Monitorização Clima de Portugal - 2010

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Atenção à forma como se calcula a temperatura média anual. Não basta fazer uma média aritmética com as máximas e mínimas absolutas para cada mês.
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
Atenção à forma como se calcula a temperatura média anual. Não basta fazer uma média aritmética com as máximas e mínimas absolutas para cada mês.

Isso seria um pouco absurdo usar as máximas e mínimas absolutas:p.
P.S. Agora fiquei com curiosidade vou ver como estão outros locais em termos de temperatura.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sociometeo, é impressão minha ou está a comparar os valores da G.Coutinho com a normal do Geofísico?
O correcto é comparar os dados do Geofísico com a respectiva normal, ou não?

Mas se insiste em falar da G.Coutinho, então a anomalia do último ano é a seguinte:

tn085791yr.gif
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Sociometeo, é impressão minha ou está a comparar os valores da G.Coutinho com a normal do Geofísico?
O correcto é comparar os dados do Geofísico com a respectiva normal, ou não?

Mas se insiste em falar da G.Coutinho, então a anomalia do último ano é a seguinte:

tn085791yr.gif

OK... vair dar tudo ao mesmo... mas o Dan não deixa de ter toda a razão...
 

AGRIGUS

Cirrus
Registo
9 Dez 2010
Mensagens
2
Local
Santarem
Bom dia!

Sou eng agronomo e achei este forum interessante pq cada vez mais o clima tem influencia num bom desempenho nas produções agricolas.
Por isto venho-vos solicitar alguns dados sobre:
temp max e min dos mes de Novembro 2010 em Santarem, será possivel obter estes dados?
 

Johnny

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
781
Local
Agora... em Braga (Tibães, a 50m alt.)
O mês de Novembro foi mais frio que o normal, em Portugal, revela o Instituto de Meteorologia.

Ainda que o início do mês tenha apresentado valores elevados de temperatura máxima entre 20 e 27º C, na segunda quinzena observaram-se valores muito baixos de temperatura, em particular no interior do território, onde se registaram temperaturas mínimas negativas, como por exemplo em Miranda do Douro (-7.2ºC), Bragança (-6.7ºC) e Montalegre (-6.5ºC).

Os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar foram inferiores ao valor normal, em -1.4ºC e -0.9ºC, respetivamente.

Em relação à precipitação em Portugal Continental, o mês classifica-se como normal a seco em quase todo o território, exceto nas regiões do Litoral Norte, da região de Lisboa e de Sagres, onde foi chuvoso.

O valor médio mensal da quantidade de precipitação foi muito próximo do valor normal 1971-2000, com uma anomalia de -5.2mm.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Sim ... mas eu arriscaria dizer que cada vez mais as chances de chover no continente nesta proxima semana vão-se reduzindo com os modelos a darem a precipitação mais no mar do que em terra, devido ao bloqueio anticiclónico ...
Assim na próxima semana a não ser que haja alguma mudança súbita teremos um predominio de ceu nublado e alguma chance de chuva no litoral oeste, e manter-se-á assim até á passagem de ano...

Este mês arrisco já dizer será muito seco a norte e centro e chuvoso a sul ....
Se assim se mantiver então classificarei este trimestre Outonal ou hidrológico como normal no sul, e provavelmente normal a Norte e Centro também !!

Arriscando o olho sazonal, eu diria que a tendencia nos próximos meses é para ser algo parecido com o periodo Outonal, ou seja, precipitação na média pelo menos no sul, e provavelmente abaixo da média mais a Norte, mas isto este ano tem estado dificil para os modelos sazonais ...

Já agora arriscaria que para variar Janeiro seria abaixo da média ...... (este mês está-se tornando cada vez mais seco ), mas vamos a ver pois espero a segunda metade de Janeiro mais chuvosa..

Muito seco no Norte???? Aqui em Viseu, e nem é uma das cidades mais chuvosas da região, já levo 240mm este mês, quando a média disponibilizada no site do IM é de 193mm. De certo se passa isto com muitas das estações do Norte, se é que não é com uma anomalia ainda mais positiva. Em Outubro tive 191,4mm (média é 133,2mm) e Novembro rendeu 138,7mm (média é 135,9). Como vês, apenas Novembro situou-se ligeiramente abaixo da média, valor largamente compensado pelas anomalias positivas de Outubro e em especial de Dezembro.

Isto é claro uma observação da minha localidade, que como é sabido, sendo já bem no interior, escapa muitas vezes ao grosso da precipitação. No Minho, o que não deve faltas é excedente de precipitação, e mesmo em Trás-os-Montes deve ter sido um Outono bem chuvoso.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Muito seco no Norte???? Aqui em Viseu, e nem é uma das cidades mais chuvosas da região, já levo 240mm este mês, quando a média disponibilizada no site do IM é de 193mm. De certo se passa isto com muitas das estações do Norte, se é que não é com uma anomalia ainda mais positiva. Em Outubro tive 191,4mm (média é 133,2mm) e Novembro rendeu 138,7mm (média é 135,9). Como vês, apenas Novembro situou-se ligeiramente abaixo da média, valor largamente compensado pelas anomalias positivas de Outubro e em especial de Dezembro.

Isto é claro uma observação da minha localidade, que como é sabido, sendo já bem no interior, escapa muitas vezes ao grosso da precipitação. No Minho, o que não deve faltas é excedente de precipitação, e mesmo em Trás-os-Montes deve ter sido um Outono bem chuvoso.

Viseu pertence ao Norte ????????
Uma cidade não faz uma região, e falei por regiões sendo que me parece que desta vez o Minho e Douro Litoral é o que leva uma maior anomalia negativa na precipitação, pois no IM calculei precipitações de cerca de 70 mm neste mês nessa região ....
Na região sul neste momento a maior parte dos locais anda com valores na ordem entre os 120 e os 150 mm de precipitação, e portanto acima da média..
A região centro parece-me que anda com valores nessa ordem também mas senda menor a norte do sistema Montejunto-Estrela.
Portanto se falo em seco, falo respeitante aos valores esperados, e não áquilo que choveu e por isso tenho a certeza que quando sair o relatório do IM dirá que o mapa será exactamente ao contrário do mês de Novembro por exemplo, e será apenas necessário trocar as cores...

Mas claro isto de dizer por alto, posso incorrer em alguns erros, e será necessário esperar pelo relatório do IM, mas não tenho dúvidas em classificar como seco a norte do eixo montejunto-estrela.. (menos de 50% em relação ao valor esperado)

PS: Mais atenção ao que lê para não misturar alhos com bugalhos, pois quando falei em seco, estava falando relativamente a Dezembro, e quando falei em normal estava falando ao trimestre (mas muito mais dificil analisar sem dados e posso incorrer em erros).
Vou corrigir apenas a parte do "muito seco a Norte e Centro" para "muito seco a Norte"..

Quando sair o relatório do IM logo se vê ...;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Neste mês de Dezembro, nas estações do Porto/Pedras Rubras, Vila Real e Bragança, talvez só o Porto/Perdas Rubras esteja um pouco abaixo da precipitação média. Das restantes estações não tenho dados.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Neste mês de Dezembro, nas estações do Porto/Pedras Rubras, Vila Real e Bragança, talvez só o Porto/Perdas Rubras esteja um pouco abaixo da precipitação média. Das restantes estações não tenho dados.

Tem-se que esperar pelos ultimos dias que ainda choverá alguma coisa, pois ainda é prematuro estarmos falando disto ....
Mas de facto estive olhando aos dados da NOAA e em Bragança está de facto bem acima da média e admito que todo o Interior Norte e Centro também esteja, devido á direcção dos ventos predominantes em que as montanhas não tiveram a influencia que costumam ...
Mas parece-me que então será apenas o litoral norte em especial Minho e Douro Litoral que poderá estar com valores mais baixos.... (para já )