Monitorização Clima de Portugal - 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O local onde está situada a EM Monção tem que ser excepcionalmente quente e não é representativo de toda a zona. Eu ontem passei todo o dia em Monção, numa aldeia que dista cerca de 6/7 km da estação meteorológica, e, sem ter dados concretos, quase que garanto que a temperatura não terá ultrapassado os 32º/33º. Quando regressei a Braga, por volta das 20:30, o meu carro marcava 22º
Não deixa de ser curioso este facto, pois Monção atinge valores de máximas bastante mais elevados do que qualquer outro sítio no Minho.

A estação registou hoje uma máxima de 39ºC, amanha sabemos o valor exacto.
Sempre achei estranho uma coisa, se aquela zona aquece tanto de dia, porquê que não arrefece bastante à noite? No minimo estranho, pois a estação nem está instalada no topo de uma colina ou a meio de uma vertente.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:calor:

Temperaturas Máximas > = 37,5ºC

1-9-14

Elvas: 40,6ºC

Valdonas,Tomar: 40,5ºC

Santa Barbara, Pinhão: 40,4ºC

Lousã(Aerodrmo): 39,8ºC

Valinha,Monção: 39,6ºC

Reguengos,São Pedro do Corval: 39,3ºC

Mora: 39,3ºC

Mirandela: 38,8ºC

Avis: 38,8ºC

Portel,Oriola: 38,8ºC

Beja: 38,8ºC

Viana do Alentejo: 38,5ºC

Ansião: 38,4ºC

Alvalade do Sado: 38,0ºC

Pegões: 37,8ºC

Cabeceiras de Basto: 37,8ºC

Estremoz: 37,8ºC

Aldeia Souto (Quinta Lagedosa): 37,7ºC

Santarém,Fonte Boa: 37,6ºC

Coruche: 37,5ºC

Évora (Aeródromo): 37,5ºC

Fonte: IPMA



Alvega liderava certamente este Top.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
:calor:

Temperaturas Máximas > = 37,5ºC

1-9-14

(...)

Foi um dia mesmo de verão :calor: , com temperaturas mais normais de acontecerem em Julho e início de Agosto do que em Setembro.
De notar que este Agosto, não houve nenhuma estação do IPMA a registar mais de +40ºC. Faltam só uns dias para sair o boletim para confirmar isso.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Foi um dia mesmo de verão :calor: , com temperaturas mais normais de acontecerem em Julho e início de Agosto do que em Setembro.
De notar que este Agosto, não houve nenhuma estação do IPMA a registar mais de +40ºC. Faltam só uns dias para sair o boletim para confirmar isso.

Uma das máximas que mais me surpreendeu foi a de Ansião, pois a estação está no topo de uma colina, e máximas desta ordem não são assim tão comuns.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
É pouco habitual uma descida da temperatura máxima na ordem dos 15ºC de um dia para outro, mas aconteceu.

Ficam os dados.

qqy2pl.jpg


vd2uu1.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Temperatura de Agosto foi a segunda mais baixa desde 2001
A temperatura registada em Agosto foi "inferior ao valor normal", tendo sido a segunda mais baixa desde 2001, indica o boletim climatológico mensal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O dia 18 de Agosto foi o que registou o valor mais alto de temperatura

O IPMA adianta que, no último mês de Agosto, não se observaram valores de temperatura máximas do ar iguais ou superiores a 40 graus, "situação que não se verificava desde 1996 em Agosto".

Segundo o boletim do clima de Agosto, os valores médios da temperatura máxima e mínima foram inferiores aos valores normais, respectivamente em menos 0,49 graus e menos 0,75 graus.

Também os valores da temperatura máxima e mínima do ar foram os segundos mais baixos desde 2001 (os menores valores registaram-se em 2008) e os valores da temperatura do ar inferiores aos de agosto ocorreram em cerca de 30 por cento dos anos, diz o documento.

O IPAM salienta que o número de dias quentes (temperatura máxima igual ou superior a 30 graus) foi "significativamente inferior ao respectivo valor médio, em particular nas regiões do Norte e Centro", sendo a excepção em Beja, Elvas e Reguengos, onde foram próximos do valor médio e se verificou o maior número de dias, 28.

O número de dias com temperaturas máximas iguais ou superiores a 35 graus (dias muito quentes) foi "significativamente inferior ao normal em todo o território", tendo apenas se registado na região da margem esquerda do rio Guadiana durante cinco e sete dias, refere o mesmo relatório.

O IPMA adianta que o número de noites tropicais (temperatura mínima igual ou superior a 20 graus) também foi inferior ao normal e ocorreu essencialmente na região do Algarve, com um máximo de cinco noites em Vila Real de Santo António e Castro Marim.

O boletim do clima destaca também que "só em sete dias do mês é que os valores de temperatura máxima do ar ultrapassaram os 30 graus em cerca de metade do território" e "apenas em cerca de 10 por cento do território se verificaram 15 dias ou mais" com essa temperatura.

Segundo o IPAM, o dia 18 de Agosto foi o que registou o valor mais alto de temperatura.

O relatório mensal diz ainda que os valores da quantidade de precipitação no mês de agosto foram inferiores ao valor normal, excepto nas regiões do Minho e Douro Litoral, onde foram superiores.

O mês de Agosto classificou-se como "seco".

Lusa/SOL

Era bom que o inverno fosse tão frio como o de 2001/2002.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Continua a saga dos pluviometros entupidos:

g25rQLz.jpg


Pegões, Zebreira, Setúbal (Areias)
, Odemira (S.Teotónio) e Alvalade são as que saltam logo à vista. (Não sei se choveu >1mm em Beja e Reguengos (S. Pedro do Corval). Nas três primeiras estações deve ter havido bons acumulados, o que não se reflecte no mapa.

Depois, Alvega aparece com um acumulado de precipitação entre os 3-5mm, quando na soma da precipitação horária se soma 18,0mm.

Na região de Lisboa norte, ainda bem que lá vai aparecendo a estação de Montachique (entre Mafra e Loures) para espelhar um pouco daquilo que se passa a norte da cidade. Ontem foi um dia em que pouco choveu na cidade de Lisboa, mas nos arredores fartou-se de chover.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em Portimão o mês rendeu 44,9 mm, como é isso possível ? E o valor de V.R.S. António foi de 21,6 mm

Quando consultei os dados das estações amadoras o maior valor era de Aljezur com mais ou menos esse valor, e depois creio que se seguia Almancil com cerca de 30 mm e todas as outras estações andam entre os 15 e os 30 mm pelo que esse valor de 44,9 mm me surpreende bastante aí para mais quando Lagoa ali mesmo ao é teve metade desse valor.
Como o IPMA utilizei os dados dessa estação inflaccionou claramente os valores aqui no Algarve.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas Aurélio,

Por curiosidade fui consultar o histórico da estação de Portimão (Aerodromo) e bate certo esse valor de precipitação.

link:

https://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosHistorico.jsp

:thumbsup:

Eu nunca pus em causa o valor registado pela estação, simplesmente não espelha a realidade nem da região nem do Algarve. Mesmo o valor da precipitação em VRS António não espelha a realidade do Sotavento cuja precipitação foi inferior a esse valor. É o que dá apenas se ter duas estações a funcionar no Algarve !

EDIT: Se a estação de Faro estivesse a funcionar teria usado a de Faro, e em vez de chuva acima da média (200 a 300%) passaria a normal.
 
Última edição: