Micro-Clima tropical em Portugal?



Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Pois, quase toda a costa a oeste do Funchal e Câmara de Lobos (mais de metade da costa Sul) é um pouco assim, mas em ponto grande (escarpas mais altas que aí e muito mais largura entre as escarpas e o mar).

A explicação é que as escarpas acumulam calor durante o dia e libertam durante a noite, o que resulta em mínimas bastante altas. Outro factor importante é que no Inverno os ventos predominantes são de norte/nordeste e não só temos a cordilheira central da ilha a proteger das massas de ar mais frescas como também as escarpas a proteger das massas de ar mais frescas que descem das áreas montanhosas (tive à procura da expressão certa.. mas não dão um trambolhão pelas escarpas a baixo basicamente :lol: ).

madeira1te.jpg
 
  • Gosto
Reactions: belem

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Dia 1 de fev as temperaturas na Madeira foram bastante altas para a época. A estação do observatório do Funchal atingiu 26 graus, Lugar de baixo 25,6 e Funchal/Lido 24,7. Nesse mesmo dia no fórum de seguimento dos Açores e Madeira o Art-J referiu que num bar no Paúl do Mar o termómetro exterior passou dos 30s, valores também confirmados por ele mesmo com o seu próprio termómetro ao passar na zona.

Não sei até que ponto se pode confiar na precisão destas medições. De qualquer maneira parece-me que mesmo que os valores estejam artificialmente mais altos, duvido que registos na ordem dos 4 ou 5 graus acima (da estação oficial mais próxima na costa oeste, Lugar de Baixo) sejam puramente artificiais. Assim pelo menos a nível de máximas no dia 1 de fev é de esperar que as temperaturas tenham sido significativamente diferentes em zonas como o Pául do Mar vs Lugar de Baixo (a estação oficial mais quente da Madeira).

Seria interessante para quem for a zonas "quentes" da ilha, e levar consigo algum tipo de medição da temperatura minimamente fiável, partilhar os resultados quando tiver paciência. Como o IPMA mostra as temperaturas das estações de hora em hora, poderia-se tentar comparar essas medições com os valores das estações oficiais na Madeira nessa mesma hora quando alguém partilhar algum registo.

Apesar de saber que isto é longe de ser profissional ou mesmo muito fiável, acho que seria bastante interessante de qualquer maneira, nem que seja para especular um pouco mais:)
 
  • Gosto
Reactions: belem

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Dia 1 de fev as temperaturas na Madeira foram bastante altas para a época. A estação do observatório do Funchal atingiu 26 graus, Lugar de baixo 25,6 e Funchal/Lido 24,7. Nesse mesmo dia no fórum de seguimento dos Açores e Madeira o Art-J referiu que num bar no Paúl do Mar o termómetro exterior passou dos 30s, valores também confirmados por ele mesmo com o seu próprio termómetro ao passar na zona.

Não sei até que ponto se pode confiar na precisão destas medições. De qualquer maneira parece-me que mesmo que os valores estejam artificialmente mais altos, duvido que registos na ordem dos 4 ou 5 graus acima (da estação oficial mais próxima na costa oeste, Lugar de Baixo) sejam puramente artificiais. Assim pelo menos a nível de máximas no dia 1 de fev é de esperar que as temperaturas tenham sido significativamente diferentes em zonas como o Pául do Mar vs Lugar de Baixo (a estação oficial mais quente da Madeira).

Seria interessante para quem for a zonas "quentes" da ilha, e levar consigo algum tipo de medição da temperatura minimamente fiável, partilhar os resultados quando tiver paciência. Como o IPMA mostra as temperaturas das estações de hora em hora, poderia-se tentar comparar essas medições com os valores das estações oficiais na Madeira nessa mesma hora quando alguém partilhar algum registo.

Apesar de saber que isto é longe de ser profissional ou mesmo muito fiável, acho que seria bastante interessante de qualquer maneira, nem que seja para especular um pouco mais:)

Não é muito fiável. Quando uma pessoa tenta encontrar uma sombra a temperatura medida varia muito.. uma sacada de uma varanda pode acumular calor, se tivermos por cima de um piso de asfalto também, etc.

Eu não sei onde fica a estação da Ponta do Sol nem a que cota fica, mas se for mesmo na parte baixa do Lugar de Baixo (nunca vi lá tal coisa) então esse até é dos lugares mais quentes. Mas esta ilha são só micro climas e para teres uma ideia há locais quase juntos um ao outro que podem ter uma diferença diária de várias horas de exposição solar devido ao relevo.

Já agora sabes se tão publicadas as médias anuais (ou pelo menos de anos individuais) para estações sem ser aquela do Funchal?
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não é muito fiável. Quando uma pessoa tenta encontrar uma sombra a temperatura medida varia muito.. uma sacada de uma varanda pode acumular calor, se tivermos por cima de um piso de asfalto também, etc.

Eu não sei onde fica a estação da Ponta do Sol nem a que cota fica, mas se for mesmo na parte baixa do Lugar de Baixo (nunca vi lá tal coisa) então esse até é dos lugares mais quentes. Mas esta ilha são só micro climas e para teres uma ideia há locais quase juntos um ao outro que podem ter uma diferença diária de várias horas de exposição solar devido ao relevo.

Já agora sabes se tão publicadas as médias anuais (ou pelo menos de anos individuais) para estações sem ser aquela do Funchal?

Existe um trabalho sobre as temperaturas médias anuais da Madeira, feito pelo IM (1960-1990).
A Ponta do Sol, propriamente dita, não fica na zona mais quente, mas já é uma zona quente (isto, segundo este trabalho).

Penso, contudo, que nada substitue uma investigação baseada em medições feitas nestes locais.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Não é muito fiável. Quando uma pessoa tenta encontrar uma sombra a temperatura medida varia muito.. uma sacada de uma varanda pode acumular calor, se tivermos por cima de um piso de asfalto também, etc.

Eu não sei onde fica a estação da Ponta do Sol nem a que cota fica, mas se for mesmo na parte baixa do Lugar de Baixo (nunca vi lá tal coisa) então esse até é dos lugares mais quentes. Mas esta ilha são só micro climas e para teres uma ideia há locais quase juntos um ao outro que podem ter uma diferença diária de várias horas de exposição solar devido ao relevo.

Já agora sabes se tão publicadas as médias anuais (ou pelo menos de anos individuais) para estações sem ser aquela do Funchal?

A estação do Lugar de Baixo está a 40 metros de altitude, mas segundo o google maps a 3d poderá haver a possibilidade de não ser tão protegida como é de prever.

Eu só tive acesso ás normas a partir dos boletins climatológicos do IPMA a partir de 2010. Eles para cada mês têm boletins dedicados á ilha e ás vezes fazem relatórios anuais. Em cada mês eles costumam apresentar as normas ao lado das registadas.

Mas supostamente nesta tese de doutoramento eles basearam-se nos dados do IPMA (IM) para os anos 2002 a 2005: http://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/41/1/DoutoramentoJ. Carlos Magro Esteves.pdf

Pelo que tenho andado a ver através das normas do IPMA a estação mais quente é mesmo a do Lugar de Baixo, a do Lido parece ser igualmente quente (com altas mais baixas mas compensa com minimas ligeiramente mais altas).

Quanto ao estudo que fizeram sobre a ilha para 61-90, sem estações é muito complicado, acho que aquilo é mais uma estimativa do que o real (a não ser para as zonas onde têm mesmo estação)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já agora para mostrar o que queria dizer com a estação poder estar ou não abrigada consoante a sua localização real:
nzoi03.jpg




Em comparação o Paúl do Mar parece mais abrigado:
kdu1vs.jpg


Já agora como exemplo as normas de fev de 2011 (é preciso criar uma conta no site deles para aceder):
9s71h2.jpg
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Existe um trabalho sobre as temperaturas médias anuais da Madeira, feito pelo IM (1960-1990).
A Ponta do Sol, propriamente dita, não fica na zona mais quente, mas já é uma zona quente (isto, segundo este trabalho).

Penso, contudo, que nada substitue uma investigação baseada em medições feitas nestes locais.

Já agora Belem onde achas que se situam os locais segundo o tal mapa?
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já agora aproveito para partilhar esta estação da Madalena do Mar supostamente:
http://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=32.723,-16.770&sp=IPORTUGU2&MR=1

Esta estação é no minimo muito estranha, está em funcionamento 10% do tempo e só manda valores de 2 em 2 horas. Para além disso parece registar valores muito fora do normal, era de se esperar ter máximas mais altas duma maneira geral. Por outro lado no registo de 8 de dezembro a estação registava 17.7 à 1 da manhã e às 5 da manhã registava 20.9, quando no resto da ilha como no funchal as temperaturas caíram durante a noite toda.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Essa estação do Lugar de Baixo realmente não me parece muito abrigada. E nesta altura do ano a exposição solar deve ser pouca devido ao relevo a leste. Mas isso de amanhecer tarde é em toda a costa oeste por esta estar virada a sudoeste.

Por acaso se não me engano o Paúl é o único lugar costeiro da ilha onde o sol se põe sobre o Atlântico 365 dias por ano.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu não faço a minima onde a estação se encontra no Lugar de Baixo, mas não parece tão ideal como o Paúl ou Jardim do Mar, talvez até parte da Madalena do Mar (eles gostam mesmo do nome mar em tudo: p).

Quanto ao amanhecer mais tarde, isso poderá explicar os valores mais baixos de minima que no Lido (de qualquer maneira ainda assim mais altos que no observatório, a estação oficial) . Apesar de tudo tenho um palpite que num desses sítios seria possível umas decimas a mais que no Lugar de Baixo:
xg02e1.jpg


Como já disse se realmente se estava a registar cerca de 5 graus acima da estação do Lugar de Baixo no Paúl, é de se esperar que estaria realmente ligeiramente mais quente se tivessem a ser medidas as temperaturas nas mesmas condições da estação do Lugar de Baixo no Paúl.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Off topic:
Já agora alguém me sabe dizer se é possível plantar um ananás/abacaxi no continente ou nas ilhas sem utilização de estufas? Eu sei que em S.Miguel há uma grande plantação de ananás, mas são usadas estufas, o que poderá ser para facilitar a produção e não uma necessidade?