Nevão a cotas baixas - 29 Janeiro 2006

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Neve no Alto Alentejo (Borba / V. Viçosa / Estremoz) – 29/JAN/2006

2ª parte


Novamente as oliveiras, mas aqui com mais neve ainda.


Distraído entre o atípico da paisagem e as fotos, quando reparo, o chão já está a gelar. :surprise:


Por fim chego à cidade de Estremoz que vestida de branco imaculado me recebeu.











Estremoz é uma cidade muito fria :cold: , fica situada entre 2 serras, a de S. Mamede, com 1027m a Norte e a S. da Ossa, com 653m a Sul.
 


kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Neve no Alto Alentejo (Borba / V. Viçosa / Estremoz) – 29/JAN/2006

3ª parte


Aqui uma das portas da amuralhada Estremoz.


Estremoz é mais conhecida pelos seus mármores. Aqui uma pedreira ao fundo.


E já caminhando para as 16h, após ter sido informado que estavam a cortar a N4 e a A6, decidi regressar, para evitar surpresas. Só já se podia circular a 20/30 km/h.


Cheguei a Elvas ás 16h e aqui havia pouca precipitação e quase sempre água neve, mas como já estava a escurecer, começou enfim a nevar debilmente :w00t: , mas foi Sol de pouca dura, pois a Superfície Frontal estava no fim. :sad:


Voltei a Borba e V. Viçosa ás 18h, já era de noite, mas deu para ver que ainda havia alguma neve acumulada, como se pode ver aqui neste jardim.


Aqui o castelo de V. Viçosa. A falta de neve, devia-se ao facto de ter sido muito pisada, aqui foi aproveitada a inclinação para escorregar (o famoso sku). :lol:


Nesta imagem já podemos ver a quantidade de forma mais fiável, uma vez que estava mais “intacta”.


Neste automóvel medi cerca de 7cm de neve, não é uma forma muito ortodoxa de o fazer, mas foi o que se arranjou! ;)




And the last but not the least; O Paço Ducal de V. Viçosa nevado.
Um pouco de história; Foi residência de descanso da realeza portuguesa, data do séc. XVI. É uma obra de arquitectura mudejar, neoclássica, barroca e manuelina. Como curiosidade quando o rei D. Carlos foi assassinado em Lisboa, regressava precisamente daqui.

E termina assim a minha mini-reportagem… pensando melhor retiro a palavra “mini” :lmao:

Desculpem lá a seca, mas entusiasmei-me :rolleyes:
Enfim espero que tenham disfrutado tanto ao ver estas fotos históricas, assim como eu disfrutei. :)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
kimcarvalho Parabens. Uma reportagem soberba, magnífica! Um autentico caça-neves!!! :D :D
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Neve no Ribatejo

Joaocpais, excelentes imagens do Ribatejo, isto sim é um registo inédito (que eu saiba) neve em Vila Franca, fantástico :eek:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Nevão -29-01-2006

A minha primeira contribuição com umas fotos da queda de neve no concelho de Alenquer , localidades , BAIRRO E ABRIGADA ,junto a serra de Montejunto 70 KM/S aqui da minha zona Feijó-Almada.
:cold:

Bem vindo sailor1360 e obrigado pelas fotos directamente do baú, desse dia tão surpreendente que ficou na nossa memória meteorológica!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Excelente registo:thumbsup:

Foi neste dia que eu vi o meu primeiro nevão a sério:D E logo em pleno Ribatejo perto de Coruche:)