Monitorização Clima de Portugal - 2025

Última edição:
Os extremos das estações CIM não aparecem nos resumos/boletins mensais. No entanto constam dos registos diários, mapas e tabelas. São estações sem valor climatológico?

Prec-Máx_20250719.webp

Pelos registos diários, o "Maior valor da quantidade de precipitação em 24h" foi o de Ponte De Lima - Anais (CIM) no dia 19.

Também estranho o "Aumento da área em seca meteorológica, em Portugal Continental, com 62% em seca fraca e 5% em seca moderada. Alguns locais da região noroeste encontram-se em seca moderada, sendo que grande parte do território se encontra na classe de seca fraca."

A precipitação normal de Julho (mês mais seco) tem assim tanto peso que a sua redução (para 33%) faça subir o índice de seca meteorológica de forma tão significativa (de 8,8% em seca fraca no final de Junho para pelo menos 67% no final de Julho, dois terços do território continental, incluído neste valor o da área em seca moderada, 5%)?

Última edição:
StormRic, essas estações por enquanto não podem ser adicionadas no cálculo do PDSI porque se fores ver a definição do próprio índice ele necessita de uma climatologia (pelo menos 30 anos) para ser calibrado, e as CIM ainda não têm esse período de dados disponível. Para além disso, as situações de seca aparecem quando uma estação (ou várias) apresentam, cumulativamente, valores inferiores ao normal - ou seja, são precisos alguns meses inferiores ao normal para que se comece a iniciar uma seca meteorológica numa determinada região. No entanto, depende sempre da climatologia da estação, daí as estações com menos de 30 anos de dados não poderem pertencer (ainda) ao mapa do PDSI.

Para além disso, se fores verificar os valores de % de precipitação na zona noroeste de Portugal, vais verificar que, pelo menos desde o início do ano (incluindo março que foi muito chuvoso), aquela região está em défice de precipitação... e isso tem impacto no PDSI agora.

E sim, as CIM precisam de atingir alguma "idade" (30 anos pelos menos) para ser relevante apresentarem-se extremos das mesmas.

Última edição:
essas estações por enquanto não podem ser adicionadas no cálculo do PDSI,
Certo, mas eu referi-me apenas a nomeação de máximos e não a uma relação directa com o cálculo do PDSI.
Comparei a classificação no fim de Junho com a classificação presente no fim de Julho. Não é impossível que os valores no fim de Junho estivessem muito perto do limite entre normal e seca fraca nos 60% do território, mas parece-me um salto muito grande em área para esta transição do período de até Junho para até Julho.
Quanto aos 30 anos de existência e registos de uma estação para os extremos serem apresentados, não me parece ser esse o critério, tem havido estações mais jovens do que 30 anos cujos extremos são nomeados.

2025-08-05 at 15-53-34 IPMA - Monitorização da Seca Meteorológica.webp

Última edição:
Pinhão a liderar na atualização das 16 UTC, com 43.9ºc :calor:

1754412846230.webp

As estações andam com muitas falhas no mapa (presumo que seja das comunicações, software, atualização do mapa e não nas estações em si ) aparecem/desaparecem do mapa, os gráficos com cortes também. :unsure:

Última edição:
Pinhão a liderar na atualização das 16 UTC, com 43.9ºc
A par de Alvega no dia 3, é já o maior valor de temperatura máxima deste Agosto. E quase de certeza a máxima diária de Pinhão hoje vai superar esse registo horário.
Além disso... mantenho a desconfiança nos valores de Alvega em relação a máximas, devido às condições de instalação da estação.

Espero que a estação de Pinhão mantenha a validade dessas condições, por vezes o isolamento dos valores das máximas em relação às restantes estações de todo o Norte e Centro é muito grande, diferenças de mais de 5ºC. No entanto, as características da morfologia da zona são bem conhecidas, e detecções remotas por satélite, ou dados de outras estações antigas ou privadas, sustentam que o fundo do vale do Douro interior é um dos locais mais quentes do território do continente durante os meses mais quentes ou eventos de calor.

Só como curiosidade, 45,7ºC está no registo da estação da Quinta de Sto António em Gouvães do Douro (margem norte do Rio Pinhão/Douro, perto de Pinhão).
Acredito nesse valor, as margens norte de vales profundos tendem a ser um pouco mais quentes, agora com o meteotracker ainda mais me apercebi do quão prevalente esse fenómeno é.
A máxima final do Pinhão terá ficado apenas um grau abaixo desse valor, e a estação de Pinhão-Santa Bárbara é na margem sul.
Num dia de canícula forte tenho de me aventurar pelo douro interior e afluentes(Côa/Sabor), para ver o que apanho com o MT...

Última edição:
Acredito nesse valor, as margens norte de vales profundos tendem a ser um pouco mais quentes, agora com o meteotracker ainda mais me apercebi do quão prevalente esse fenómeno é.
A máxima final do Pinhão terá ficado apenas um grau abaixo desse valor, e a estação de Pinhão-Santa Bárbara é na margem sul.
Num dia de canícula forte tenho de me aventurar pelo douro interior e afluentes(Côa/Sabor), para ver o que apanho com o MT...
Podes falar mais sobre o meteotracker? Desculpem o off topic.

Podes falar mais sobre o meteotracker? Desculpem o off topic.
É uma pequena estação meteorológica portátil que colocas no tejadilho do carro ou na bicicleta.
Diz-te a cada 3 segundos a temperatura, humidade, humidex, dew point, altitude, velocidade, intensidade do sol, entre outros parâmetros.
O espectacular é que é super fiável, podes estar parado no trânsito, com o sol a incidir, que ele regula-se não sei bem como(mas no site deles explicam), e apresenta valores credíveis.
Já passei dezenas de vezes perto de estações do ipma ou wunderground e junto das mais credíveis costuma estar sempre super próximo, tanto é que agora uso o MT como prova de fogo para certas estações.

Vê os posts que fiz na altura em que o comprei

Foi a minha melhor compra em termos de aparelhos de meteorologia(comprei a cento e poucos euros, nem sei a quanto está agora, vem de Itália, ainda demorou uns 15 dias a chegar), uso-o a toda a hora, por exemplo com o termómetro do carro ao entrares numa zona fria e muito localizada de inversão térmica, mal tem tempo para responder e baixa 1ºC num minuto se tanto, o MT num minuto facilmente passa de 20ºC a 15ºC e volta aos 20ºC.
Graças ao MT consegues descobrir quase ao metro, o sítio mais frio por onde andas(ou quente, cada um vê nele o fim que mais lhe interessa), eu comprei-o para caçar zonas de inversão.

A bateria também é bem duradoura, carregas 2 horas, com um cabo usb-a / usb-c e dura-te para umas 30 ou 40 horas de viagem.
Já o tenho quase há um ano, e tive zero problemas, já tive foi quase um centena de pessoas a avisarem-me que levo o telemóvel ou algo no tejadilho :lol:

Ficas ainda com o histórico de todas as tuas sessões no site deles
dsasda.jpg
E podes consultar as dos outros, em tempo real ou não.

Última edição: