Monitorização Clima de Portugal - 2013

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas.
Cheguei agora a casa e verifiquei que no dia 24 o vento atingiu os 68 km/h por volta do meio dia e o acumulado de precipitação ficou nos 21.8 mm
O rate máximo atingiu os 98.4
Boas festas a todos.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O André já corrigiu mais ou menos bastantes valores sendo que me parece claramente certo que Viana do Castelo deve ter passado claramente dos 30 mm, Porto obviamente teve bastante mais.
Santa Cruz e outras estações perto de Lisboa não tiveram nem 100 mm, nem na ordem dos 60 mm como mostra o gráfico.

Relativamente ao Algarve a chuva apenas chegou no dia 24 já depois das 00h, portanto já dentro do dia 25 !

Seria interessante se o IPMA corrigisse mais tarde estes valores mas infelizmente duvido que o façam. Há uns dias mandei um email a questionar os valores de Castro Marim, mas não obtive resposta, ou seja, "Parede estás-me a ouvir ? "
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Sanxito

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A estação de Faro/Aeroporto registou ontem 32.3 mm.

Mapa de precipitação (25/12)

16439974_PMfgG.jpeg


O mapa está correcto no Algarve.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Falando então no vento,no dia 24, a estacão do IPMA da Pampilhosa da Serra, Fajão, registou a rajada mais intensa da rede(disponivel), uns belos 153 km/h !
A estação de Portalegre vem logo a seguir com 127 km/h!
Em termos de rajadas posso confirmar que o registo é correcto, o de precipitação no entanto não é, mas a estação Portalegre (Cidade) pode servir de base, estava funcional.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A tradição manteve-se mais um Dezembro abaixo da média nas temperaturas, foi o 11º ano consecutivo. Fenomenal!

Quanto à seca manteve-se na maior parte do território, sendo moderada no Interior Alentejano e Sotavento Algarvio.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Só li o boletim na diagonal, mas...

Porto (S.Pilar): 105,2mm acumulados no mês de Dezembro?
Basicamente o mesmo que Lisboa! :lol:

Não acredito que só as P.Douradas tenham superado os 300mm em Dezembro. No noroeste ficou muita precipitação por contabilizar...

Eu superei largamente isso LOL, tal como Cerveira, Ponte da Barca, Gerês, Monção, Braga. AS EMAS também estão quase todas desaparecidas do mapa, bem que preferia pertencer á galiza no que toca á meteorologia, tou farto da incompetência do nossos instituto, é uma vergonha!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu superei largamente isso LOL, tal como Cerveira, Ponte da Barca, Gerês, Monção, Braga. AS EMAS também estão quase todas desaparecidas do mapa, bem que preferia pertencer á galiza no que toca á meteorologia, tou farto da incompetência do nossos instituto, é uma vergonha!

Pois olha que eu fui á procura das estações amadoras e desde já digo-te que não foi nada fácil, separar o trigo do joio, sendo que a maior parte delas fiquei com a "pulga atrás da orelha" e algumas com valores demasiados altos tive que ir analisar e reparei que foram invadidas pelo rio, tenho uma com quase 2000 mm de chuva em Dezembro, e tenho outras com 400, ou acima dos 300 mm mas quase 200 ou até 300 mm num dia apenas. Essas foram para o lixo.

Fazendo uma apanhado e uma interpolação deu logo para separar em Dezembro o Minho do Alto Minho, e o Douro do Minho.
De forma geral essas estações no no Grande Porto tiveram entre 100 a 140 mm de precipitação, que posso estender junto á costa até Viana do Castelo. A zona de Paços de Ferreira apresenta mais de 300 mm de precipitação com dados fiáveis e depois aquela zona de Braga e Guimaraes também não foge muito desses valores.

Esses locais que mencionas onde vais buscar os valores. Eu foi ao Wunderground
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Só li o boletim na diagonal, mas...

Porto (S.Pilar): 105,2mm acumulados no mês de Dezembro?
Basicamente o mesmo que Lisboa! :lol:

Não acredito que só as P.Douradas tenham superado os 300mm em Dezembro. No noroeste ficou muita precipitação por contabilizar...

Ris-te .... pois olha que as estações do Wunderground, percebi que existiu uma diferença enorme entre Minho e Douro em Dezembro, bem como Minho e Alto ou Interior do Minho.

Na zona do Litoral Norte e grande Porto fiz uma interpolação e os valores fiáveis variaram entre 100 a 150 mm em Dezembro. Em Viana do Castelo é semelhante mas desconfio dos dados. No Alto Minho tal como Braga, Guimaraes, Paços Ferreira e outro sitio existiu valores superiores a 200 mm acumulados com maior destaque Paços Ferreira. Existem outras muito acima disso mas foram invadidas pelas ribeiras.

Houve mesmo grande diferença entre Minho e Douro, acredita !

EDIT: Contudo devido á localização que é uma zona de Serra, e salvo minha memória pareceu-me que a estação teve falhas mas não me parece que tivesse excedido os 160 mm .....
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ris-te .... pois olha que as estações do Wunderground, percebi que existiu uma diferença enorme entre Minho e Douro em Dezembro, bem como Minho e Alto ou Interior do Minho.

Na zona do Litoral Norte e grande Porto fiz uma interpolação e os valores fiáveis variaram entre 100 a 150 mm em Dezembro. Em Viana do Castelo é semelhante mas desconfio dos dados. No Alto Minho tal como Braga, Guimaraes, Paços Ferreira e outro sitio existiu valores superiores a 200 mm acumulados com maior destaque Paços Ferreira. Existem outras muito acima disso mas foram invadidas pelas ribeiras.

Houve mesmo grande diferença entre Minho e Douro, acredita !

EDIT: Contudo devido á localização que é uma zona de Serra, e salvo minha memória pareceu-me que a estação teve falhas mas não me parece que tivesse excedido os 160 mm .....

Aurélio,
Lá porque a estação se chama Serra do Pilar, não significa que fique numa serra. :lol:
A estação não fica longe da Ponte D. Luís I, junto ao mosteiro.
Estação essa que acumulou 5mm num dia extremamente chuvoso.

O Snifa, estação de referência para o Porto, acumulou 202,2mm.
O ISEP, não tem os dados todos, mas pelo gráfico também lhe contas 200mm. (Pelo gráfico a precipitação ronda os 200-210mm).

myuy.jpg


Acumulou quase 80mm, no dia em que a S.Pilar acumulou 5mm. :p

Póvoa do Lanhoso, só no dia 24 acumulou 118,1mm. Esteve o resto do mês off.

Tens que ter o cuidado de ver se essas estações estiveram ligadas o mês todo.
Há muitas estações no Minho. Mas quase nenhuma tem dados contínuos.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata e Snifa

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio,
Lá porque a estação se chama Serra do Pilar, não significa que fique numa serra. :lol:
A estação não fica longe da Ponte D. Luís I, junto ao mosteiro.
Estação essa que acumulou 5mm num dia extremamente chuvoso.

O Snifa, estação de referência para o Porto, acumulou 202,2mm.
O ISEP, não tem os dados todos, mas pelo gráfico também lhe contas 200mm. (Pelo gráfico a precipitação ronda os 200-210mm).

myuy.jpg


Acumulou quase 80mm, no dia em que a S.Pilar acumulou 5mm. :p

Póvoa do Lanhoso, só no dia 24 acumulou 118,1mm. Esteve o resto do mês off.

Tens que ter o cuidado de ver se essas estações estiveram ligadas o mês todo.
Há muitas estações no Minho. Mas quase nenhuma tem dados contínuos.

Pois é um problema a consulta de estações, as do IPMA estão off ou quase, as amadoras nem sempre tem dados correctos, e assim torna-se muito dificil se perceber o quanto choveu num mês !
E entrar dentro da estação e olhar as páginas todas e verificar se tudo correr bem é complicado ....

Penso exequivel a moderação criar uma ferramente que mostre os dados dos users que dispõe de estações neste Forum ...

Desculpem a minha ignorância mas jamais pensei que Serra do Pilar não fosse uma serra, mas nunca fui para essa zona do País
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata