Netatmo

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Queres dizer .... Pagar para eles terem os nossos dados?
Eu acho que devia ser o contrário.:huhlmao: Eles pagarem-nos a nós. Quando isso acontecer e se acontecer, há outras alternativas.

Não é pagar para eles terem os nossos dados, é pagar para ter-mos acesso aos nossos próprios dados, que lhes enviamos de borla!

Seria de rir se assunto não fosse tão sério. E não são rumores, é realidade. A WU deixou de emitir API keys gratuitas, até para os proprietários de estações meteo que são quem lhes alimenta a rede (leia-se negócio).
A noticia desde de divulgada pela WU está a fazer furor especialmente nos EUA. Em retaliação, milhares de proprietários de estações amadoras um pouco por todo o mundo estão a cancelar as suas contas no WU, outros reduziram a frequência com que enviam dados a apenas uma vez por hora.
Pessoalmente tambem já tomei uma decisão,, assim que as minhas API keys deixarem de funcionar, as minhas 3 estações saem do WU. E estou tambem a equacionar reduzir a freqência com que lhes envio dados para uma vez por hora.

A WU desde que foi adquirida pela IBM tem vindo retirar o pouco que retornava a quem lhes alimenta o negocio. Começou por anular as webcam's, depois retirou a possibilidade dos utilizadores que enviam dados não terem publicidade nas aplicações WU para telemóveis, e agora foi a machadada final, as API keys gratis.

Existem outros players a tomarem posição em alternativa à WU, e muitos desenvolvedores de software estão já a modificar os seus programas para trabalhar com as alternativas: OpenWeather é uma delas!

Mas é claro, nem imagino a quantidade de gente que vai ir na conversa e pagar por uma API key da WU para uso pessoal, 3 ou 4 euritos mensais até nem é muito! :uau:

captur10.png
 


ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Obrigado pela informação @Werk_AG
Quando isso acontecer, a maior parte das estações, simplesmente cancelam as suas contas e pronto. Não vejo muita gente a querer pagar para ter os dados online.
Mas há outros locais para colocar as estações online. Eu tambem utilizo a PWS e funciona. Desconhecia essa que refere a OpenWeather.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Não é pagar para eles terem os nossos dados, é pagar para ter-mos acesso aos nossos próprios dados, que lhes enviamos de borla!

Seria de rir se assunto não fosse tão sério. E não são rumores, é realidade. A WU deixou de emitir API keys gratuitas, até para os proprietários de estações meteo que são quem lhes alimenta a rede (leia-se negócio).
A noticia desde de divulgada pela WU está a fazer furor especialmente nos EUA. Em retaliação, milhares de proprietários de estações amadoras um pouco por todo o mundo estão a cancelar as suas contas no WU, outros reduziram a frequência com que enviam dados a apenas uma vez por hora.
Pessoalmente tambem já tomei uma decisão,, assim que as minhas API keys deixarem de funcionar, as minhas 3 estações saem do WU. E estou tambem a equacionar reduzir a freqência com que lhes envio dados para uma vez por hora.

A WU desde que foi adquirida pela IBM tem vindo retirar o pouco que retornava a quem lhes alimenta o negocio. Começou por anular as webcam's, depois retirou a possibilidade dos utilizadores que enviam dados não terem publicidade nas aplicações WU para telemóveis, e agora foi a machadada final, as API keys gratis.

Existem outros players a tomarem posição em alternativa à WU, e muitos desenvolvedores de software estão já a modificar os seus programas para trabalhar com as alternativas: OpenWeather é uma delas!

Mas é claro, nem imagino a quantidade de gente que vai ir na conversa e pagar por uma API key da WU para uso pessoal, 3 ou 4 euritos mensais até nem é muito! :uau:

captur10.png

Isso começa a desvendar o porque de todas as netatmo terem sido retiradas do WU... Pagar para ter acesso a dados que envio de borla?! LOL Devem estar doidos:maluco:
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas,
Quais as alternativas para colocar - mos os dados online ?
Só conheço o WU
Há mais sites que possamos colocar de forma gratuita ?
Obrigado !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Também gostava de obter informações quanto a isso, voltei a questionar a netatmo sexta-feira, responderam hoje a dizer para ter paciência, visto que não tinham novidades quanto ao desaparecimento das netatmo do WU...
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Obrigado pela informação @Werk_AG
Quando isso acontecer, a maior parte das estações, simplesmente cancelam as suas contas e pronto. Não vejo muita gente a querer pagar para ter os dados online.
Mas há outros locais para colocar as estações online. Eu tambem utilizo a PWS e funciona. Desconhecia essa que refere a OpenWeather.

Peço desculpa, talvez não me tenha espresso da melhor forma.
Não se trata de pagar para ter enviar os dados para o WU, eles não são loucos a esse ponto, e precisam da comidinha que lhes damos.
Vou tentar dizer a coisa de outra forma: você tem algum registo dos dados que lhes envia? Você armazena os dados produzidos pela sua estação? Isto é, se você um dia quizer ou precisar saber, na sua zona, quais foram os meses de maior precipitação, ou os mais quentes nos ultimos anos, poderá não ter forma de o fazer, porque poderá não ter em seu poder um registo dos dados. As API keys, além de outras coisas, permitem que você possa fazer o download dos seus dados, e por exemplo alimentar a sua própria página web com esses dados, ou até memso fazer um registo numa base de dados sql. Isto pode ser da maior importancia especialmente para os utilizadores de estações tipo Netatmo (não ligadas a computador), pois todos os outros que utilizam estações meteo convencionais, de modo geral usam softwares como o Cumulus, Weather Display, weewx ou outros que fazem por si o registo de todos os dados da estação. Hà um tempo escrevi aqui neste mesmo tópico um post em que tentava chamar a atenção para a importância do registo dos dados meteorológicos, mas infelizmente parece que a coisa não foi entendida nesse sentido.

A questão poderá ser, pensar se é certo investirmos em equipamentos que não nos dão acesso directo aos dados produzidos, e com os quais precisamos de terceiros até apenas para os visualizar, não restando alternativa senão enviar os dados para alguem, que depois vais facturar com eles, sem lhe dar a si nem uma minima contrapartida.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Também gostava de obter informações quanto a isso, voltei a questionar a netatmo sexta-feira, responderam hoje a dizer para ter paciência, visto que não tinham novidades quanto ao desaparecimento das netatmo do WU...

Acha mesmo que eles vão dizer-lhe a verdade? Acha que eles não sabem o que se está a passar? Claro que sabem. O mais provável é a rede Netatmo estar tambem a querer facturar o máximo possível à WU em troca dos dados da sua já extensa rede de estações, e se calhar em jeito de "pressão" fechou-lhes a torneirinha para eles perceberem a falta que essas estações podem fazer, ou não. Mais ou menos o mesmo que outros utilizadores individuas estão a fazer (infelizmente não de uma forma concertada e organizada) reduzindo a frequência com que lhes enviam dados, a ver se eles percebem que sem a comidinha gratis que lhes damos, tambem não têm negócio. Pessoalmente acho que não vão voltar atràs, pois a noticia oficial do fim das API keys gratuitas já foi anunciada à duas semanas, e até afirmaram que não se importavam que uns milhares de estações abandonassem a rede, bastava-lhes depois comprar os dados a outras redes (para zonas onde ficassem com pouca cobertura).
E nós somos apenas os peões (ou os tolos) no meio deste negócio de milhões, matando-nos para ver as nossas "estaçõeszinhas" no WU e fazendo de tudo para lhes enviar a maior quantidade de dados possível.

Cumprimentos
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Acha mesmo que eles vão dizer-lhe a verdade? Acha que eles não sabem o que se está a passar? Claro que sabem. O mais provável é a rede Netatmo estar tambem a querer facturar o máximo possível à WU em troca dos dados da sua já extensa rede de estações, e se calhar em jeito de "pressão" fechou-lhes a torneirinha para eles perceberem a falta que essas estações podem fazer, ou não. Mais ou menos o mesmo que outros utilizadores individuas estão a fazer (infelizmente não de uma forma concertada e organizada) reduzindo a frequência com que lhes enviam dados, a ver se eles percebem que sem a comidinha gratis que lhes damos, tambem não têm negócio. Pessoalmente acho que não vão voltar atràs, pois a noticia oficial do fim das API keys gratuitas já foi anunciada à duas semanas, e até afirmaram que não se importavam que uns milhares de estações abandonassem a rede, bastava-lhes depois comprar os dados a outras redes (para zonas onde ficassem com pouca cobertura).
E nós somos apenas os peões (ou os tolos) no meio deste negócio de milhões, matando-nos para ver as nossas "estaçõeszinhas" no WU e fazendo de tudo para lhes enviar a maior quantidade de dados possível.

Cumprimentos

@Werk_AG podes tratar-me por tu... Claro que eu sei que eles sabem o que se passa... Não querem é informar para não gerar confusão ou por outros motivos que eles lá sabem! Sim comecei a perceber o que se passava através de informação de outros fóruns, em que já tinha ouvido falar das API e depois do que retratas quanto ao envio de dados, muitos optaram mesmo por continuar, mas reduzir o envio de dados por hora, outros deixaram simplesmente de reportar para o WU.
Infelizmente é a verdade somos peões deste negócio e de tudo o que está envolvido no mesmo, vamos ver as cenas dos próximos capítulos!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e ct1gnd

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom dia. Experimentei instalar a App, e, sinceramente, meh...
Já desinstalei. Continuo à procura de uma aplicação que dê para colocar a temperatura da minha Netatmo na barra de notificações. Se alguém souber de alguma, diga, sff.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia, na minha até agora aparecia todos os dados. Desliguei hoje a estação que utilizava o meteoware e enviava os dados para o WU. Se a netatmo desligou os dados de todas as netatmo, não vou ser eu que vou enviar os dados por minha conta e risco, independentemente do que se passe.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego