Gostava de partilhar convosco, um artigo que saiu no Jornal Correio da Manhã de Sábado, 24 de Maio de 2008.
O artigo dá enfoque à caracterização "anormal" da Primavera de 2008, questionando o conhecido meteorologista Dr. Anthimio de Azevedo.
Nesse artigo, ele parece assegurar-nos que estamos mesmo perante uma possível mudança climática, sendo que a descaracterização das estações parece evidente e que embora ainda transitória irá evoluir para um quadro climatológico de Portugal mais característico de zonas intertropicais caracterizadas por uma estação seca e uma estação húmida.
Não é meu desejo questionar a opinião de Anthimio de Azevedo, mas tenho sérias dúvidas pelo menos no que toca às razões apontadas para as suas afirmações. No mínimo, encontro o artigo fraco em explicações, provavelmente faltava ali uma série de questões, para que todos nós ficassemos esclarecidos de eventuais duvidas. Mas eu explico:
Anthimio de Azevedo, afirma que uma das razões das mudanças climáticas em curso se deve à inclinação actual do planeta!
Mas que "raio", desculpem a expressão! A Terra decidiu inclinar-se um pouco a mais do que a posição normal para um ciclo de precessão de aproximadamente 25.770 anos?
Penso que não! Penso que no máximo o que quis dizer é que talvez a evolução do movimento de precessão tenha atingido um ponto crítico de inclinação, o qual desencadeia o início de uma série de alterações climáticas.
Mas isso, só ele poderá responder.
Depois de uma pesquisa pela Internet, fiquei a saber dos factores que desencadeiam o movimento de precessão, alguns dos quais passo a citar:
Factores:
- Atrito entre o núcleo e o manto
- Marés da Lua e do Sol
- Ressonância com outros planetas
- Impactos com asteróides, cometas e afins
- Outras menos importantes: Ex: Sismos
Influência:
- 1 grau de desvio na inclinação provoca um acréscimo ou decréscimo na exposição solar em 20%, para a latitude de 65º.
- A presença de satélites naturais, como é o caso da nossa Lua, é preponderante para a estabilidade no movimento de precessão do Planeta.
[Fonte: http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo2/modulo2/topico5.php
Fórmula matemática para cálculo temporal da inclinação da Terra:
Ângulo de inclinação = 23º26'21,418"-0,46815"t-0,0000059"t2-0,00001813"t3, (t=ano-2000)
Pelos meus cálculos, o sismo de 9.1 da escala de Richter na Indonésia ocorrido em 2004, adiantou-nos ou atrasou-nos o equivalente a 15 anos (não tenho dados se o sismo nos inclinou para norte ou para sul) para a posição de 1992 ou, caso contrário, para a inclinação prevista em 2023. Para quem se interessar pelo movimento de precessão, pesquise as conclusões recentemente encontradas para explicar o movimento de Vénus e de uma das Luas de Saturno, é bastante interessante!
[Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm
Conclusão:
Quando me dizem que o sismo de 9.1 da escala de Richter ocorrido em 2004 na região da Indonésia modificou a inclinação da Terra e que poderá ter desencadeado algumas mudanças climáticas, é bastante questionável e porquê?
Porque embora tenha alterado a inclinação da Terra, esta alteração é tão ínfima que os cientistas ainda estão escrutinando os dados reais, sendo que, está mais ou menos aceite que a alteração induzida tenha significado 2 milésimas de segundo na inclinação!
Sabem quanto é 0.002" na inclinação da Terra? Significa que 1 hora antes do sismo ocorrer estariamos a 15cm de distância relativa! É muito e impressiona como um sismo na outra ponta do globo, provoca este efeito! Mas 15cm de variação na latitude não provoca alterações climatéricas, pois não?
Penso que estamos todos de acordo!