Mudanças dramáticas no Arctico (em experiência pessoal)

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá a todos,

Estando agora a viver na Islândia, posso experienciar aquilo que todos vós ouvem nas notícias: o rápido e dramático aquecimento nos pólos. O clima islandês se tinha estado anormalmente quente nos últimos anos (sonbretudo invernos e verões), este ano têm sido ainda mais radical!

É como se o aquecimento no Arctico não só não pára, parece estar a acelerar. As mudanças são dramáticas e rápidas.

Cada vez as temperaturas são mais elevadas no Outono, Inverno, Primavera e Verão. Nunca o clima da Islândia esteve assim, pelo menos desde há vários séculos.

Estas mudanças têm sido notórias aqui principalmente nos últimos anos, desde 2000. O verão de 2010, o outono e ínicio de inverno de 2010-2011 e agora a Primavera de 2011, têm sido anormalmente quentes. Temperaturas nestas épocas do ano têm frequentemente chegado a anomalias de 5 a 10º.

Experiencio em primeira pessoa, aquilo que os media e os cientistas têm noticiado acerca do Arctico. Não há dúvidas e o efeito nos glaciares é também dramático. A temperatura cá nos ultimos 12 meses têm estado quase constantemente uns quantos graus acima da média.

Alguém quer comentar?
 


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Olá a todos,

Estando agora a viver na Islândia, posso experienciar aquilo que todos vós ouvem nas notícias: o rápido e dramático aquecimento nos pólos. O clima islandês se tinha estado anormalmente quente nos últimos anos (sonbretudo invernos e verões), este ano têm sido ainda mais radical!

É como se o aquecimento no Arctico não só não pára, parece estar a acelerar. As mudanças são dramáticas e rápidas.

Cada vez as temperaturas são mais elevadas no Outono, Inverno, Primavera e Verão. Nunca o clima da Islândia esteve assim, pelo menos desde há vários séculos.

Estas mudanças têm sido notórias aqui principalmente nos últimos anos, desde 2000. O verão de 2010, o outono e ínicio de inverno de 2010-2011 e agora a Primavera de 2011, têm sido anormalmente quentes. Temperaturas nestas épocas do ano têm frequentemente chegado a anomalias de 5 a 10º.

Experiencio em primeira pessoa, aquilo que os media e os cientistas têm noticiado acerca do Arctico. Não há dúvidas e o efeito nos glaciares é também dramático. A temperatura cá nos ultimos 12 meses têm estado quase constantemente uns quantos graus acima da média.

Alguém quer comentar?

Eu so acho que fazes drama a mais. Ja vi comentarios teus ca no forum a dizer que a temperatura está a baixo da média, mas tu a isso ja não fazes referencia, e so por esta semana teres máximas altas para a altura ja fazes um drama que é o "aquecimento global". Agora pergunto.te: Porque não podes ter um bocado de coerencia nas coisas?
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Ao ver anomalias, vejo que muito mais vezes temos anomalias positivas de temperaturas,do que anomalias negativas de temperatura. E falo na Europa no seu total, não só aqui em Portugal.
Alias não me lembro de um mes em Portugal nos últimos 4/5 anos que tivesse sido como Abril, mas ao contrario. Ou seja com anomalia tão negativa, como foi este mes que passou em termos de anomalia positiva...Pode haver, mas não me lembro.
E noto cada vez mais que a Primavera e Outono tendem mais para o quente, que para o frio. Será passageiro? Pode ser... Mas nao gosto muito de irmos sempre pela ideia- " Ah isso faz parte das variaçoes normais do clima de ano para ano,ou de decada para decada " Insistindo muito nessa ideia, perde-se capacidade de questionar se sera mesmo normal,ou não...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Irpsit...como já referi muitas vezes a AO-/NAO- que houve desde o outono de 2009 levaram a que houvesse muita troca energetica entre o equador e o polo..levando a um brutal aquecimento no polo e a um arrefecimento no equador, algo bem presente na temperatura media troposferica ao longo dos ultimos 2 anos.

Agora anteve-se um verão fresco ai ( mais fresco que os ultimos 2) ;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Quando foi essa época fria ninguem falou em Arrefecimento global e que o meu país está cada vez mais frio, agora ta na moda é dizer que o tempo está a aquecer por causa do Aquecimento Global. Enfim

Estavas ca em 1893? :D
Eu de facto nessa altura(1893) nao falei,nem em aquecimento global agora. E dificilmente se poderia falar nessa altura em alguma coisa,porque e feita com a comparaçao com o periodo 1971-2000...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas onde é que o irpsit falou de aquecimento global?

Ele é claro e o titulo do tópico também!
Árctico!

E quanto a isso eu apresento o seguinte gráfico.

Anomalia da área de superfície de gelo no hemisfério norte:

seaiceanomalyarctici.png
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O degelo no Árctico é uma evidência clara. O facto que o irpsit relatou é uma tendência clara nos últimos anos, facto esse que é documentado pelos dados apresentados pelo André (num gráfico já por demais conhecido e comentado aqui pelo fórum).

O irpsit apenas fez referência "in loco" a essa evidência num relato que desde já só temos a agradecer. Não fez nenhuma referência a questões mais "polémicas", apenas relatou uma evidência documentada e específica do Árctico.

1337 é lamentável a atitude como reages ao tópico. Aconselha-se mais calma, não só a ti como, de forma generalista, a todos os users. Leiam bem o que é colocado e depois sim comentem. De preferência com sustentação das afirmações e, ainda com mais preferência, com correcção.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Stormy, sim, a tua explicação parece fazer sentido.

Em Dezembro 2010 e Janeiro 2011 aquando do NAO- (pressão elevada cá), o tempo aqui estava invulgarmente quente (não nevou quase nada nesses dois meses, e as temperaturas frequentemente positivas).

Em Fevereiro e Março 2011, ocorreu uma situação fortemente NAO+ (depressões cavadas cá), nevou bastante (dentro do normal) e a temperatura esteve dentro da média - médias ligeiramente abaixo de zero (mas houve poucos dias frios e secos)

Em Abril continuou o NAO+, choveu muito mais que a média (o que é esperado - depressões cavadas) e a temperatura esteve também dentro do normal. Não houve anomalias frias, e apenas algumas quentes.

Agora, em Maio, surgiu de novo forte NAO-, e o tempo está seco (AA) e a temperatura bastante elevada em relação à média.

No Verão passado entre Maio e Setembro também esteve um tempo semelhante: anomalia relativamente seca e quente, mas julgo que estavámos em NAO+. Portanto, parece que os verões têm sido sistematicamente "quentes", quer em NAO+ ou NAO-.

Nos últimos anos, praticamente não têm ocorrido vagas de frio na Islândia, e as anomalias quentes têm sido muito frequentes, em ambas as situações (mas mais aparentemente com NAO-) portanto têm sido mais díficil avaliar o impacto do NAO no clima islandês.

O degelo têm sido extremamente rápido e ocorre todos os anos. Não é um drama é um facto. Num dos mais famosos glaciares no sul, Solheimarjokull, o degelo de verão dos últimos anos é de 100 metros por ano, enquanto no inverno cresce apenas 30 metros - ou seja, o glaciar retrocede 70 metros a cada ano. A este ritmo desaparecerá em algumas décadas. Porém vários dos glaciares do país estavam mais recuados há 1000 anos do que hoje em dia. Portanto estou curioso em ver se o derretimento vai continuar ou não.

O cenário previsto para o Verão será de NAO+, o que teoreticamente dará um verão chuvoso e fresco, mas para já o tempo vai mais quente e seco.

Dados do Instituto de Metereologia Islandês, que mostra o aquecimento nos últimos séculos:
http://en.vedur.is/climatology/clim/nr/1213

Mais uma vez digo não estou a falar em "aquecimento global", limito-me a referir os dados das observações, minhas e do IM.
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
me paresce que o tempo esta estranho em varios lugares, tirando o polo sul que tem regioes com temperaturas normais mais a civilizaçao e muito nova e a media e muito longa nao da pra saber o que e normal
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy, sim, a tua explicação parece fazer sentido.

Em Dezembro 2010 e Janeiro 2011 aquando do NAO- (pressão elevada cá), o tempo aqui estava invulgarmente quente (não nevou quase nada nesses dois meses, e as temperaturas frequentemente positivas).

Em Fevereiro e Março 2011, ocorreu uma situação fortemente NAO+ (depressões cavadas cá), nevou bastante (dentro do normal) e a temperatura esteve dentro da média - médias ligeiramente abaixo de zero (mas houve poucos dias frios e secos)

Em Abril continuou o NAO+, choveu muito mais que a média (o que é esperado - depressões cavadas) e a temperatura esteve também dentro do normal. Não houve anomalias frias, e apenas algumas quentes.

Agora, em Maio, surgiu de novo forte NAO-, e o tempo está seco (AA) e a temperatura bastante elevada em relação à média.

No Verão passado entre Maio e Setembro também esteve um tempo semelhante: anomalia relativamente seca e quente, mas julgo que estavámos em NAO+. Portanto, parece que os verões têm sido sistematicamente "quentes", quer em NAO+ ou NAO-.

Nos últimos anos, praticamente não têm ocorrido vagas de frio na Islândia, e as anomalias quentes têm sido muito frequentes, em ambas as situações (mas mais aparentemente com NAO-) portanto têm sido mais díficil avaliar o impacto do NAO no clima islandês.

O degelo têm sido extremamente rápido e ocorre todos os anos. Não é um drama é um facto. Num dos mais famosos glaciares no sul, Solheimarjokull, o degelo de verão dos últimos anos é de 100 metros por ano, enquanto no inverno cresce apenas 30 metros - ou seja, o glaciar retrocede 70 metros a cada ano. A este ritmo desaparecerá em algumas décadas. Porém vários dos glaciares do país estavam mais recuados há 1000 anos do que hoje em dia. Portanto estou curioso em ver se o derretimento vai continuar ou não.

O cenário previsto para o Verão será de NAO+, o que teoreticamente dará um verão chuvoso e fresco, mas para já o tempo vai mais quente e seco.

Dados do Instituto de Metereologia Islandês, que mostra o aquecimento nos últimos séculos:
http://en.vedur.is/climatology/clim/nr/1213

Mais uma vez digo não estou a falar em "aquecimento global", limito-me a referir os dados das observações, minhas e do IM.

Pois..a minha ideia parte de base na grande modificação que houve em 2009/2010...passamos de um forte El niño para uma forte La niña, entramos no PDO+..tudo isso tem implicações quanto á organização da circulação atmosferica...um dos efeitos que teve foi a grande presença na NAO- durante este tempo todo, que forçou imensa troca energetica entre o polo e o equador...o resultado foram, não só grandes temporais nas latitudes medias acompanhando o gigantesco baloiçar do jet, como tambem o arrefecimento das zonas tropicais e o aquecimento das polares.

Como sabeis o equilibrio tem que resgressar, e agora que o gradiente termico latitudional diminuiu tambem as depressões vão ficar mais fracas e o jet vai ficar mais estavel e eventualmente mais fraco.

Isto vem depois bater nas previsões sasonais que fiz...depressões mais ao norte e um jet de fraca a moderada actividade são um sinal da NAO+/AO+ que espero que venha nos proximos meses.
Portanto..ai no artico este verão é suposto que seja mais frio que os anteriores..mas a energia que ai foi depositada demorará mais do que 5 ou 6 meses a ir embora..portanto..é bem normal que ainda haja anomalias positivas porque mesmo que "a torneira de agua quente" seja desligada...a "banheira" não arrefece assim de um momento para o outro.

Bom..e isto vai bater nas sasonais...eu ontem postei uma serie de anos com um padrão similar a este..mas este ano tem bastantes particularidades...o artico muito quente, o equador mais fresco, a AO/NAO+...tudo a jogar para que apesar de haver um padrão base similar, haja sempre algumas diferenças..e é assim que justifico que a media dos verões analogos que posteis possa dar uma anomalia no nosso verão de uns +0.2 a +0.8 mas este ano julgo que há condições favoraveis a anomalias de +1.5 ou até mais.