Monitorização Clima de Portugal - 2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tudo bem, talvez me tenha excedido um pouco. O que eu queria explicar é que a situação de seca em Outubro melhorou, bastante nalguns locais do Interior (dei o exemplo de Mirandela), apesar de ter um pouco nalguns locais do Sul, como por exemplo Faro.

Não faz mal eu percebi .... mas se tudo correr bem a palavra seca torna-se passado :p

GFS estamos todos contigo !!:thumbsup:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E não é que depois de ter feito o Reset á estação de S. Julião do Trojal acabou por rectificar e deixar a estação com uns impressionantes mas completamente falsos 473,3 mm para o mês de Outubro !!:hehe:

Afinal a rectificação acabou por não acontecer e esta estação mais um pouco e tinha tanto como todas as outras estações do Centro e Sul juntas :huh:

É pena o INAG ter tido esse descuido ... porque mais valia ter deixado a estação em zeros no mês de Outubro do que depois do Reset ter voltado atrás !!
Ao menos estaria mais perto da realidade que deveria ser cerca de 70 mm creio !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Clima: Chuva tarda em chegar depois do Verão

Setembro e Outubro foram meses secos


O final deste ano está revelar-se especialmente seco. Nos meses de Setembro e Outubro registou-se muito pouca precipitação no Algarve e, em algumas zonas, não se atingiu sequer metade da registada nos últimos 30 anos.




Foi assim na faixa litoral entre Vila Real de Santo António e Faro e também em toda a Costa Vicentina onde, em Outubro, a chuva ficou mais de 50% abaixo do registado em média entre os anos de 1971 e 2000, de acordo com dados do Instituto de Meteorologia. Neste mês, apenas a área à volta de Portimão se aproximou do normal, com níveis de pluviosidade a rondar os 80% da média.

Em Setembro, a situação ainda foi mais alarmante. Na zona de Monchique a precipitação não atingiu 10% do habitual. E, em quase todo o Algarve, não choveu sequer 40% do que é usual neste mês.

A excepção foi a faixa fronteiriça, entre Alcoutim e Vila Real de Santo António. Mas, mesmo aqui, a precipitação ficou-se pelos 80%, quando comparada com a média dos anos entre 1971 e 2000.

Na comparação com 2008, não se notam grande diferenças em termos de precipitação relativamente a Outubro. Nesse mês , no ano passado, também choveu pouco. Só que Setembro de 2008 foi especialmente chuvoso, com o registo de cheias e níveis de pluviosidade mais de 350% acima do habitual, em quase todo o Algarve .

Refira-se que o Instituto de Meteorologia não prevê chuva para o Algarve nos próximos dias.

TEMPERATURAS REGISTADAS ACIMA DA MÉDIA

Se a chuva registada ficou abaixo da média na região, já a temperatura do ar manteve-se acima do normal para o Algarve.

Em Outubro deste ano, a média para todo o Algarve variou entre os 22 e os 26 graus, consoante as zonas – entre 1,5 e 2,5 graus acima da média registada nos anos de 1971 a 2000. Já em Setembro, os 26 a 28 graus de temperatura do ar registados em média, no Algarve, significaram um aumento entre 0,5 a 1,5 graus relativamente ao habitual. Refira-se que em 2008, as temperaturas estiveram bem mais baixas. Em Setembro desse ano variaram entre os 22 e os 26 graus (0,5 a 1,5 abaixo da média). Em Outubro registaram-se 21 a 23 graus (menos 0,5 do que a média habitual).

Fonte: Correio da Manhã
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Caros algarvios, resta cerrar os dentes e esperar que este ciclo climático mais seco que teve início em 2004 se esfume... Já tivemos décadas assim logo no início do século XX, e agora voltámos ao mesmo... Sem anticiclone na Escandinávia e depressão a sul ou sudoeste de São Vicente nada feito...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boa tarde ....
Gostava de compartilhar com voçês este artigo que encontrei, sendo que trata-se de um estudo português recente sobre as alteração climáticas em Portugal e o seu futuro.
Basicamente este estudo usa como base modelos regionais e globais, que na sua grande maioria surgere num periodo de 2070-2099 uma diminuição drástica da precipitação em Portugal, em especial na Primavera e no Outono.
Apesar dos diversos modelos utilizados e dos inúmeros erros que estes possam conter, a maior parte dos modlos sugere uma diminuição da precipitação anual entre -10% e -40%, sendo o Outono o que tem a diminuição maior nalguns casos entre -40%a -60% !!
Curiosamente no periodos do Inverno quase todos os modelos apontam para um aumento da precipitação em todo o território havendo mesmo alguns que apontam um aumento de 40% a 60% em particular no sul e litoral centro !!

Em conclusão disto tudo o que eu digo é:
- Se o Outono tivesse uma diminuição de 50% a 60% de precipitação no sul:
ora: 14 mm + 48 mm + 78 mm = 140 mm. Estes 140 * 0,50 = 70 mm;
Teria então verão até pelo menos Novembro.
- A mesma coisa na Primavera (diminuição de 20% a 40%):
40 + 40 + 20 = 100 * 0,70 = 70 mm

Verão de Março a Outubro ... não obrigado !!

Curioso que acho disto em relação ao Inverno é que se houvesse um aumento teria que haver uma nova tendência num NAO - , durante este período e ter novamente nas proximas decada que haver um aumento substancial nas proximas décadas .... Hum não me cheira !!
Eu estava mais inclinado ao contrário mas pronto !!

Mas gostava que lessem e dessem a vossa opinão ... se calhar movendo isto para o tópico mais apropriado ..!!
http://www.cgul.ul.pt/pm/Siam2_Clima.pdf

Esses estudos dão-me vontade de rir :lmao:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esses estudos dão-me vontade de rir :lmao:

é preciso respeitar quem faz esses estudos ....
Eu também manifestei a minha discordância como reparaste ...

Mas em relação ao estudo se o leste ... podes reparar que o estudo faz sentido, a fonte para a execução do estudo, ou seja, os tais modelos que ela fala é que podem e devem certamente ter muitos erros como é normal!!

Para mim a unica coisa certa nos estudos até agora é que a temperatura aumenta o resto é ficção ciêntifica mas posso estar enganado claro ....
É apenas a minha opinião ....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá bom dia !!
De acordo com os dados do INAG ( e é engraçado ver), parece que neste momento e olhando para os dados recolhidos relativamente ás estações apesar de algumas ter dados muito suspeitos dá para visualizar que a região Norte está com valores entre os 75% e os 110% relativamente ás estações que parecem estar a funcionar bem !!
As outras dessa região tem valores altamente suspeitos ...

O Centro do país tem valores na maior parte das estações com 50% abaixo do normal com uma ou outra excepção, havendo somente 1 ou 2 estações com valores extremamente suspeitos !!

No Sul do país a precipitação registado este mês é devido á humidade :D, isto falando do Baixo Alentejo e Algarve !!

Resumo: Neste momento apenas a região norte apresenta valores mais próximos dos normais, nomeadamente o Minho que está quase na média !!
A região centro encontra-se com 50% da média e o sul está com 0% da média !!


Esta é a situação do nosso país neste momento !!
Como se deve poder constatar o único sitio que se livra da seca neste momento é a região Norte nomeadamente Minho e Douro litoral e um pouco da Beira Litoral !!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Olá bom dia !!
De acordo com os dados do INAG ( e é engraçado ver), parece que neste momento e olhando para os dados recolhidos relativamente ás estações apesar de algumas ter dados muito suspeitos dá para visualizar que a região Norte está com valores entre os 75% e os 110% relativamente ás estações que parecem estar a funcionar bem !!
As outras dessa região tem valores altamente suspeitos ...

O Centro do país tem valores na maior parte das estações com 50% abaixo do normal com uma ou outra excepção, havendo somente 1 ou 2 estações com valores extremamente suspeitos !!

No Sul do país a precipitação registado este mês é devido á humidade :D, isto falando do Baixo Alentejo e Algarve !!

Resumo: Neste momento apenas a região norte apresenta valores mais próximos dos normais, nomeadamente o Minho que está quase na média !!
A região centro encontra-se com 50% da média e o sul está com 0% da média !!


Esta é a situação do nosso país neste momento !!
Como se deve poder constatar o único sitio que se livra da seca neste momento é a região Norte nomeadamente Minho e Douro litoral e um pouco da Beira Litoral !!

O que são para ti valores suspeitos:D?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que são para ti valores suspeitos:D?

Valores suspeitos são por exemplo os 473 mm registados em São Julião do Trojal dos quais mais de 160 mm registados em 24 horas de um dia que nem sequer choveu !!
E mesmo o resto estão completamente fora do normal face ás restantes á volta !!
O valor mais correcto nessa estação seria cerca de 70 ou 80 mm no mês de Outubro !!

Por exemplo uma região com 1 mm por exemplo registado nesse mês, quando todas as estações á volta tem mais de 150 mm por exemplo !!
Basta dares uma espreitadela no site do INAG e comprovas mesmo isso ...

Link:
http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=4.3.1&objlink=&objrede=
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Seca meteorológica desagrava-se em Novembro
Relatório Clima Novembro 2009
2009-12-04 (IM)


A precipitação registada no mês de Novembro em Portugal continental situou-se próxima dos valores normais (1971-2000), apresentando uma anomalia de + 13,4 mm.

As quantidades de precipitação ocorridas em Novembro levaram ao fim da situação de seca meteorológica na região Norte e litoral centro, de acordo com o Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia. Nas restantes regiões mantém-se a situação de seca, com agravamento no Algarve e em alguns locais no Alentejo, numa expressão de 60% do território continental em situação de seca meteorológica, ainda que com grau de severidade pouco elevado.

Em termos nacionais (continente), os valores de precipitação situaram-se próximos dos valores normais (1971-2000), no entanto, em termos regionais e focando em especial a região Norte e Litoral Centro, os valores de precipitação registados foram particularmente elevados. Realce para o valor diário de 85 mm (entre as 09:00 UTC de dia 15 e as 09:00 UTC de dia 16) registado na estação de Porto/Pedras Rubras, valor este que corresponde ao maior valor observado nesta estação desde 1967 (o anterior valor era de 68,7 mm, em 14.11.1085).

No que diz respeito às temperaturas, Novembro apresentou valores de temperatura mínima e média do ar acima dos valores normais (1971-2000) com anomalias de + 1,6ºC e + 0,9ºC, respectivamente, sendo que o valor mensal da temperatura mínima constitui o 10º valor mais elevado desde o início dos registos, em 1931. A temperatura máxima situou-se muito próxima do valor normal, com um desvio de + 0,1ºC.

No Arquipélago da Madeira, os valores de temperatura do ar, mínima, média e máxima, foram superiores aos respectivos valores normais. Quanto aos valores de precipitação, os mesmos situaram-se abaixo do valor normal.

No Arquipélago dos Açores, os valores médios da temperatura do ar mínima, média e máxima foram inferiores aos respectivos valores normais, o mesmo sucedendo com os valores de precipitação, excepção feita às Flores (Grupo Ocidental) que registou valores de precipitação superiores ao valor normal.

seca.jpg

Fonte: IM
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Se calhar sou eu que ando obcecado :lol:, mas as temperaturas (máx. e mín.), para Dezembro, não continuam assim um bocadinho para o elevadas? E Novembro confirmou-se ter sido mais quente face à média. O que se passa no litoral e sul de Portugal?! Será que se vai tornar numa extensão climática do Norte de África? Será que a malária também se vai tornar endémica em Portugal? :lol:

Cheguei há poucos dias da Dinamarca, onde apanhei umas temperaturas que variaram entre os 0ºC-7ºC enquanto lá estive, para me fazer lembrar o que era frio... Porque de facto em Lisboa uma pessoa esquece-se do que é isso. Para os parâmetros do Norte da Europa, a temperatura actual em Lisboa (ca. 17ºC) é praticamente Verão e andaria tudo de manga curta, nós andamos todos encasacados como se estivessem uns 5ºC. :disgust: Quando saí do avião em Lisboa, dia 2 de Dez., já passava das 17h e levei com um bafo quente de 17ºC...:mad::sad:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Se calhar sou eu que ando obcecado :lol:, mas as temperaturas (máx. e mín.), para Dezembro, não continuam assim um bocadinho para o elevadas? E Novembro confirmou-se ter sido mais quente face à média. O que se passa no litoral e sul de Portugal?! Será que se vai tornar numa extensão climática do Norte de África? Será que a malária também se vai tornar endémica em Portugal? :lol:

Cheguei há poucos dias da Dinamarca, onde apanhei umas temperaturas que variaram entre os 0ºC-7ºC enquanto lá estive, para me fazer lembrar o que era frio... Porque de facto em Lisboa uma pessoa esquece-se do que é isso. Para os parâmetros do Norte da Europa, a temperatura actual em Lisboa (ca. 17ºC) é praticamente Verão e andaria tudo de manga curta, nós andamos todos encasacados como se estivessem uns 5ºC. :disgust: Quando saí do avião em Lisboa, dia 2 de Dez., já passava das 17h e levei com um bafo quente de 17ºC...:mad::sad:

Sim, os valores de temperatura continuam elevados para esta altura do ano. Mas é algo que normalmente acontece com este tipo de condições meteorológicas. Fluxo de SW com elevados quantitativos de precipitação no norte e centro do país estão sempre associados a valores mais elevados da temperatura.

Quanto à malária, esta já existiu durante muito tempo em Portugal continental, só terá desaparecido em meados do século XX.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
:) O teu gráfico André, é como o meu de Viena... um 2009 com quase todos os meses bem acima da média....
Não é só Portugal...

Lisboa, já não tem um mês fresco desde....

tn085791yr.gif