Monitorização Clima de Portugal - 2014

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Bem, este não é, com toda a certeza, o tópico adequado para falar disto, mas também tenho sentido dores de cabeça...
E em conversa com colegas de trabalho, parece que não sou o único (hoje de manhã éramos uma boa meia dúzia com as mesmas queixas...)
Há ainda outro dado "curioso": a minha filha acordou hoje de manhã com uma alergia(?) que me deixou preocupado. Vermelhidão à volta dos olhos e borbulhas pelo corpo todo. Estava bem disposta, mas andei todo o dia preocupado, apesar de ter melhorado ligeiramente...

Sugiro à moderação que desloque estas mensagens para outro tópico (qualquer coisa do tipo "Calor de outubro e cefaleias"):thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: JoãoLuísAguiar


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para quando uma descida significativa da temperatura?
Já não suporto este calor e só começou há 2 dias.
Acham que este calor com poeiras pode causar dores de cabeça?
Nunca as tive e desde que começou este calor tem doído um pouco a cabeça.

Curiosamente também tenho sentidos dores de cabeça, principalmente desde o inicio da tarde... Provavelmente estará relacionado com este tempo, que de resto é para continuar!

Nestas nuvens de poeiras do Sahara não há só areia, há de tudo, desde vírus e bactérias e outros organismos a certos minerais. Reparem que em última análise estar a respirar isto, embora sejam comparativamente quantidades mínimas, é como lamber o solo do deserto. Os ventos no Sahara fizeram isso por nós e trouxeram-no para aqui, mas acaba por nos entrar no sistema.
No entanto a possibilidade de esses sintomas serem directamente relacionados com essa ingestão em quantidades ínfimas parece-me remota. Deve ser mais devido à radiação solar intensa e não excluindo o facto de que o Sol está a enviar-nos extras devido à intensa actividade das manchas solares nos últimos dias. A acompanhar.
Talvez mais verosímil ainda é ser devido simplesmente ao... calor.

Três eventos simultâneos: calor fora de época, poeiras Saharianas e erupções solares intensas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ainda não está disponível a actualização da previsão da concentração de poeiras à superfície mas pelas previsões de ontem pode-se esperar que amanhã a partir da manhã os níveis desçam abaixo dos 50 microgramas por metro cúbico e que é considerado o limiar normal. A poluição "normal" nas cidades chega a este valor em certos locais.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Têm sido dias cinzentos... o dia tem 11 horas e 20 minutos mas temos de descontar umas 2 horas porque é preciso furar a névoa de pó. Vamos ver se o IPMA confirma o recorde de temperatura máxima e se como bónus se chegam à frente com a temperatura mínima.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Cuidado com as rinites alérgicas, se não forem tratadas acabam em sinusite, que podem ser acompanhadas por infecção. Neste quadro é certo que dão imensa dor-de-cabeça, pela sinusite e pela fotofobia gerada pela infecção.
Eu aconselhava irem ao médico e perguntarem se é caso para um anti-histamínico, que ajuda imenso. Não tomem sem falar antes com o médico porque há contra indicações em certos casos.
 
  • Gosto
Reactions: Rachie

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Nos últimos 10 anos, a estação Faro/Aeroporto tem batido recordes absolutos mensais nas temperaturas máximas, foi em Maio de 2012, Julho de 2004, Outubro de 2014 e não só em décimas, mas sim em 2 a 6ºC de diferença, o que é ainda mais impressionante. Se é efeito das alterações climáticas não sei, mas parece cada vez mais evidente os fenómenos extremos quer em termos de precipitação quer em termos de temperatura.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Pode ser por mudança dos sensores, ou da própria estação digo eu, acho que não tem a ver com o aquecimento global mas com fenómenos que tendem a acontecer nesta altura, o verão de são Martinho que ocorre nesta altura
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Temperaturas máximas > 31,0ºC
22-10-14


Faro(Aeroporto) 35,6ºC
Aljezur: 34,3ºC
Castro Marim: 34,1ºC
Vila Real de Santo António: 34,1ºC
Barrosinha,Alcacer do Sal: 33,5ºC
Dois Portos,Torres Vedras: 33,1ºC
Pegões: 33,0ºC
Rio Maior: 32,9ºC
Beja
: 32,9ºC
Elvas: 32,6ºC
Neves Corvo,Castro Verde: 32,3ºC
Alvalade do Sado:32,3ºC
Lousã(Aeródromo):
32,3ºC
Évora(Aeródromo): 32,0ºC
Oriola,Portel: 31,9ºC
Zambujeira: 31,7ºC
Setúbal(Estação de Fruticultura): 31,6ºC
Viana do Alentejo: 31,5ºC
Alcobaça: 31,3ºC
Mora: 31,3ºC
Sagres: 31,2ºC
São Pedro do Corval,Reguengos
: 31,1ºC

IPMA
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É verdade, ontem Faro atingiu os 35,6ºC de temperatura máxima.
Após uma breve análise dos boletins climatológicos do IPMA, conclui-se que é também a máxima anual, superando os 35,3ºC de 13 de Agosto.
Faro passa então a ter a máxima anual, de 35,6ºC, a 22 de Outubro. Frise-se.

Recorde brutal em Faro!
Desde que a estação está em funcionamento (1949) a máxima registada em Outubro havia sido 33,3ºC a 8 de Outubro de 1989.

Estava agora mesmo a pesquisar dados no CDO da NOAA, mas para Faro a BD só tem dados desde 1973.
Desde aí as máximas de Outubro eram:

08/out/89 33,3 ºC
11/out/97 33,0 ºC
12/out/97 31,7 ºC
07/out/11 31,7 ºC
02/out/80 31,0 ºC

De notar que todos estes registos são da primeira metade do mês.
Para a 2ª metade do mês, e excluindo já anteriores dias deste ano, a máxima anterior era apenas de 28ºC, nos dias 14,15,19 e 21 Outubro 1981. (Embora haja uns 28,2C no dia 14 de 2011, quase a meio do mês)

Nota: repito, refiro-me a dados apenas desde 1973
Por curiosidade, ao pesquisar, encontrei esta situação de 19/20 Outubro de 1941, foi potente :) Há o registo de 37,3ºC em Portalegre, que se manteve muitas décadas como a máxima mais alta de Outubro, foi batida pela Amareleja em 2004 mas no dia 4 Outubro com 37.6°C. Nenhum destes registos foi batido em Outubro de 2011, apesar de terem caído muitos recordes nesse ano.
http://www.meteopt.com/imagens/clima/20c/diario/pi/1941/rean_pi_t850_1941102000Z.png
http://www.meteopt.com/imagens/clima/20c/diario/pi/1941/rean_pi_g500_1941102000Z.png
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Também não temos previsões para a temperatura da água na página do IPMA... desde 3ª feira. Era importante saber até onde iria com todo este vento de leste/sueste.

O vento voltou a ficar forte de novo hoje.