Neve a cotas baixas em Portugal

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Aqui no Estoril só vi neve com granizo nos anos 80´s, porque de resto nada aconteceu aqui a não ser chuva.

pois..penso que de Carcavelos para Oeste praticamente não se viu nada para além de aguaceiros.. Demasiado forte o efeito do Atlantico...
 


Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Pelo que sei pelos meus avôs (Há muito falecidos), não há conhecimento de neve a menos de 10 km do mar, na zona de Óbidos.

Mesmo em 26 de Janeiro de 2006, apenas nevou a partir da localidade de A-da-Gorda, que fica a cerca de 16 km de Peniche, algo que nem terá acontecido em 1954, que apennas terá acontecido a partir da localidade de Usseira.

O Google Maps deverá ajudar-vos na localização.

Atenção que esta informação foi recolhida apenas de "boca-a-boca", sem qualquer dado registado.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não é bem zona especifica..é mesmo no centro de P.Arcos,cota completamente 0.

Sim,em Cascais não nevou..E sei também que na Parede caiu agua-neve mas muito fraquinha..Uns floquitos apenas..Agora aqui caiu agua-neve 30 minutos e uns minutos de neve :) E se aqui nevou( litoral,cota 0) onde não nevou é que devem ser sítios mesmo muito especiais para não ter acontecido nada :lmao::lmao:


Como já deves ter notado por outros posts, não houve muitos sítios aqui perto que tenha caído...;)
Só tive conhecimento de alguma neve, através de fotos, nos pontos mais altos da Serra de Monsanto.
Assim sendo, se aconteceu aí, foi mesmo especial.;)
Mas assumo que esta zona tem um microclima muito bom.:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em 2006 em Paço de Arcos muito próximo do mar era mesmo neve, embora com agua à mistura mas ainda durou algum tempo. Em 2007 foi muito menos, apenas deu para ver uns flocos perdidos. Noutras zonas de Oeiras foi idêntico por relato de conhecidos.
 
  • Gosto
Reactions: belem

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Em 2006 não estava em casa em Oeiras pois já estava a ver a situação pus-me logo no carro à procura de neve! :w00t:
Mas em todo o lado que passei vi neve, desde Algueirão, serra de Sintra, IC19, Lisboa, e na Serra de Monsanto esteve a acumular durante algum tempo.. Até devem aqui estar essas fotos algures no fórum! :D
Em Oeiras mesmo junto ao mar, não cheguei a estar, quando voltei já tinha terminado, mas sim como disse o Vince também caíram alguns flocos misturados com chuva, foi o que me disseram os meus pais..

Em 2007 não vi neve, pelo menos em flocos, em Oeiras.. Vi sim águaneve, pois na altura encontrava-me a jogar num campo em Carcavelos mesmo junto ao mar, e mesmo aí caía perfeitamente aquela neve já semi-fundida em pedaçoes de gelo que parece gelo picado..
Nesse episódio pelos relatos que há (até aqui no fórum), penso que talvez 100m acima do nível do mar e desde que estivessem a passar zonas de precipitação mais intensa, seria o suficiente para ver mesmo flocos..

;)
 
  • Gosto
Reactions: belem

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Em 2006 em Paço de Arcos muito próximo do mar era mesmo neve, embora com agua à mistura mas ainda durou algum tempo. Em 2007 foi muito menos, apenas deu para ver uns flocos perdidos. Noutras zonas de Oeiras foi idêntico por relato de conhecidos.
Em 2007 no centro de Paço de Arcos vi apenas 1 floco :D Eu vi-o e pensei para mim que neve 2 anos seguidos seria impensável e nem liguei ..mas eram mesmo uns vestigios de neve..
Em 2007,aqui pela nossa zona foi bem mais fraco que 2006.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em Odivelas, e em 2006 sei que nevou em toda a cidade de Odivelas. Com mais intensidade nos pontos mais altos da cidade, claro, mas nevou inclusive no vale a 16 metros de altitude.

Em 2007, não estava cá, mas o que o uns amigos meus dizem é que aqui (Odivelas norte) durante 5-10 minutos chegou mesmo a nevar com muita intensidade, mas que depois veio a chuva levou tudo.



Tópicos a Ler:

Seguimento - Janeiro 2006

Episódio Neve 28/29Janeiro 2006

Renovar Página Seguimento - Janeiro 2007


Um ano depois, regressou a neve ... 28 Janeiro 2007
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Todos os registos são interessantes, não só pela sua raridade como para ter uma ideia onde existe mais probabilidades de cair ou não.
E como já devem ter reparado há locais em Portugal continental que não nevou nem na década de 50, nem em 2006 e nem em 2007.

Será que a frequência da possibilidade da ocorrência destes fenómenos aumentou, diminuiu ou mantém-se?
 
Última edição:

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
As únicas duas fotos que consegui sabes Deus a que custo reaver porque perdi as fotos do PC devido a uma avaria :sad: mas posso dizer desde já que as fotos nem dão a ideia real só vendo para ver como caia com força ;)





 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Todos os registos são interessantes, não só pela sua raridade :lmao: como para ter uma ideia onde existe mais probabilidades de cair ou não.
E como já devem ter reparado há locais em Portugal continental que não nevou nem na década de 50, nem em 2006 e nem em 2007.:surprise::lol:

Será que a frequência da possibilidade da ocorrência destes fenómenos aumentou, diminuiu ou mantém-se?

Eu não reparei, em que local de Portugal continental é que não nevou nos anos 50?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu não reparei, em que local de Portugal continental é que não nevou nos anos 50?


A região de Óbidos foi um dos locais e parece-me que o Norte durante essa fase foi poupado em muitos locais, pois como o Dan disse, essa frente centrou-se no sudoeste da Península Ibérica.
De resto alguém tem dados dos anos 50 para se saber melhor o que aconteceu?