Monitorização Clima de Portugal - 2025

As imagens são de Abril de 2025.
A juntar às dúvidas sobre o local em que instalaram os painéis solares, acrescento então uma dúvida de longa data: o parque de instrumentos está rodeado a menos de 10 m por rodovias alcatroadas num perímetro de cerca de três quadrantes (Norte, Leste e Sul). A área pavimentada a ENE tem seguramente uma aquecimento muito significativo ao sol. Basta uma brisa de ENE, normal em situações gerais de tempo quente, para levar o ar aquecido junto ao asfalto até à estação. As dúvidas só poderão ser tiradas com medições simultâneas de temperatura nas imediações da estação mas suficientemente longe das rodovias. Nunca me tinha apercebido das condições do local da estação de Alvega, mas agora que vejo isto retiro a confiança às tradicionais máximas de Alvega em dias quentes, especialmente em situações do quadrante Leste.
Pergunto: desde quando estão aquelas vias alcatroadas? A N118 seguramente desde longa data, mas o desvio para a Rua das Flores parece-me mais recente. A proximidade à rua das Flores alcatroada só por si invalidaria a instalação de uma estação meteorológica. Provavelmente, de início, as condições eram diferentes.

pzKhsjJ.png

Jf8vRID.png
Não sei desde quando é que a estação existe, mas provavelmente não deve ter havido grandes mudanças desde a sua instalação.
Durante os 3 anos que estudei em Leiria, entre 2019 e 2022, passava sempre nesse local e até cheguei a parar para perceber se a estação era a do IPMA e já estava instalada dessa forma. O mesmo se pode dizer da estrada da Rua das Flores que na altura já tinha o alcatrão.

Se quando foi instalada as condições do local eram mais indicadas do que atualmente, se calhar a estação já devia ter sido mudada para outro sítio. A estação da Amaraleja, por exemplo, acho que já não está instalado no mesmo local onde estava quando registou o recorde nacional.

Agora só faltava a estação de Mora e do Pinhão também não estarem instaladas da melhor forma. :hmm:

Última edição:
Pergunto: desde quando estão aquelas vias alcatroadas? A N118 seguramente desde longa data, mas o desvio para a Rua das Flores parece-me mais recente. A proximidade à rua das Flores alcatroada só por si invalidaria a instalação de uma estação meteorológica. Provavelmente, de início, as condições eram diferentes.

2009, creio. E na primeira imagem do street view, também de 2009, os painéis solares já lá estavam.

M7LaJlC.png

E a estação de Mora alguém sabe a localização?
A estação foi instalada em 3 Setembro 2009.

A imagem de satélite não é possível saber a data.
As imagens streetview são de Outubro 2024.

D3oBqFZ.png

Vista para ENE geral
QegasJU.png

Vista para ENE zoom
ix2g33R.png

Vista para OSO zoom
Kz0EfZU.png

O local não parece muito desobstruído, mas não é possível dizer se há fontes de calor próximas.

2009, creio. E na primeira imagem do street view, também de 2009, os painéis solares já lá estavam.

A estação data de 3 de Julho de 1999. Foi instalada ou pelo menos entrou em funcionamento no mês mais quente do ano. As condições de instalação foram certamente validadas, mas resta a dúvida se nessa data já existia a Rua das Flores e o desvio da N118 alcatroados. Em princípio, suponho que não existiam, pois caso contrário é difícil de acreditar que as condições tivessem sido consideradas segundo as normas.
Observando bem o ângulo dos painéis, parece-me que pelo menos nas horas de maior elevação do sol não há um reflexo directo sobre o termómetro. Resta a radiação de calor do aquecimento dos próprios painéis.

Última edição:

M7LaJlC.png
Se tiver em conta a data das suas imagens e o aspeto dos painéis solares nas fotos, trata-se de painéis de uma geração muito antiga com vidro.
Portanto, muito menos eficientes, um painel pode atingir 60 a 70 °C! É importante saber que um painel fotovoltaico produz 80% de calor para 20% de eletricidade.
Mas o mais importante a saber: como é que esta temperatura é definida?
Num pacote de transmissão a intervalos de 10 minutos, geralmente o registador de dados regista uma medição a cada 10 segundos.
A partir daí, existem vários métodos nas medições enviadas.
1/ um máximo único, um mínimo único, uma média única
2/ um máximo médio, um mínimo médio, uma média
3/ uma combinação dos dois métodos
Em seguida, vem a correção, se necessário, através do alisamento dos dados, pois qualquer sensor, por mais eficiente que seja, tem um tempo de resposta e uma repetibilidade.

Em períodos muito húmidos, há uma análise da humidade em caso de dúvida, pois todos os abrigos podem ter um arrefecimento excessivo devido à humidade do sensor.
É por isso que os testes organizados pela WMO são sempre realizados em locais com humidade relativamente estável (Antártida/Saara).
Bom fim de semana

Em França, são os abrigos de uma marca que são alvo de discussão (conhecidos por sobreaquecerem).
As estações em França estão em muito pior estado do que as aqui mencionadas.
Não é por eu ser belga, mas a rede do Benelux é muito bem mantida. O mesmo acontece na Suíça, que, na minha opinião, tem o site mais bonito e pedagógico.
Humor no slogan deles: "MétéoSuisse est l’Office fédéral de météorologie et de climatologie. Nous prenons le pouls du temps et du climat pour que vous ne soyez pas dans le brouillard."
MétéoSuisse é o Serviço Federal de Meteorologia e Climatologia. Nós medimos o tempo e o clima para que você não fique na névoa.:)

Boa noite,

A menos que eu esteja enganado, fotos da estação IPMA do recorde nacional Alvega de junho de 45,4 °C.
As fotos são atuais :huh:? Porque, se forem, há motivos para questionar, pois com os painéis solares deve haver um superaquecimento indireto.
Ver anexo 23984Ver anexo 23983Ver anexo 23982
Não consigo perceber como conseguem fazer instalações destas com tanto espaço, nota-se perfeitamente que os painéis estão muito próximos do abrigo, isto deve dar uns erros jeitosos.

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Bom dia,
Ainda no rescaldo da onda de calor do final de junho de 2025, o Copernicus Climate Change Service publicou um report bastante interessante, com infografias muito intuitivas que nos permite perceber o quão grave e excecional foi esta onda de calor. https://climate.copernicus.eu/heatwaves-contribute-warmest-june-record-western-europe

Infelizmente li muita desinformação nas redes sociais durante este período, relativizando o evento como sendo algo "normal" em junho. Isto de normal não teve nada.

Pior que isso, são páginas amadoras supostamente dedicadas à meteorologia e clima (que muitos aqui no fórmum conhecem ou até participam), com grupos de discussão nas redes sociais (Facebooks e afins) permitirem que nas suas comunidades se espalhe desinformação e se ataque de forma impune órgãos oficiais e, também, a comunidade científica, com o único objetivo de gerar disrupção, polémica, sensacionalismo e descrédito sobre quem trabalha todos os dias nisto. Todos nós, nesta comunidade, somos responsáveis pelo que dizemos, especialmente quem tem bastante projeção nestas redes.

Tal como disse e tenho dito, a onda de calor de junho de 2025 não foi normal para um mês de junho.

1752052690949.webp
C3S_Bulletin_temp_202506_FigH2_daily_temp_anomalies_western_europe_0.webp

Mais uma estação interessante: Covilhã/aeródromo (antigo aeródromo, diga-se, pois foi desactivado e ocupado pelo Data Center Covilhã).
Situa-se perto do canto sudoeste do cerca do recinto, em local relativamente desimpedido.

EMA Covilhã-aeródromo_street-NE.webp
EMA Covilhã-aeródromo_maps.webp

Lembro-me que existia um tópico sobre localização de estações oficiais, mas procurei e não consigo encontrá-lo.

Lembro-me que existia um tópico sobre localização de estações oficiais, mas procurei e não consigo encontrá-lo.

Será este?
;)