Neve Condições actuais em Portugal e Estâncias Int. (2007/2008)



jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Impecáveis :thumbsup:
Parabéns
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Estou a ver a Antártida!!! Só neve e gelo e os pinguins pequeninos a andar... ah pera... é so uma câmera da turistrela a mostrar a estância... e os pinguins são pessoas com esquis :D :lmao:

Tanta gente por lá... está tudo de férias ainda??!!! ;) :lmao:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Estou a ver a Antártida!!! Só neve e gelo e os pinguins pequeninos a andar... ah pera... é so uma câmera da turistrela a mostrar a estância... e os pinguins são pessoas com esquis :D :lmao:

Tanta gente por lá... está tudo de férias ainda??!!! ;) :lmao:

Tb quero :D
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Boa tarde a todos.
Há cerca de 3 semanas que ando para ir á Serra da Estrela com a família e uns amigos para brincar na neve com as crianças. O problema é que deixei passar os últimos nevões e agora já estou com medo de não conseguir fazê-lo este Inverno. Sei que nevou no último Domingo e a minha pergunta é a seguinte: se lá for este sábado ainda apanho neve suficiente para fazer "sku" ou a que lá caiu já se foi toda? Se não for agora ainda haverá hipóteses de nevar mais nos próximos tempos? Sei que vocês não são adivinhos mas perguntar não custa, não é?
Desde já, obrigado a quem me puder dar umas dicas...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Neve Serra da Estrela 3,4 de Fevereiro de 2008


É a estação meteorológica da Torre?
Como que pode chegar a este estado?! Parece-me que seja impossivel medir o que quer que seja naquelas condições.:huh::huh:
Será que as da suiça têm aquecimento?:D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Boa tarde a todos.
Há cerca de 3 semanas que ando para ir á Serra da Estrela com a família e uns amigos para brincar na neve com as crianças. O problema é que deixei passar os últimos nevões e agora já estou com medo de não conseguir fazê-lo este Inverno. Sei que nevou no último Domingo e a minha pergunta é a seguinte: se lá for este sábado ainda apanho neve suficiente para fazer "sku" ou a que lá caiu já se foi toda? Se não for agora ainda haverá hipóteses de nevar mais nos próximos tempos? Sei que vocês não são adivinhos mas perguntar não custa, não é?
Desde já, obrigado a quem me puder dar umas dicas...

Infelizmente a minha pouca experiência de neve não me deixa prever isso, mas apenas como opinião acho que as temperaturas vão derreter quase tudo, deixando apenas vestígios nos locais de maIOR acomulação... mas alguém mais habituado poderá dar-te uma resposta mais fundamentada!

Abraço
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Infelizmente a minha pouca experiência de neve não me deixa prever isso, mas apenas como opinião acho que as temperaturas vão derreter quase tudo, deixando apenas vestígios nos locais de maIOR acomulação... mas alguém mais habituado poderá dar-te uma resposta mais fundamentada!

Abraço

Obrigado pela resposta. Também tenho essa ideia, no sábado já pouco deve restar do que nevou no passado domingo.
Entretanto descobri aqui neste mesmo tópico o sistema snow watch que acho interessantíssimo. Não sei qual será o seu grau de fiabilidade mas irei acompanhando.
Abraço
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Boa tarde a todos.
Há cerca de 3 semanas que ando para ir á Serra da Estrela com a família e uns amigos para brincar na neve com as crianças. O problema é que deixei passar os últimos nevões e agora já estou com medo de não conseguir fazê-lo este Inverno. Sei que nevou no último Domingo e a minha pergunta é a seguinte: se lá for este sábado ainda apanho neve suficiente para fazer "sku" ou a que lá caiu já se foi toda? Se não for agora ainda haverá hipóteses de nevar mais nos próximos tempos? Sei que vocês não são adivinhos mas perguntar não custa, não é?
Desde já, obrigado a quem me puder dar umas dicas...

Como os próximos dias vão ser de céu limpo é possível acompanhar a cobertura de neve pelas imagens satélite aqui:
http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/subsets/?Europe_3_01

É ir consultando as imagens.



Nesta imagem, que é de ontem, a Serra da Estrela ainda parece ter uma boa cobertura de neve. É capaz de aguentar alguma coisa até ao Sábado.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Por acaso estou curioso para ver quanto vai aguentar a neve. É que quando fazem temperaturas inferiores a 0ºC durante a noite a neve ainda aguenta, mas agora com temperaturas positivas tanto de dia como de noite é o desastre completo de qualquer cobertura nevosa..
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Por acaso estou curioso para ver quanto vai aguentar a neve. É que quando fazem temperaturas inferiores a 0ºC durante a noite a neve ainda aguenta, mas agora com temperaturas positivas tanto de dia como de noite é o desastre completo de qualquer cobertura nevosa..

Pois. O melhor é esperar por outra altura para ver neve na serra. Estamos com um "Verão de S.Valentim" aqui por Portugal e as perspectivas a curto prazo não são animadoras. Se calhar neve só para o ano... :sad:
 

SnowMen

Cirrus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1
Local
Figueira da Foz
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Boas, alguém me sabe dizer como anda a serra da estrela de neve e as previsões para o proximo fim de semana de 23 e 24? Será que vai desaparecer com esta chuva?
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Neve em Portugal - Condições actuais (2007/2008)

Boas, alguém me sabe dizer como anda a serra da estrela de neve e as previsões para o proximo fim de semana de 23 e 24? Será que vai desaparecer com esta chuva?

de acordo com o site do EP por agora é recomendado o uso de correntes a partir da nave de santo antónio / Piornos.
a temperatura na Torre é de 1ºC pelo que deve ter nevado a noite toda :)
não consigo ver a webcam da estância de ski mas a informação é de altura de neve entre 40 e 65 cm (o que não é nada mau com as condições do ultimo mês).

até dia 23 é difícil prever alguma coisa mas se nevou hoje e não chover muito até quarta o snow forecast prevê neve para sexta e sábado (total de 15 cm, mas eu não me fiava muito nesta acumulação).
por isso com as previsões e as condições actuais eu acredito que terás sorte:thumbsup::thumbsup: