Monitorização do Clima de Portugal - 2022

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
rcc_eude_eur_cfc_mean_2022_01.png


rcc_eude_eur_cfc_perc_2022_01.png
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas

Janeiro quente e muito seco​


O mês de janeiro de 2022 classificou-se como quente e muito seco em Portugal continental.


O valor médio da temperatura média do ar, 9.65 °C, foi superior ao valor normal 1971-2000 (+ 0.84 °C), sendo o 5º janeiro mais quente desde 2000 (mais alto: 2016, 10.78 °C).

O valor de temperatura máxima do ar foi o mais alto dos últimos 90 anos, com um valor médio de 15.29 °C, + 2.20 °C, em relação ao valor normal 1971-2000. O valor médio de temperatura mínima do ar, 4.02 °C, foi 0.52 °C inferior ao valor normal

O mês foi caracterizado por valores diários de temperatura máxima do ar quase sempre superiores ao valor médio mensal, sendo de salientar os períodos de 1 a 3 e de 27 a 31 de janeiro, com desvios superiores a 4 °C. Foram ultrapassados ou igualados os valores extremos temperatura máxima do ar para o mês de janeiro em cerca de 15 % das estações meteorológicas.
A temperatura mínima também começou com valores muito acima da média, mas a partir de dia 13 os valores diários estiveram quase sempre inferiores, destacando-se o período consecutivo de 10 dias, 17 a 26 de janeiro.

Em relação à precipitação janeiro de 2022 foi o 6º mais seco desde 1931 (mais seco: 1935) e o 2º mais seco desde 2000 (mais seco: 2005). O valor médio da quantidade de precipitação, 13.9 mm, foi muito inferior ao valor normal 1971-2000, correspondendo a apenas 12 %.
De referir que em cerca de 75 % do território os valores da quantidade de precipitação neste mês foram inferiores a 10 mm.

O índice de percentagem de água no solo (SMI) apresenta uma diminuição significativa em relação ao final de dezembro em todo o território, salientando-se os valores inferiores a 20% na região Nordeste e na região Sul, sendo que em muito locais dessas regiões já se atingiu o ponto de emurchecimento permanente.

Verificou-se um agravamento muito significativo da situação de seca meteorológica, com um aumento da área e da intensidade, estando no final do mês todo o território em seca com 1 % em seca fraca, 54 % em seca moderada, 34 % em seca severa e 11 % em seca extrema.


Fonte: IPMA

Ênfase na média da temperatura máxima, primeira vez acima dos 15ºC em Janeiro desde que há registos.

15,29ºC

5cZw3jc.png


Interessante que foi exatamente na passagem de ano onde se verificam os recordes da temperatura mínima:

0Gueflw.png


Comparação entre secas:

hJAikwZ.png

Adicionando ainda anos anteriores a 2005:

Wy1KEAl.png
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Mirandela "riu-se".
Admito que não prestei assim tanta atenção aos valores diários de temperatura em Mirandela, mas não sei se as coisas são tão simples como "pegar na média mensal da mínima e ver a diferença em x dias seguidos". O IPMA costumava apresentar as variações diárias da normal da temperatura ao longo do mês:
gtxme00200811.jpg

Pegando neste caso, uma mínma de -1 ºC no começo de novembro em Bragança seria razão para onda de frio, mas seria apenas ligeiramente inferior à normal no fim de novembro. Não encontrei dados destes para Mirandela em janeiro, mas é perfeitamente possível que se o IPMA ainda usar este método mais preciso nos seus cálculos internos, haja um ou outro dia em que a média da mínima seja inferior e impossibilite uma onda de frio
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Onda de frio ocorre quando uma estação regista valores da temperatura mínima 5ºC abaixo em relação ao período de referência, durante 6 ou mais dias consecutivos.

Se alguém tiver dados que indiquem que, de facto, ocorreu onda de frio em alguma estação, pode sempre partilhar.

Vou citar o meu próprio post:

Vai ser interessante ver o boletim de Janeiro.
Anomalia positiva nas máximas e ao mesmo tempo algumas estações em onda de frio.

Exemplo de Mirandela:
Ver anexo 1078

E o post do Stormic:

Sem dúvida. E por um ou dois dias, nas máximas, Mirandela falhou uma onda de calor simultânea com uma onda de frio.
Média das máximas normal (1971-2000): 9,9ºC; mínimas: 1,2ºC.

Aquando o meu post, Mirandela seguia com 10 dias consecutivos com mínimas <4ºC.
A razão para não terem considerado uma onda de frio, poderá ser relativamente ao que o N_Fig referiu. No entanto, em todas as estações gráficas do boletim de Janeiro, as mínimas na segunda quinzena são mais altas que na primeira quinzena. Será Mirandela a exceção? Hum...

123.JPG
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Vou citar o meu próprio post:



E o post do Stormic:



Aquando o meu post, Mirandela seguia com 10 dias consecutivos com mínimas <4ºC.
A razão para não terem considerado uma onda de frio, poderá ser relativamente ao que o N_Fig referiu. No entanto, em todas as estações gráficas do boletim de Janeiro, as mínimas na segunda quinzena são mais altas que na primeira quinzena. Será Mirandela a exceção? Hum...

Ver anexo 1096

Eu lembro-me desse post, e se não me engano na altura fui verificar e houve 1 dia em que a diferença não foi superior a 5ºC, pelo que interrompeu a possível onda de frio. Mas não tenho a certeza. Vou tentar procurar os dados diários para confirmar.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Não encontrei os dados da estação, apenas aqueles que são apresentados por concelho na área da agrometeorologia, mas fui cruzar os dados com aqueles observados pela estação nos últimos dias e batem certo.

Sendo que a média das mínimas para Mirandela no mês de janeiro é de 1,2ºC (71-00), os valores que entram para onda de frio são aqueles iguais ou inferiores a -3,8ºC.

Como é possível ver na imagem abaixo, foram 13 dias consecutivos em janeiro que a estação de Mirandela registou temperaturas mínimas >=5ºC inferiores à sua média. Portanto sim, a estação de Mirandela esteve em onda de frio. Talvez o ipma só se tenha focado no calor :p

VVZSt10.png
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
Não encontrei os dados da estação, apenas aqueles que são apresentados por concelho na área da agrometeorologia, mas fui cruzar os dados com aqueles observados pela estação nos últimos dias e batem certo.

Sendo que a média das mínimas para Mirandela no mês de janeiro é de 1,2ºC (71-00), os valores que entram para onda de frio são aqueles iguais ou inferiores a -3,8ºC.

Como é possível ver na imagem abaixo, foram 13 dias consecutivos em janeiro que a estação de Mirandela registou temperaturas mínimas >=5ºC inferiores à sua média. Portanto sim, a estação de Mirandela esteve em onda de frio. Talvez o ipma só se tenha focado no calor :p

VVZSt10.png
Mas isso foi porque arredondaste esse valor de - 3.7999 c do dia 20!
Como sabes que o fazem?