Nevão a cotas baixas - 29 Janeiro 2006

• Thread starter Thread starter Fil
  • Data de início Data de início

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Local
Bragança (740 m)
2006012912.gif

2006012912.jpg

satjk.jpg

satey.jpg

a19zg.jpg
screenshot0032xp.jpg

screenshot0042ew.jpg
a16ym.jpg

Não se passo para aqui as fotos que coloquei erradamente com a emoção :) no tópico do seguimento. Que acham???

Aqui vão as minhas fotos do nevão do nosso contentamento no Ribatejo
Não estão grande coisa porque não estava a prever isto e tinha o cartão de memoria da máquina completamente cheio

Aqui começou a nevar com intensidade na zona da auto estrada junto a Benavente

Os campos junta a Benavente começavam ja a ganhar cor

As oliveiras debaixo do nevão - uma imagem que não se vê todos os dias

Já proximo de Vila Franca Xira continuava a nevar intensamente e reparem nas serras onde já se acumulava alguma neve
Vamos ver se saiem

Neve no Alto Alentejo (Borba / V. Viçosa / Estremoz)

Pois no Domingo 29/JAN/2006 foi assim:

Após uma noite mal dormida, onde acordava quase de hora a hora (tamanha era a minha ansiedade :eek: ), lá me acabei por levantar por volta das 6 e meia da matina. Céu limpíssimo e temp. não muito baixa apenas 0,5ºC, fiquei logo desesperado e consultando as fotos de satélite vi que a frente passaria por aqui, mas como não havia nada que indicasse precipitação a não ser junto à costa (longe de mim pensar que nevana na F. da Foz), pensei que estava tudo terminado, venho então aqui ao fórum e coloco um post perto das 8 da manhã pondo um ponto final nas minhas expectativas, mas ainda assim dei um olhinho um hora depois, leio este post do MeteoPT, no tópico; Seguimento [Janeiro 2006]:

"E a depressão já se encontra no mar...ao largo da Galiza. Assim não vale. Mas porquê? Porquê? É injusto."

Confesso foi a gota de água, e as lágrimas vieram-me aos olhos e como muito bem dizia o LUPER "...chama-se a isto morrer na praia...", tinha-mos todos os ingredientes e a coisa não se cozinhava. :disgust:

Saí de vez o fórum e fui dedicar-me a outros afazeres, de quando em vez olhava pela janela e brilhava um Sol radiante. Já perto do meio-dia liga-me a minha sogra de Ponte de Sor, super feliz porque estava lá a nevar :shocking: :w00t: , lá venho eu que nem uma flecha colocar a boa nova, mal conseguia teclar. Quando começo a ler o que aqui já tinham, fico louco de alegria e na expectativa não aguentando mais pego em mim e nos meus filhos e ala que se faz tarde a caminho de Estremoz, uma vez que era o local mais perto que tinha registo nas câmaras da Brisa.

A partir de aqui começa a minha mini-reportagem fotográfica do acontecimento, que vou dividir em 4, pois não sei se num post é possível colocar tantas fotografias :D :

1ª parte

Ao longe as famosas cortinas de neve, desta vez vistas desde Elvas!! :w00t:

Após 10 minutinhos de viagem e a uns escassos 15Km da minha cidade ela aparecia em força. Quando saí de Elvas (12:30), nem precipitação havia ainda. Foi já junto à Terrugem que a começou a cair água neve e pouco a pouco só neve.

Aqui junto a Borba na Nacional 4, já coalhava e aumentava a precipitação. É realmente um cenário digno de registo; Oliveiras sob um nevão.

Para que não restem dúvidas, isto é mesmo no Alentejo. :D

Um pormenor de uma cerca e mais uma vez as oliveiras.

Estrada N4, a queda de neve começa a apertar e a estrada a ficar cada vez mais branca, a temp. varia entre os -0,5ºC e os 0ºC.

Contínuo na N4, sentido Lisboa (entre Borba e Estremoz), a estrada já começa a assustar um pouco, pelo menos aos menos habituados a conduzir com estas condições. Ao canto o termómetro do carro.

Aqui imagem típica daquelas zonas (quem nunca ouviu falar do vinho de Borba? :cool: ), uma vinha completamente pintada pelo imaculado branco.