia da licenciatura apenas aprendes o básico, isto é, saber o que é uma frente, porque há vento, convecção, mexer nuns tefigramas, nevoeiro... e acredita que já há muita gente com dificuldades. Tu sem nenhuma formação... fazes análises daquelas...:shocking:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Tambem não sei...lol..dedicação...um pouco de "amor" á coisa...plos vistos resultou bem:lmao:

Um pouco de amor à coisa é pouco... Dou-te tambem os meus elogios!!! porque eu gosto e percebo disto e não sou capaz de fazer nem metede da analise que fazes aos modelos e as cartas...
Acabas-te de me surpreender tambem, tive a ver o teu perfil e 17 anos... Parabens!!! pensei tambem que fosses mais velho e bem formado!!!

Abraço Stormy
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom..eu estou a ser sincero...se tenho estes conhecimentos é mesmo porque sempre investi nisto..sempre gostei de meteo...:)
No fundo é até chato...tou em MOG e é frustrante passar por cadeiras de calculo, prog, algebra...basicamente dá um stress maluco teres que passar por estas cadeiras quando só queres é ir trabalhar ou fazer qqer coisa relacionada mesmo com meteo..;)
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Observadores meteorológicos parece-me a mim que é uma coisa meio em extinção, não me parece uma carreira de futuro para um jovem como tu Lightning, suponho que as vagas e concursos que vão aparecendo sejam apenas para colmatar reformas pontuais.

Com a tendência recente de apostar em estações automáticas, radares, modelos, etc cada vez há menos observadores, o mundo perdeu nos últimos 20 ou 30 anos dezenas de milhar de estações e observadores, embora só agora estejam a chegar à conclusão de que afinal não é a mesma coisa. Actualmente, nota-se alguma inflexão, depende de muita coisa, eu por exemplo não gostaria de aterrar num aeroporto que não tivesse um bom observador. De qualquer forma, não me parece um bom caminho profissional para quem está aqui à espera de um conselho.

Embora seja verdade que quem decide tem uma posição de menosprezo pelos Observadores Meteorológicos, não partilho dessa opinião.
Com formação adequada a sua experiência é (será sempre) muito importante.
Uma observação meteorológica carece sempre, mesmo feita por equipamentos sofisticados, de contole, validação e arquivo elaborados por pessoas que saibam...é o início do processo em termos de climatologia, investigação científica na área da meteorologia e alimentação constante dos modelos fisico-matemáticos para as várias previsões do tempo...a informação de base tem de estar correcta, validada e ajustada e não há hipóteses... A dispensa destes profissionais (quando competentes) é o fim da credibilidade da informação de base...e, infelizmente, há muito decisor que pensa que a tecnologia dispensa o Observador...mesmo académicos eminentes (?) têm por vezes posturas incorrectas em relação a este campo.
As previsões do tempo feitas diariamente aos milhares para diferentes finalidades, são efémeras...as observações meteorológicas são eternas...convém que correspondam à realidade...
Se repararem o Fórum tem um espaço que de certa maneira é de Observação - são os seguimentos das várias regiões do Pais.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
No fundo é até chato...tou em MOG e é frustrante passar por cadeiras de calculo, prog, algebra...basicamente dá um stress maluco teres que passar por estas cadeiras quando só queres é ir trabalhar ou fazer qqer coisa relacionada mesmo com meteo..;)

Pois é Stormy, não há nenhum de nós dos que entrou no curso que não tenha tido esse pensamento. Mas...

Em parte é verdade em algumas.. Mas daqui a uns 2/3 anos vais ver as coisas de outra forma, e vais ver que as cadeiras mesmo de Meteo a sério, são muita Física e Matemática aplicadissima, e que sem essas bases que tens agora bem entendidas, as dificuldades serão a dobrar..
E não será só a nossa conversa de nuvens, frentes, etc etc.
:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois é Stormy, não há nenhum de nós dos que entrou no curso que não tenha tido esse pensamento. Mas...

Em parte é verdade em algumas.. Mas daqui a uns 2/3 anos vais ver as coisas de outra forma, e vais ver que as cadeiras mesmo de Meteo a sério, são muita Física e Matemática aplicadissima, e que sem essas bases que tens agora bem entendidas, as dificuldades serão a dobrar..
E não será só a nossa conversa de nuvens, frentes, etc etc.
:)

:);)
 

riva

Cirrus
Registo
17 Abr 2009
Mensagens
3
Local
Madeira
As razões são várias: estado actual da função pública, falta de dinheiro para investigação, melhores oportunidades de trabalho no estrangeiro, onde se pode evoluir mais rapidamente e trabalhar nos melhores centros de investigação em meteorologia, como o meteofrance e o metoffice, etc etc

É bem verdade esta situação !! O pior é que vem aí ainda dias (anos) ainda piores.
 

Curso

Cirrus
Registo
12 Fev 2012
Mensagens
1
Local
Portugal
Olá a todos eu só queria saber uma coisa.;)
Eu quero tirar o curso de ciências e tecnologia, mas para área das ciências, a meteorologia.
Eu sou boa a Física, Informática, mas a matemática nem tanto será que é preciso saber muito sobre Matemática?
Espero resposta.:thumbsup:
Obg a todos
:)