Monitorização Clima de Portugal - 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Excelente partilha Vince.
Amanhã talvez ocorram registos em torno dos 34/35ºC, era preferível ter a rede inteira em pleno, mas pronto, tal não é possível.
O registo de hoje no Cabo Raso é de loucos, 31ºC.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Temperaturas máximas > 31ºC
20-10-14

Barrosinha,Alcacer do Sal: 33,4ºC
Dunas de Mira: 33,2ºC
Bencata,Coimbra: 32,7ºC
Aljezur: 32,3ºC
Neves Corvo, Castro Verde: 32,2ºC
Alvalade do Sado: 32,2ºC
Zambujeira: 32,2ºC
Viana do Alentejo: 32,2ºC
Beja: 32,1ºC
Vila Nova de Cerveira(Aerodromo): 31,8ºC
São Pedro de Moel: 31,6ºC
Setúbal( Estação de Fruticultura): 31,6ºC
Alcobaça: 31,6ºC
Massarelos,Porto: 31,4ºC
Valinha,Monção: 31,4ºC
Lousã(Aerodromo): 31,3ºC
Cabo Raso: 31,3ºC
Pegões: 31,1ºC

IPMA
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Temperaturas máximas > 31ºC
20-10-14

Barrosinha,Alcacer do Sal: 33,4ºC
Dunas de Mira: 33,2ºC
Bencata,Coimbra: 32,7ºC
Aljezur: 32,3ºC
Neves Corvo, Castro Verde: 32,2ºC
Alvalade do Sado: 32,2ºC
Zambujeira: 32,2ºC
Viana do Alentejo: 32,2ºC
Beja: 32,1ºC
Vila Nova de Cerveira(Aerodromo): 31,8ºC
São Pedro de Moel: 31,6ºC
Setúbal( Estação de Fruticultura): 31,6ºC
Alcobaça: 31,6ºC
Massarelos,Porto: 31,4ºC
Valinha,Monção: 31,4ºC
Lousã(Aerodromo): 31,3ºC
Cabo Raso: 31,3ºC
Pegões: 31,1ºC

IPMA

A estação de S. Gens (Porto) registou ontem uma máxima de 31,7C, ficando acima até de Massarelos. Hoje a mínima de S. Gens é de 17,1C, um pouco menos que ontem, quando registou 17,6C.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A estação de S. Gens (Porto) registou ontem uma máxima de 31,7C, ficando acima até de Massarelos. Hoje a mínima de S. Gens é de 17,1C, um pouco menos que ontem, quando registou 17,6C.

A máxima de ontem em S.Gens não foi 31,7ºC, mas sim 32,4ºC.
Sabes me dizer o local exacto onde está essa estação?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Existem "n" RUEMAS com dados perfeitamente credíveis.
Claro que muitas delas estão colocadas no meio das cidades e o habitual efeito de ilha de calor urbano adultera os dados.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Existem "n" RUEMAS com dados perfeitamente credíveis.
Claro que muitas delas estão colocadas no meio das cidades e o habitual efeito de ilha de calor urbano adultera os dados.
Já deste a resposta que eu queria, existem RUEMAS com dados ridículos, mas também existem RUEMAS com dados credíveis, mas serão sempre influenciados por estarem no meio de cidades. Para mim RUEMAS valem sempre 0 em climatologia, agora cada um vê como quiser :)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por acaso já te deste ao trabalho de ver a lista de estaçãoes RUEMA?
Quando fizeres isso perceberás que muitas estações RUEMA estão instaladas em areas abertas, longe de zonas urbanas.
Por exemplo, vai ver onde está instalada a estação de Dunas de Mira.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
@1337, S. Gens, segundo o ipma, é EMA. Massarelos sim é que é RUEMA, mas esteve muito perto dos dados do isep ontem, por exemplo. Eu sempre estranhei, aliás, a pouca importância que se dá às medições urbanas, como se as pessoas que vivem numa cidade não precisassem saber da temperatura que vão enfrentar, e irem para o trabalho vestidas para 25C quanto a temperatura será de 30C ou mais. É preciso saber a temperatura por questões de saúde e porque os engenheiros e arquitectos precisam destes dados para projectarem espaços habitáveis no futuro, daí a importância de projectos como o do isep e feup.

A máxima de ontem em S.Gens não foi 31,7ºC, mas sim 32,4ºC.
Sabes me dizer o local exacto onde está essa estação?

Eu encontro 31,7C âs 14:00 (UTC) em
https://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=649&idEstacao=649
na versão HTML. Há outra fonte de dados?

A localização de S.Gens já foi motivo de debate no tópico Litoral Norte, e eu ontem, graças aos posts que falavam nos mapas dinâmicos do ipma, acredito poder confirmar quase com certeza absoluta que é na Quinta de S. Gens, na Senhora da Hora (como afirmava o nosso colega de fórum Mário Cabral, aliás), muito perto do Porto (praticamente do outro lado da rua).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_de_São_Gens

Se não estiver lá, está bem perto, porque no mapa dinâmico, se comparado com o Google maps, vai dar num local perto do Norte Shopping/ 7 Bicas.
Esta estação é de especial interesse para mim porque não está nada longe de onde moro, quando esta onda de calor passar vou tentar visitar o local, deve ser a uns 2 km ou menos daqui.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Por acaso já te deste ao trabalho de ver a lista de estaçãoes RUEMA?
Quando fizeres isso perceberás que muitas estações RUEMA estão instaladas em areas abertas, longe de zonas urbanas.
Por exemplo, vai ver onde está instalada a estação de Dunas de Mira.
Então se estão longe de zonas urbanas e em areas abertas, porque raio lhe chamariam RUEMAS e não EMAS? Foi porque lhes apateceu??
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Impressionante! E parece que este calor fora de época é para continuar...
É preocupante em finais de Outubro/princípios de Novembro assistirmos a temperaturas destas! Este verão foram poucas as ocasiões com temperaturas assim...
É claro que no passado já aconteceu... mas o facto de nesta altura do ano ter de dormir de janela aberta por causa do calor é impressionante!
Não quero alimentar as teorias das alterações climáticas/aquecimento global, mas "eventos" como este são sem dúvida "achas lançadas para a fogueira"!
Será que iremos ter algo parecido com 2007? Temperaturas acima (às vezes bem acima) dos 20 graus quase até quase meados de Novembro? Veremos!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
26,2ºC de mínima esta noite em Faro... seria um valor bastante alto mas teremos de aguardar pelo início da noite. Em princípio o vento vai rodar para norte e não teremos arrefecimento, pelo contrário promete aquecer ao final do dia.
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa