Re: Neve - 25-01-2007 [Beira Baixa e Alentejo]
Antes de mais quero dar os parabéns pelas belas fotos e pela boa nevada que caiu na tua terrinha jPdF.
E a complementar então este tópico do famoso dia 26JAN07, aqui deixo o registo possivel na minha cidade raiana!
Apenas nevou perto da hora do almoço e não durou muito. A temperatura rondava os 4,5ºC e com a queda de neve baixou até ao 1,5ºC.
Apesar da alegria de ver nevar em condições, a sua duração foi curta e os
nuestros hermanos levaram a fatia grande do bolo, nevou muitos locais da Extremadura, sendo de destacar Cáceres, onde houve acumulação e nevou mais de uma hora. A nossa fronteira parecia realmente, como mostrara o GFS, uma verdadeira barreira natural anti-neve
e por cá não há serras a fazer a divisória como na zona de Bragança e outras. Apenas temos o rio Guadiana.
Uma vista a Sudeste, com o Forte de Santa Lúzia ao fundo, mais atrás terras de Espanha.
Um passeio pela periferia da cidade.
Por fim e porque a branquinha foi de pouca duração
, o exlibris da cidade (Aqueduto da Amoreira) numa perspectiva, infelizmente, cada vez mais insólita por cá.
Mais ao final da tarde ainda embarquei numa pequena incursão de 70 km pela vizinha região espanhola, no encalce de algumas manchas que vi no radar. E ainda consegui apanhar algum sleet e neve, embora com flocos muito pequenos e dispersos. A acumulação fazia-se aos 600/700 metros de altirude
, um pouco alto demais para o que eu esperava e infelizmente, não havia grande coisa, pois o grosso da precipitação fez-se a Norte da província pacence. A temperatura, variou entre os 3ºC e os -0,5ºC. A amiga iso 0 andava nos 600 m apoximadamente.
Embora este tópico esteja na divisória Portugal, aqui deixo estas 3 fotos da mini-caça.
Alvo à vista a 40/50 km!
Aqui é onde assinalo no mapa o sleet:
Eis os primeiros flocos só após 50 km
E por fim junto ao Vale de Matamoros a acumulação aparece.
Fiquei todo realizado
e regressei a casa, mas durante a viagem uma nova aventura se iluminou na minha
cabecinha pensadora.... Eu queria era neve em quantidade e claro ver nevar em condições com boa acumulação, onde seria o local mais perto... Claro a 300 km, Ciudad Real!!!
No dia seguinte lá fui com o meu pessoal !(logo mais posto!)