Micro-Clima tropical em Portugal?

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Na Madeira só não há muitos coqueiros bonitos porque pouca gente os planta e grande parte dos que foram plantados não estão em solo adequado nem levam água adequada.

Na costa sul do Brasil, por exemplo no Estado de Santa Catarina vemos coqueiro lindíssimos e nos entanto têm temperaturas de inverno inferiores à Madeira:
8UIYTMe.jpg


Este lugar tem o seguinte clima:
W3P9KDE.png

Um inverno mais longo que a Madeira com máximas 1ºC inferiores ao Funchal e mínimas 3ºC inferiores ao Funchal. E ainda levam com frentes frias vindas da argentina com temperaturas a baixarem para bem perto dos 0ºC.

Dito isto, dá para ter coqueiros lindíssimos até a 300 ou 400 metros de altitude na costa sul.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu sempre ouvi dizer que a estação oficial do Funchal mudou de localização a certo ponto alguém sabe mais sobre isso? Já não sei onde li isso, mas acho que foi aqui no forum?
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Isto não tem lógica nenhuma!

2v29imc.jpg


e depois dizem isto:
1i7o.jpg


A verdade é queo Funchal/Madeira não está nas normais 1961-1990 no wmo: ftp://ftp.atdd.noaa.gov/pub/GCOS/WMO-Normals/RA-VI/PO/

Isto tudo me leva a crer que realmente aconteceu qualquer coisa em 1970 e a estação mudou de alguma forma, e que realmente a primeira imagem é que corresponde à realidade do funcionamento da estação nas novas condições.

Mais um erro só pode ser:
9as1lf.jpg


Mínima no Funchal 6,4 parece frio demais principalmente se a estação for a supostamente "nova"? E depois a data é em 2007 onde a temperatura mínima absoluta desse ano (pelo menos no aeroporto) foi de 12? Nada bate certo, aliás os recordes para as normais de 71-2000 e de 81-2010 dão como 7,4 para o Funchal.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já agora isto é um pouco offtopic, mas gostaria de arranjar um termómetro com alguma fiabilidade (eu sei que é complicado anular as radiações que um radiation shield oferece). Vou dar umas voltas pela ilha este Agosto e gostaria de medir alguns dados na ilha, nada muito cientifico mas para ficar com a ideia, estou interessado em "testar" alguns lugares quentes da ilha, tanto de noite como de dia, se tiver algum tempo. Agradecia:)
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
No fundo estou curioso com esta história toda em saber se as temperaturas mínimas do Funchal também não são as mais altas. O que tenho reparado é que a estação no Porto Moniz a norte parece ser a estação com as mínimas mais altas! Será a proximidade ao mar? Só posso imaginar que uma estação a Sul/Sudoeste tenha mínimas ainda mais altas com a protecção adicional do maciço central. O ART-J já me tinha dito que nas suas observações constatou que zonas como o Jardim do Mar aparentam ter mínimas significativamente mais altas que a estação do observatório. Olhando só para os dados das estações do IPMA, a estação a norte parece estar a ganhar.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Sim parece que nos últimos dias o Porto Moniz tem tido as mínimas mais altas mas pode bem ser um acaso.
Não sei ao certo mas penso que se a estação tiver relativamente perto do mar é bem possível acontecer já que parece que a temperatura da água está agora um pouco mais quente lá do que na costa sudeste e como é uma zona menos calma, as massas de ar vindas do mar podem proporcionar mínimas mais altas que nas zonas mais abrigadas.
 
  • Gosto
Reactions: belem

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
O caso do Algarve é parecido ao do sul de Espanha. Existe plantação de alguns frutos subtropicais e tropicais mas a frutificação não é a adequada.
Na Madeira por exemplo as bananeiras são plantadas regra geral até à quota de 200 a 300mt de altitude no máximo e não é que não produzam bananas acima dessa quota, mas não frutificam bem durante todo o ano e a qualidade sofre muito.
No caso da papaieiras, até nas zonas mais quentes da ilha a qualidade no período de dezembro a abril não é boa. Razão pela qual muitos produtores metem as papaieiras dentro de estufas.
Os mangos também não são plantados a quotas altas porque a qualidade fica a perder muito. Nas prateleiras dos supermercados portugueses aparecem mangos. Eu garanto que aquilo não são mangos: são o fruto do mango colhido extremamente verde para poder ser transportado durante semanas até à Europa sem apodrecer. A "frutificação" que ocorre nessas circunstâncias nada tem a haver com o produto verdadeiro.

Da região de Lisboa nunca provei nada, mas já provei anonas, abacates e mangos produzidos localmente no Algarve e embora seja opinião pessoal, eram frutos que na Madeira seriam deitados fora (normalmente para animais de consumo doméstico como galinhas e porcos) porque "não vingaram" :p

Boas

Descobri esta discussão agora e vou só deixar um pouco da experiência/conhecimento que tenho sobre o assunto relativamente ao Algarve.

Relativamente a abacates e goiabas, no Algarve produz-se com bastante qualidade e diria muitas vezes melhor do que o que compramos vindo do outro lado do Atlântico dos locais de origem. Outras frutas que tive a oportunidade de provar com bastante qualidade e produzidas no Algarve foi maracujá e bananas.

De resto faço aqui um resumo:

Abacateiro - existem cultivares muito bem adaptadas em particular ao clima do litoral Algarvio que inclusive toleram geadas moderadas e produzem com boa qualidade praticamente todos os anos.

Goiaba - planta mais sensível que na generalidade dos anos funciona como planta de folha caduca durante o Inverno mas que rebenta vigorosamente na primavera sem afectar a produção. As podas certas adubação e rega ajudam-na a resistir. Normalmente de 5 em 5 anos há uma geada que afecta significativamente queimando muito ramos mas acaba sempre por rebentar (produção afectada nesses anos). Pode ser mantida como arbusto ou deixar crescer em árvore e aí resiste melhor ao frio.

Bananeira - produção sempre bastante irregular e não tenho a certeza mas penso que existem variedades mais bem adaptadas que outras. Para resistir bem tem de ser colocada bem abrigada de Norte por edificações ou outras árvores (as edificações tem um efeito sempre mais protector talvez por conservarem o calor). Em estufa conseguem-se boas produções.

Maracujá - planta também bastante sensível e mais uma vez tem de se ter atenção ao local escolhido. Talvez por ser uma trepadeira, logo mais frágil resista menos ainda assim tem a vantagem de rapidamente se poder obter uma nova planta pronta a produzir após nova plantação. Já comi Maracujás "Algarvios" muito bons sem dúvida melhores que uns que comprei a 4 euros/kg vindos do Brasil.

Papaia - já conheci uma bem grande e que produzia bons frutos (tamanho) num quintal no interior de Loulé. Nunca provei os frutos para saber se eram efectivamente de boa qualidade. O proprietário acabou por corta-la não sei se por ter ficado bastante débil devido à última grande geada, se por outro motivo. Fora da protecção e calor gerado por uma cidade parece ser uma planta impossível de se aguentar por muito tempo no nosso clima.

Mangueira - já vi mangueiras carregadas e com frutos de bom tamanho no entanto também é muito sensível ao nosso clima. Um ano forte de geada e a árvore acaba por morrer. Mesmo em anos pouco frios não é garantida a produção e qualidade. Em estufa parece ser uma boa opção.

Anona ou Graviola - a árvore resiste bem ao nosso clima e faz-se bem grande. Já provei anonas bem doces e outras nem tanto. A produção essa é irregular não sei porque razão( é uma árvore cujo ciclo não conheço muito bem ) pois a árvore até se mostra bem tolerante à geada (caules e folhas).
Em todo o caso haverá algum factor que justifique a sua irregularidade, talvez a polinização, não sei. Planta que requer também protecção/abrigo dos ventos de Norte.

Pitangueira - árvore originaria do Brasil e não muito comum, ainda, por nossas terras. Conheço alguns exemplares na região de Faro que produzem bem e Pitangas bem doces (uma delícia). Convêm abriga-las dos ventos de norte.

Feijôa- Boa produção e parece bem adaptada ao clima Algarvio. É uma planta subtropical originária do sul do Brasil. Diz que precisa de algum frio para poder frutificar talvez por isso dê-se bem no nosso clima.

Agora resta-nos também seguir a evolução do nosso clima. Ainda não é certo que estamos a ficar com um clima no geral mais quente. Eu diria que sim e às vezes parece que se nota nas produções destas culturas "forasteiras" mas também pode ser só impressão e apenas o facto de investirmos mais tempo e conhecimento nelas. Uma coisa parece certa temos clima para uma boa produção de algumas destas culturas que enumerei acima.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Estou convencido que muito também tem haver com o tipo de solo. Já ouvi falar de Mangueiras que resistiram a temperaturas pouco abaixo dos 0, mas por períodos breves.

Em relação à Madeira, acho que alguns sítios como a Fajã dos Padres ou Madalena (se tivessem Mangueiras) devem produzir boa banana o ano todo e já experimentei as suas mangas, deliciosas. Nunca experimentei a Papaia/Mangão de lá mas vou experimentar este ano se tiver oportunidade. Já vos mostro algumas fotos mais à frente.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Art em relação a essas mínimas do Porto Moniz, eu tenho notado, é durante o inverno também. Eu percebo que possa haver mais algum vento, por outro lado não sei como sítios como a Fajã dos Padres e Madalena ou Jardim/Paúl não podem ter ainda mínimas mais altas. Alem de estarem mais abrigados dos ventos mais frescos, não existe muito espaço entra as suas escarpas e o mar, logo deveriam ter mínimas muito altas numa espécie de "estufa de mar", o que provavelmente seria realidade se tivéssemos lá umas estações como aquela vez que fizeste a experiência no Jardim do Mar de uns dias (com pelo menos 1/2 graus acima do Funchal se me recordo bem) ali mesmo perto do mar. Eu no ano passado em Setembro fui dar um mergulho às 22 da noite para o Jardim do Mar... quando sai pensei que ia ter frio...posso te dizer que tinha mais calor do que aqui em Lisboa em muitos dias de verão com nortada. Aquela rocha/pequena escarpa ao pé do cais estava uma torrada e aquilo estava bem quentinho lá fora:)

Já agora tens alguma noção daquela estação do Funchal (se realmente sempre foi a mesma ou houve realmente uma mudança a certo ponto?) e todas as incoerências que apresentei? Vou partir do principio que a nova estação deve ter sido uma realidade fundamentando com mais um dado estranho, supostamente as médias para o Funchal são de 19 para o período de 71-2000, como é que isso passou para os 19,6 para o período 81-2010, nunca vi um sitio a aquecer tanto em dez anos (tendo em conta também o factor da média ser espalhada num período de 30 anos), alguma coisa se passou. Supostamente Ponta do Sol passou de 19,4 em 61-1990 para 19,7 em 71-2010 valores que me parecem mais dentro do normal.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Realmente é estranho. É pena não haverem dados para os normais climatológicos para todas as estações. Aí daria para ver se é coincidência ou não.

Esperemos que algum dia instalem alguma estação nas fajãs da costa sudoeste. Se houvesse tenho um palpite que veríamos mínimas médias de 15-15.5ºC em Janeiro e Fevereiro e de 21.5ºC-22ºC em Agosto e Setembro.

Mas uma coisa é certa, as temperaturas subiram bastante na ilha nos últimos 20-30 anos. E se olharmos para os gráficos de acompanhamento do climas para o Funchal nos últimos anos vemos principalmente um aumento significativo das temperaturas mínimas em relação aos normais.
 
  • Gosto
Reactions: belem

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,168
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já agora tens alguma noção daquela estação do Funchal (se realmente sempre foi a mesma ou houve realmente uma mudança a certo ponto?) e todas as incoerências que apresentei? Vou partir do principio que a nova estação deve ter sido uma realidade fundamentando com mais um dado estranho, supostamente as médias para o Funchal são de 19 para o período de 71-2000, como é que isso passou para os 19,6 para o período 81-2010,

Realmente é estranho. É pena não haverem dados para os normais climatológicos para todas as estações. Aí daria para ver se é coincidência ou não.

Esperemos que algum dia instalem alguma estação nas fajãs da costa sudoeste. Se houvesse tenho um palpite que veríamos mínimas médias de 15-15.5ºC em Janeiro e Fevereiro e de 21.5ºC-22ºC em Agosto e Setembro.

Mas uma coisa é certa, as temperaturas subiram bastante na ilha nos últimos 20-30 anos. E se olharmos para os gráficos de acompanhamento do climas para o Funchal nos últimos anos vemos principalmente um aumento significativo das temperaturas mínimas em relação aos normais.

Para ajudar ficam aqui as Normais do Funchal 1931-60:

BHX11XW.jpg


56ELci4.jpg


E o pequeno resumo do funcionamento da estação, inserido na publicação daquelas Normais:

sEFkYZ6.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Cluster e Thomar

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Muito obrigado Storm, não me parece que possamos confiar muito nesses valores antigos, mas é interessante saber valores sobre essa estação e onde se localizava, assim como a mudança da estação de sitio. De qualquer maneira muitas duvidas mantém-se, a rua dos Louros não é a rua do Lazareto onde se encontra a actual, é claro que o sitio de louros se calhar engloba esta ultima. A outra coisa que não bate certo é a não inclusão das normais na wmo(61-90 ou outra qualquer), as grandes discrepâncias das normais 71-2000 e 81-2010 (teríamos de ter 21 graus de temperatura média! nos últimos 10 anos(2001-2010) para compensar os outros 20 (incluídos na normal de 71-2000)), o facto de mencionarem que a estação entrou em funcionamento em 70 até à data (normais 71-2000) e depois desde 47 até à data. Nada bate certo. Suponho que no mínimo tenham mudado de equipamento a certo ponto e isso possa ter influenciados os resultados um pouco, em relação aos valores mais antigos, mas mesmo assim é de estranhar.


Por acaso não tens do Porto Santo e do Lugar de baixo?:) Obrigado. Seria interessante ver as normais mais antigas dessas estações.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,168
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
não me parece que possamos confiar muito nesses valores antigos

Pelo contrário, muito trabalho, tempo e esforço humano de observadores meteorologistas e de verificação dos dados era investido na época antes das estações automáticas. Atenção que essa ideia moderna de que as observações antigas não eram fiáveis está completamente errada. A mudança de equipamento não influencia os resultados. O que influencia é a alteração das condições ambientais da região onde está inserida a estação e o eventual reposicionamento da estação. É uma zona urbana que evoluiu imenso ao longo dos anos, já para não falar da evolução do coberto vegetal das encostas vertentes para a zona do Funchal. E porque razão não pode haver variaçao e evolução climática?

Nestas Normais a única estação do arquipélago da Madeira que figura é o Funchal.

Porto Santo terá iniciado o funcionamento em 1940; o aeroporto da ilha só em 1961.

Lugar de Baixo iniciou em 1942.

Além do Funchal, de que há observações desde 1873, não há outras estações com séries de registos contínuas antes de 1937. Arieiro e Santana, desde 1937, Santo da Serra 1938 e Queimadas 1939 são as únicas antes de 1942. Esta informação recolhi-a de um estudo da precipitação, é preciso verificar se em relação ás temperaturas não haverá valores anteriores mas em princípio quando a estação era instalada pelo menos estes parâmetros eram observados. Só nos postos udométricos é que se observava apenas a precipitação, não era o caso destas estações.

Oportunamente vou limpar a poeira ao arquivo e pôr mais informação. nomeadamente Normais 1901-1930, 1921-1950, e julgo que também 1941-1970 que perfazem a cobertura completa do século passado.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: james

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
É difícil acreditar numa mínima de 4,4 graus principalmente tendo em conta a sua localização antiga, perto do mar (teríamos o quê cerca de 2 graus para Santa Maria/S .Miguel?! se houvessem séries igualmente antigas). A estação nova está numa zona menos desenvolvida que a antiga, longe do centro, a maior altitude (embora relativamente perto do mar são cerca de mais 50 metros de altitude de diferença para a antiga) e diria com bom arejamento, dentro do possivel, o que lhe deveria conferir mínimas extremas mais baixas (o que não é o caso). O IPMA considera como temperatura extrema para o Funchal 6,4 (o qual já acho estranho, mas passa) e não essa de 4,4. Quando estou a falar de maior fiabilidade estou a referir-me a instrumentos mais calibrados etc, mas isto é o meu senso comum, não sou minimamente especialista:), acredito no que tu dizes, mas também já ouvi algumas vezes no forum que valores antigos são muitas vezes descartados, (por exemplo os 50 graus ou lá o que foi na Amareleja salvo erro). É de notar que fora esse 4,4 considerando todos os outros meses o valor mais baixo é 8,5!. Na nova estação por outro lado existem valores muito próximos da mínima recorde de 7,4 (também em Fevereiro) tanto para os meses de Janeiro como Dezembro e Março. Dai duvidar desse 4,4. Fora esse valor suspeito, como podes ver, mesmo numa série que começou há quase 100 anos a estação apresentava extremos de temperatura mínima recorde com valores mais altos que a actual e temperaturas médias tão altas como a série de 61-90!

A verdade é que o próprio IPMA não considerou esse valor nos extremos, por outro lado eles não são muito coerentes e é como te digo um aumento de 0,6 graus de média entre 71-2010 e 81-2010, não bate certo (diria até impossível sem terem mudado de localização, calibrações ou qualquer coisa ficou mal registada na serie 71-2000, nem mesmo o Lugar do Baixo conseguiria médias regulares próximas de 21 ( eram necessários quase 21 graus de uma forma muito grosseira, considerando que todas as décadas foram regulares) para compensar os 19 graus da série de 71-2010 para os 19,6 da série 81-2010). Também já ouvi dizer que muitas das máximas registadas diariamente na estação não eram muitas vezes incluídas, levando assim a valores mais baixos que os registos reais. Isso foi um membro do forum que observou, agora onde li isso já não consigo precisar:).

Seria muito interessante ver também as médias e extremos mais antigos para o Porto Santo e Lugar de Baixo. Algo que nunca vi (nunca vi as series 61-90 do Lugar de Baixo e Porto Santo, nem os seus extremos em qualquer uma das séries).

Mais uma vez obrigado pela tua contribuição.
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Mais confusão:)
Um estudo do clima da madeira encontrado aqui:http://www.sra.pt/files/PDF/Destaques/Brochura CLIMAAT_II_MadeiraFINAL.pdf usando supostamente dados do IM para as normais 61-90
2u5wd4j.jpg


Aqui vemos duas coisas, supostamente Porto Santo tinha 18,4 de média com cerca de 0,3 graus de Média inferior à estação do Funchal. Uma das coisas que não bate certo é eles dizerem que Funchal chegou a 6,4 de mínima enquanto que Porto Santo chegou aos 7,4 e depois mostram gráficos que dizem exactamente o contrário. Poderão se ter enganado nos gráficos ou trocaram os valores do Funchal com Porto Santo, se trocaram os valores: Funchal tem mínima de 7,4 (o que é o valor exacto que vemos nas normais de 71-2000 e 81-2010 no site do IPMA para o Funchal) e Porto Santo 6,4. Por outro lado se consideramos a outra teoria (enganaram-se a fazer os gráficos), na parte dos extremos absolutos no site do IPMA para o Funchal eles referem os tais 6,4 (mas data de 2007? como digo incoerências...) , sendo assim a temperatura mínima extrema do Porto Santo registada seria 7,4. Parece-me improvável tendo em conta a estação a 100 metros de altitude, mais longe do mar e sem a cordilheira central da ilha da Madeira para a proteger.

Agora vejam a diferença de valores mais recentes de uma tese com dados do IM:http://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/41/1/DoutoramentoJ. Carlos Magro Esteves.pdf
14tabr.jpg

A série é muito limitada (2002-2005), mas aconselho-vos a ir ao tutiempo ou outro site qualquer que tenha registado os valores para o Porto Santo e verão que realmente a diferença entre a estação do Porto Santo para a "nova" do Funchal é muito mais que 0,3-0,4! (não obstante estes valores médios aqui apresentados não são o standard (max + min)/2, se fizerem as contas as diferenças mantém-se).

Houve um estudo climático em que o IM fez uma pareceria com o AEMET e mostram as diferenças entre as estações nas normais de 71-2000:

jhzj3n.jpg


Conclusão: alguma coisa se passou com a estação do observatório recentemente (normais de 71 versus 81), tudo aponta que a mínima dessa "nova" estação seja 7,4.
 
Última edição: