Neve Condições actuais em Portugal e Estâncias Int. (2007/2008)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Caros membros,

Antes de mais parabéns pelo fórum, é de grande qualidade e utilidade.
Reparei nos posts sobre o sistema SnowWatch e decidi dar algumas informações e ouvir as opiniões.
Sou o responsável pelo sistema, que foi desenvolvido pela Simbiose Systems, grupo de trabalho de pesquisa e desenvolvimento vocacionado para a área ambiental recorrendo a tecnologia avançada, nomeadamente dados satélite, para diferentes aplicações (www.simbiose-systems.com onde aliás está o SnowWatch).

O SnowWatch não foi criado para a Turistrela ou para qualquer outra entidade, nem tão pouco foi desenvolvido pela Universidade de Coimbra embora realmente todos os membros da equipa Simbiose são antigos (e alguns actuais) alunos/investigadores da UC de diferentes níveis.

O sistema dentro de dias vai ser aumentado e apresentar bastantes elementos novos. A ideia é que seja um sistema dinâmico e útil não só para saber se há neve na serra como para aprender algo sobre a região.

Vi que existe algum interesse por parte de alguns membros na extensão do SnowWatch ao resto do território. Por parte da Simbiose essa possibilidade não é descartada, basta que esse interesse realmente exista.
Quem sabe se o meteopt.com e a simbiose não desenvolvem algo em conjunto (fica o desafio!).

Hoje actualizámos com os dados relativos ao grande nevão que ocorreu na Serra (e não só). Até agora foi o maior já registado nesta temporada.


Olá,

Obrigado pelos pormenores do projecto, é sempre bom ver coisas novas e inovadoras a surgirem por parte das nossas empresas. Cá em Portugal estamos praticamente sempre limitados a consultar produtos desta área da meteorologia quase sempre de origem internacional.

Quanto ao interesse, ele existe obviamente. Aliás, este mesmo tópico no forum foi criado e intencionalmente destacado no topo do site para responder à procura que detectámos nas estatísticas de muita gente a precisar de informações sobre a neve. E essa procura não é apenas para a Estrela, mas também para as habituais romarias de fim de semana em que habitualmente milhares de pessoas vão dar o seu passeio às serras onde existe alguma acumulação do elemento branco.

Mas também vou ser sincero, o interesse existe, mas o nosso grande problema é que raras vezes temos hipotese de em Portugal manifestar esse interesse noutras regiões que não a Serra da Estrela, para grande infelicidade de todos de nós :) Mas pode ser que este Inverno seja mais simpático.

Como não faço a ideia dos recursos que tem que dedicar a essa expansão, não sei se para vocês vale ou não a pena. Do ponto de vista dos utilizadores, como disse, o interesse existe, e o produto ficaria mais completo, interessante e lógico se abrangesse o restante país, pois como reparou aqui no forum, surgiram de imediato as questões sobre a cobertura no restante país.

De uma forma ou de outra podem sempre contar com o MeteoPT.com para divulgar o SnowWatch.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Sejas bem-vindo simbiose :thumbsup:

Faço minhas as palavras do Vince. É de facto um projecto interessantíssimo e completamente pioneiro em Portugal. Provavelmente a tecnologia e o modo como a aplicam no cálculo da cobertura de neve é pioneiro mesmo a nível internacional. Não é comum ver empresas do ramo das TI em Portugal explorarem nichos de mercado aparentemente pequenos, mas também não são raras as vezes que são este tipo de empresas que mais vingam no mercado internacional.

O interesse que desperta a neve em grande parte dos membros do MeteoPT.com, no qual eu me incluo, faz todo o sentido abrir novas oportunidades de divulgação/simbiose entre o MeteoPT.com e o SnowWatch.

Um grande bem-haja a toda a equipa da Simbiose Systems :cheers:
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Muitos parabéns à Simbiose pela elaboração deste projecto, bem como ao meteopt.com pela divulgação anteriormente proporcionada, graças ao fórum tive conhecimento do SnowWATCH e hoje faz parte das minhas aplicações no google earth que visualizo com assiduidade.

Como muito bem disseram os administradores do meteopt.com bem como alguns membros nos postes anteriores estou certo que a Simbiose em conjunção com o Meteopt.com "têm tudo" para uma colaboração interessantíssima em prol desta comunidade.
Obrigado :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Neve encerra estrada na Serra da Estrela
2008/01/11 | 12:40
Estrada que liga Piornos, Torre e Lagoa Comprida está fechada

A queda de neve fechou ao trânsito pelas 11h30 desta sexta-feira a estrada Piornos-Torre-Lagoa Comprida, na Serra da Estrela, informa a Agência Lusa, que cita fonte do Centro de Limpeza de Neve.

Esta manhã está a nevar com alguma intensidade e há muito vento na Serra da Estrela, sendo a temperatura de um grau negativo: «Não há condições de segurança para circular no maciço central da Serra», realçou o funcionário do centro.

O Instituto de Meteorologia prevê queda de neve acima dos 1.200 metros de altitude até segunda-feira.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=901989&div_id=291
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg. Especial Neve e Granizo 11-13 Janeiro 2008

Serra da Estrela: temporal de neve encerra estrada Piornos -- Torre -- Lagoa Comprida

Um forte temporal de neve encerrou ao trânsito pelas 15:00 a estrada Piornos-Torre-Lagoa Comprida, disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos. "A estrada teve de ser encerrada devido a um temporal com muita neve, vento e nevoeiro", referiu.
Segundo a mesma fonte, no local, a temperatura era de 1 grau negativo e a neve acumulada chega nalguns locais da Serra da Estrela a meio metro de altura. As previsões do Instituto de Meteorologia já disponíveis até quarta-feira continuam a apontar para queda de neve na Serra da Estrela.

© 2008 LUSA

Por Estremoz 9,4 ºC e vento moderado de Sudoeste, sem chuva; manhã com muito frio.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Sim, há neve. Passei lá ontem e os primeiros vestígios encontram-se na zona dos Piornos (1600m), mas na Torre há em quantidade interessante, com bermas de 1 metro de neve.
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Olá

Por falar em fevereiro, alguem sabe de previsões de neve para a serra da estrela para os primeiros dias de fevereiro. :rolleyes:

Obrigado
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Olá

Por falar em fevereiro, alguem sabe de previsões de neve para a serra da estrela para os primeiros dias de fevereiro. :rolleyes:

Obrigado

boas amigo para dia 1 de fevereiro existe a possibilidade de queda de neve a cotas elevadas tipo 1600m nos seguintes dias continuará a existir instabilidade atmosférica e se existir precipitação será sob a forma de neve com tendência para a descida da cota de neve ;) mas vai dando uma espreitadela aki no forum para teres uma noção mais concreta do que se ira passar :thumbsup:
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Neve Serra da Estrela 3,4 de Fevereiro de 2008

algumas fotos destes dias de neve na serra, no dia 3:rain:agua-neve e estava um vento:cold:, no dia 4 o vento diminui e a chuva parou:w00t:
DSC09412_1280x960.JPG

DSC09648_1280x960.JPG

DSC09514_1280x960.JPG


DSC09523_1280x960.JPG

DSC09435_1280x960.JPG


DSC09456_1280x960.JPG

:D