Duarte Sousa
Moderação
O último evento traduzido em água no solo. Reforçou bem o litoral Norte e algumas zonas do Centro, mas é notório que na maior parte da região Sul não teve qualquer efeito, até há zonas em que a situação piorou.
Que grande surpresa, Alvega a liderar a máxima nacional com 26,7ºC, provisoriamente.
Damn, malditaBoas Guilherme,
No dia anterior houve o registo de 26,8 graus em Cabeceiras de Basto.
Eu fiz o trajeto Ourique-Castro Verde-Beja-Aljustrel-Alvalade do Sado a 15 de Março e não vi grande cenário. Obviamente não era o deserto do Saara mas vi trigo com um palmo de altura que no ano passado no mesmo sitio me chegava à cintura. Também dependendo do tipo de terreno os cenários variavam bastante mas longe de um cenário normal para a época do ano. Aliàs os mapas de humidade no solo do Ipma assim o indicam. Quanto à chuva dos últimos dias se caíram 50mm em muitos locais certamente fizeram diferença embora no geral a precipitação tenha sido bastante localizada.Castro Verde em dois dias registou 50 mm de precipitação provavelmente mais do que o Inverno todo.
Passei estes dias percorrendo grande parte do Alentejo ... E olhando aos relatos de alguns pensei que quase não havia água nem pastagens.
Mas olha surpresa pastagens bem altas, muitas vacas felizes, água a meio .. E uma situação perfeitamente normal.
Só com os nossos próprios olhos e que vemos por vezes a realidade ao contrário daquilo que alguns nos fazem crer.
Se a situação estiver pior só se for no interior alentejano.
O litoral algarvio é claramente o que está pior neste momento.
Mas como tem sido habitual Março e ou Abril como sempre os meses da salvação !