Dia interessante o de ontem, ora vejamos: Precipitação bem distribuída em termos de vento reparem soprou maioritariamente do quadrante Oeste e as rajadas foram do quadrante Este Rajadas acima de 110Km/h 115,2km/h Guarda 112,7km/h Pampilhosa da Serra 112,3km/h Torres Vedras
Brutal o valor de Torres Vedras, nunca tinha visto a estação com tal valor. Guarda com vento médio de 43,6 km/h e S. Pedro de Moel, apesar de rajada abaixo dos 100, com 42,8 km/h! Pena não termos a máxima de Penhas Douradas, provavelmente foi superior a Guarda.
De facto grande valor de rajada em Dois Portos,Torres Vedras. Ontem fiquei com ideia que a rajada máxima do dia, teve relacionado com alguma convecção à mistura. Claro que foi um dia ventoso, mas como já estava vento forte, depois surgiam células, talvez tenha potenciado ainda mais a velocidade do vento. Ontem à noite tive um vento brutal quando surgiu uma célula com granizo, certamente com rajadas bem superiores a 80 km/h.
Já saiu o resumo climatológico de janeiro de 2019 e, tal como o esperado, foi muito seco e normal em relação às temperaturas. http://www.ipma.pt/resources.www/do...qMcpGB/cli_20190101_20190131_pcl_mm_co_pt.pdf
Essa estação faz-me torcer o nariz, é uma EMA acho, por isso não sei... Monção com 22,8ºC também é um valor bem redondo.
Com um final de Fevereiro dos mais quentes que já se viu, o dia 22, com Santa Barbára a chegar aos 23,7ºC De salientar o valor de Aveiro, 23ºC é apenas a 2ºC do recorde de Fevereiro e sendo uma cidade bem mais amena.
Dia 23 de Fevereiro de 2019 , dia estupidamente quente para a altura do ano! Com mais de cinco estações da rede IPMA a ultrapassarem os 24ºc! Coruche e Coimbra com 24.4ºc, Aljezur e Pegões com 24.2ºc, Lousã 24.1ºc .
Boas Ricardo, isso é de dia 23. Valores impressionantes, então os 21,1 graus de máxima no cabo da Roca. Representa dia de verão por aqueles lados.
Já o tinha dito ao @guisilva5000 também . Ainda não saíram os extremos de ontem, mas o dia esteve mais quente, apenas com alguns cirrus durante a tarde. A Zambujeira do Mar nesse dia foi com 24.9ºC
Obrigado João, já corrigido! Completamente, por aqui foi isso que se assistiu nas praias durante todo o fim-de-semana,parecia dias de Verão! Com especial atenção para os valores registados ontem! Eu por aqui registei uma máxima de 24.7ºc às 17.17H , contudo um pouco inflacionada porque o meu RS precisa de uma manutenção! Vamos esperar pelos valores finais do IPMA !
-------------------------------- E aqui estão os extremos do dia 24 de Fevereiro (Domingo) , Lousã levou a taçã com 25.1ºc Impressionante as amplitudes térmicas! Aljezur com 24.3ºc , e Alcobaça com 22.3ºc das ditas Com os 23.9ºc registados em Setúbal, e conhecendo bem a minha zona, sempre bem mais quente do que Setúbal, os meus 24.7ºc registados não estão muito inflacionados, ou provavelmente nem estarão
De certeza que algumas estações não distritais devem tar perto ou mesmo ultrapassado o recorde, Braga tem o valor absoluto de 23,5ºC por isso em príncipio é novo recorde os 24,1ºC.