Micro-Clima tropical em Portugal?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Cluster 2 Jan 2013 às 04:35.

  1. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    390
    Local:
    Lisboa
    No seguimento do outro tópico, acerca das águas mais quentes em Portugal, foi mencionado que existem micro-climas na costa sul da ilha da Madeira que podem ser considerados tropicais. Supostamente serão zonas onde as temperaturas médias mensais nunca vão abaixo dos 18 graus.

    Pelo que pesquisei na Fajã dos Padres, produzem-se vários frutos tropicais, mas nunca tive acesso a dados sobre a sua climatologia. Em relação a dados, na estação Lugar de Baixo do IM constatei que nos últimos 3 anos no mês de Fevereiro (o mais frio) as temperaturas médias ultrapassam os 17,5 mas não bem os 18. Ambos este locais situam-se na costa sul da Madeira.

    Sei que existem mais lugares da ilha onde potencialmente tais características possam existir, mas não encontrei dados ou estudos sobre este tema. A minha questão é, se existem de facto registos de micro-climas em algumas partes da ilha da Madeira ou mesmo no resto do País:) .
     
  2. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,102
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Mesmo na Madeira duvido...ao falar em médias falamos em normais de 20,30,40 anos, e para periodos dessa ordem duvido que ocorram regiões com média do mês mais frio acima ou pelo menos nos 18ºC.
    Não devem haver locais com médias que sejam mais de uns 2 graus que o Funchal..

    Caso haja algum local...será um cantinho muito minusculo muito abrigadinho...assim nada representativo da realidade a uma escala regional.

    Quanto a frutas tropicais, estas não requerem climas assim muito quentes...em Lisboa, Algarve e boas porções do litoral pelo menos de Sagres a Cascais há pessoas com varias plantas tropicais e subtropicais que produzem fruto muito bem...Bananeiras, Abacateiros, Papaias, Goiabas, Limas e mesmo Mangas são exemplos de culturas que se adaptam bem ao nosso clima aqui do litoral S/SW.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,320
    Local:
    Sintra
    Sinceramente tenho algumas dúvidas, mas como falamos de microclimas, não me parece de todo impossível. Pelo menos, nos próximos anos, haverá essa tendência.
    Refiro-me a zonas terrestres, porque em território marítimo nacional, já é bastante possível.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    390
    Local:
    Lisboa
    Pois temperaturas médias em Fevereiro 1,9 graus superiores ao Funchal (observatório), e 1,4 em relação ao Lugar de Baixo, não parece fácil. De qualquer maneira o observatório não esta nas melhores cotas. Eu já estive na Fajã dos Padres há muitos anos atrás e lembro-me que a zona estava ao nível do mar e toda protegida atrás por elevadíssimas escarpas . Será que tal abrigo, por exemplo não poderá influenciar o clima em tais zonas?
     
  5. Art-J

    Art-J
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Fev 2012
    Mensagens:
    128
    Local:
    Funchal
    Deve ser baseado no que eu escrevi no outro tópico. Quanto à área geográfica, quase toda a costa sudoeste da Madeira é feita de fajãs protegidas por encostas de centenas de metros e intercaladas por vales. Infelizmente só há uma estação meteorológica, na Ponta do Sol.

    [​IMG]

    O valor técnico para clima tropical são os tais 18 graus. E anda à volta disso.
    No Funchal no período 1980-2010 (curiosidade: a década de 90 foi meio grau mais quente que a de 80 e a de 2000 meio grau mais quente que a de 90), a média em Fevereiro foi de 16,6ºC (nessa estação).

    E esses locais da costa sudoeste têm muito provavelmente médias superiores em pelo menos 1,5ºC ou 2ºC em relação a essa estação do Funchal. Porque mesmo no Funchal a estação que é usada para descrever o clima do Funchal fica num microclima "fresco", comparem por exemplo as temperaturas dos últimos dias com outra estação, na zona do Lido (também perto do centro do Funchal):

    [​IMG]

    E não é para fazer inveja mas vejam os gráficos das temperaturas que tivemos nos dias antes do Natal :p

    [​IMG]
     
  6. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,080
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    E em Portugal continental? Existem microclimas onde as geadas sao mais raras ou suaves, além das zonas litorais e Algarve? Que zonas com microclimas de menos geadas ocorrem no interior norte e centro do país?
     
    Collapse Signature Expand Signature
  7. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,320
    Local:
    Sintra
    Em P. continental, definitivamente não.

    Pelo que o Art-J, bem explicou, sinceramente começo a acreditar na presença deste clima, na Ilha da Madeira. Estou surpreendido, com a diferença de temperatura entre as 2 estações do Funchal (em que a estação mais fria, tem 16,6ºc climatológicos para o mês mais frio) e tendo em conta que esta não é a região mais quente da ilha, parece quase inevitável a possibilidade da presença de um microclima tropical em algum ponto mais abrigado do Arquipélago da Madeira.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #7 belem, 3 Jan 2013 às 12:20
    Última edição: 14 Abr 2017 às 14:30
  8. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    1,811
    Local:
    loule-caldeirao
    Aqui no Algarve basta não haver geada num ano, num determinado local para se ter uma boa produção de frutos tropicais.
    Na Madeira, na encosta sul, há regiões deveras melhores do que no continente. Para além de não haver geadas ainda têm temperatura média bem mais alta ao longo de todo o ano, para além de serem locais mais amenos/húmidos.
    No entanto face aos valores registados podem mesmo assim não ser considerados como micro-climas tropicais. Segundo a definição a temperatura média tem de ser superior a 18ºc em todos os meses e tem-se o exemplo da Flórida que apesar de estar a uma latitude sub-tropical, devido à corrente do golfo, consegue obter estes valores de temperatura e por isso, é considerado como um clima tropical.
     
  9. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,320
    Local:
    Sintra
    Eu também até há bem pouco tempo, achava que não havia grande probabilidade sobre a existência de alguma zona da Madeira com um microclima tropical, mas era assim porque baseava-me apenas no Funchal, em séries mais antigas e sem um mapa climático e o geográfico, achei que tal era impossível.

    Felizmente entretanto, tive acesso a um mapa publicado pelo IM, com descrições geográficas e climáticas de outros pontos da ilha da Madeira (ainda que insuficientes sempre melhores que nada), a séries climáticas mais recentes, e já penso que a possibilidade da existência de algum microclima tropical, aumentou enormemente.

    E também vi fotografias, que me elucidaram, como pode haver diferenças tão grandes em diferentes pontos da Costa Sul.

    Relativamente à questão das geadas que o Irpsit colocou, sinceramente não sei, pois não tenho muitos dados. Creio que existe um mapa de geadas de Portugal continental, mas os dados, mais provavelmente, podem apresentar boas limitações, dada a falta de cobertura meteorológica de vastas regiões.
    Ainda assim, sempre deve ser melhor que nada.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  10. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,080
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    Há outra coisa: A Madeira pode não ter locais com 18ºC de média em todos os meses, mas definitivamente geadas nesses microclimas devem ser mesmo raras, enquanto que na Florida, apesar do clima definido como tropical, podem sofrer ocasionalmente com entradas polares continentais e ter temperaturas a rondar os 0ºC à cota zero.

    Também por não serem uma ilha isolada mas sim em continuidade com o resto do continente americano e o clima ameno do Golfo, a Florida cresce muito mais espécies tropicais do que a Madeira. Note-se o que oceano lá é bem mais quente do que na Madeira!
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. Art-J

    Art-J
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Fev 2012
    Mensagens:
    128
    Local:
    Funchal
    Exacto, o clima na Madeira (sem ser às cotas muito altas) é extremamente constante. A mínima recorde no Funchal é de 7.5ºC penso eu. Quando chegam à Península Ibérica aquelas frentes polares, no Funchal as temperaturas baixam na pior das hipóteses para tipo 18ºC de max e 13ºC de min. Locais como Miami ou o Rio de Janeiro estão sujeitos a vagas de ar polar, o que faz com que hajam séries de dias no Inverno com temperaturas bem mais baixas que por cá.

    A nível de produção de frutos tropicais temos já (embora não em quantidades comerciais) quase qualquer coisa que haja no Brasil.. e o solo vulcânico também ajuda a ter produções fabulosas. Há frutos como a manga que até são resistentes (a planta desde que não haja geadas até se aguenta) mas aqui (nesses tais locais mais quentes) até nos damos ao luxo de ter frutos da região Amazónica que nem se aguentam em muitos dos climas ditos tropicais que apanham com frentes frias ;)
     
  12. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,320
    Local:
    Sintra

    Realmente não devem haver muitos sítios com 18ºc de média em todos os meses... O mais perto que conheço é Adis Abeba.
    Tem um típico clima de altitude de zonas tropicais, tal como o de Quito e Bogotá.

    Realmente a Florida tem as suas vantagens e desvantagens em relação à Madeira, mas pelo menos em Miami (não sei se toda a Florida, pois esta tem variações de temperatura, mais para o Norte), tem uma zona com um clima tropical e influenciada como dizes e bem, pela Corrente do Golfo, que é ali muito ativa e praticamente constante.
    Também devemos ter em conta, as diferenças de latitude...

    Quanto ao número de espécies tropicais cultivadas, sinceramente não sei, seria necessário ter uma lista, mas parece-me pouco importante. Devem haver sítios mais quentes que ambos os que falamos, e no entanto, têm menos espécies de frutos tropicais a serem cultivadas.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,320
    Local:
    Sintra

    Pois é, eu lembro-me de uns anos bem estranhos, lá para a Florida.

    Por vezes, fartam-se de morrer iguanas e inclusivamente já houve uma grande devastação em laranjais.
    A laranjeira é sensível, mas também não é assim tão fácil de destruir...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  14. Art-J

    Art-J
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Fev 2012
    Mensagens:
    128
    Local:
    Funchal
    Pois a ideia que tenho da Flórida é que aparecem aquelas frentes que resultam em geadas e ocasionalmente neve. Não sei bem a frequência com que isso acontecerá, mas devem haver umas poucas de culturas tropicais e subtropicais que podem ir à vida em anos em que esse fenómeno aconteça com mais frequência..
     
  15. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    390
    Local:
    Lisboa
    Pois se formos por cultivações a Madeira até seria melhor que a Flórida.

    Sei que no mapa do estudo do IM sobre a Madeira, existem zonas com médias anuais com temperaturas superiores a 20 graus. Alias basta verificar resumos anuais do IM sobre as estações Funchal Lido, ou Lugar de Baixo. Da mesma forma em estações "amadoras" como Forum Madeira ou Machico no wunderground.

    Neste natal fui à Madeira visitar a família e reparei que no Funchal a cotas de 140m o carro marcava menos 1 a 2,x graus que em zonas de cotas a rondar os 40-70 como a zona do lido e forum madeira. Num dos dias fui dar uma volta a promenade que liga a praia formosa (Funchal) a Camara de Lobos e reparei que a temperatura estava ainda mais alta que nas zonas referidas! Não tinha um termómetro comigo mas o calor que se fazia sentir era mais que notório. A promenade apresenta semelhanças com as zonas da costa sul já mencionadas, com escarpas que lhe conferem mais abrigo (se bem que de dimensão mais reduzida aqui) e também é mais próxima do mar.

    Não sei como seriam as mínimas de noite, mas posso dizer que pelo menos de dia era mais quente que no lido ou forum madeira, fazendo lembrar o verão, tal era o calor. Fiquei com a impressão que poderiam existir de facto zonas com tal clima tropical na costa sul.

    Ps: aqui vai um video que, longe de ser perfeito, mostra um pouco da promenade:
     
    #15 Cluster, 6 Jan 2013 às 19:34
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52

Partilhar esta Página