Modelos GFS Meteopt.com

Tópico em 'Fórum e Comunidade' iniciado por HotSpot 12 Mai 2009 às 15:26.

1. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    StormRic gostou disto.
  2. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    Boas Tardes,

Estava aqui na minha análise de modelos, como faço todos os dias, e por ventura encalhei aqui com uma questão. Fui aos meteogramas como regular faço, e segundo os modelos/meteogramas á uma forte indicação de haver Levante nesta semana. Consultei os modelos do mar, que ultimamente falham como tudo em relação á ondulação, fui em busca de GIBRALTAR, para ver a 'potencia' do vento, e assim, calcular a energia emitida pelo Estreito.
    Ora Gibraltar pertencente ao Reino Unido, a minha pergunta é: É possível integrar o Estreito de Gibraltar nos METEOGRAMAS?

Um abraço,

3. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Se reparares, no fórum, na barra lateral onde aponta aos modelos, há um separador que diz Global. Esse link leva a uma nova janela que permite ver os meteogramas para qualquer coordenada global, a partir de um mapa.
    De facto está um pouco escondido, mas é bastante útil, certamente interessará a mais utilizadores que nem se devem ter apercebido da existência! :)

]ToRnAdO[, Thomar e StormRic gostaram disto.
  4. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Nunca tinha visto isso do Global mas já conhecia a existência dessa página, para quem não encontrar o link é http://meteopt.com/modelos/meteogramas :)

5. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    Muito Obrigado Rozzo!! Epah já tinha reparado há uns tempos, mas por vezes isto varre-se :D

6. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    O Modelo GFS - Península Ibérica deixou de apresentar a carta de humidade relativa aos 700 hPa, dificultando desta maneira a identificação das áreas potencialmente indutoras à ocorrência de trovoadas ...

joselamego gostou disto.
  7. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    Deixo aqui uma sugestão de melhoria nos modelos do meteopt. Pelo que tenho visto por ai o algoritmo mais certo para cotas de neve é sem dúvida o que corre actualmente nos modelos penso que a tabela ficaria mais completa e mais intuitiva para quem os consulta a adição de ícones conforme a previsão.

Actualmente temos isto https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=40.32&lon=-7.61&lang=pt&type=txt&units=m

E porque não pensar num layout tipo isto http://www.meteociel.fr/previsions/69637/covilha.htm

Fica a sugestão ;)

criz0r, Thomar, MSantos e 3 outras pessoas gostaram disto.
  8. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Estava a tentar consultar as cartas do Modelo GFS das 06h00 de hoje para a Península Ibérica mas não consigo visualizar nada ... :lmao:

Alguém ajuda a solucionar o problema?

Partilhar esta Página