Neve Gerês - Mata da Albergaria

Tópico em 'Portugal' iniciado por Nuno Pimenta 31 Jan 2009 às 16:41.

1. iceworld

iceworld
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    coimbra ( 85m )
    Isso dá a impressionante média de 72.49mm por dia! :surprise:
    Bem, espero que em Cherrapundji todos saibam nadar. :D

2. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre
    "Mas o cenário ao vivo estava fabuloso. Venho a esta zona muitas vezes, de "jeep" ou a pé, quando a viatura não sobe, como ontem."

Na serra Amarela, PN Peneda-Gerês, 6.2.2009‏

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre
    E temos continuado a nossa conversa, que disponibilizo, pelo interesse que tem:

"....de facto a cabeceira do vale do Homem é em "U", mas apenas a cabeceira.
    Não conheces o vale? Um dia que possas podemos fazer isso a pé. Para mim a beleza reside sobretudo nos vales laterais, Água de Pala, Madorno e Cagarrouço (que eu penso que vem de Cága-Ursos). São vales mais pequenos, mas lindíssimos pela cor da rocha (esbranquiçada) e por serem muito escarpados e estreitos. Subir o vale do Homem vale bem a pena. Mas também vale a pena fazer o percurso pelos cimos, por ambas as margens. O panorama é grandioso. No País não conheço igual." :thumbsup:

4. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    De facto o o panorama é "grandioso" - o facto é que apesar de ser o Gerês uma serra perto de grandes centros urbanos não está de facto acessível a toda a gente - esta zona central da serra só é acessível a pé, pelo que se torna assim mais "mágico" andar por lá. Arrisco a dizer que daqui a 20\30 anos toda aquela zona se tornará um oásis em termos de protecção da natureza. Acessível mas com bastante dificuldade nas caminhadas e durante o inverno então nem se fala.
    Quanto à cabeceira em "U" - são ainda uns 4\5 quilómetros (+/-) de "ferradura" já que segue até à albufeira de Vilarinhos das Furnas - é talvez o 2º vale em extensão depois do vale de manteigas na Serra da estrela
    Já fui a carris 3 vezes - cerca de 3\3.30h de caminhada até lá acima - felizmente com bom tempo (excepto numa em que fiquei a meio pois começou a cair uma chuvada com trovoada e lesionei-me no tornozelo pelo que regressei...) e fiquei apaixonado pelo caminho ao ver aquelas paredes de granito talhadas pelo tempo e ao ver uma magnífica queda de água que na altura tinha muita água. Só um aparte: fiz os últimos 40 minutos de regresso num dos passeios na escuridão total - sem lanterna - e mesmo assim foi fantástico...:surprise:

5. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Excelente tópico que te lembraste de criar MeteoPtg! Sempre em actualização e com tantos dados que aqui tem sido, ora relembrados, ora pela primeira vez falados!

Mais uma região a colocar na agenda de futuras visitas ao nosso belo Portugal! Pena as distâncias, mas quem corre por gosto não cansa! :D :thumbsup:

6. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre
    Ai vai outra, Gerês, 7.2.2009‏

7. brandas

brandas
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    22 Jan 2009
    Local:
    Braga
    Da última vez que fui, tinha sido no dia em que aqueles três indivíduos se perderam (entre as minas e pitões), a minha intenção era ir ao pico da nevosa, mas comecei a ver aquilo muito feio, de maneiras que resolvi descer...
    Nesse dia era tal o frio que nem sentia os pés e as mãos!!!

Como já andei uma altura perdido, devido ao surgimento repentino de nevoeiro, mais concretamente na lomba de pau e as rocas, decidi nunca mais arriscar...

é impressionante as mudanças bruscas que ocorrem em alta montanha!!!

8. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre
    Vale do Gerês:

9. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Esta imagem foi tirada por estes dias?:shocking:
    Fantástica sem dúvida - é um panorama pouco visto, pelo menos desta perspectiva e ainda por cima com tal nevão:w00t:

10. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Já fiz várias vezes a subida até aos Carris pela Portela do Homem, o trilho não é dificil e a paisagem grandiosa. Sempre pensei em continuar até Pitões de Júnias (o que nunca concretizei), outro tanto em distância, mas sem trilho visível e concerteza mais perigoso.:unsure:

Alguém do Forum já teve oportunidade de percorrer o referido 2º trajecto?:shocking:

11. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Pela imagem diria que é uma digitalização de uma foto de outrora :unsure:. Mas sem dúvida um espectáculo haver neve até ao fundo do vale!!! ;)

12. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre
    Amigo...No comments !!!

13. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre
    Duvidar do trabalho dos outros, pôr em causa fotos e respostas, não merece da minha parte algum comentário.Qual interesse em enganar uma comunidade que é esta, colocando imagens que não são realidade, ou originais? Não tem lógica.Assim tudo isto perdiria o interesse. Bela atitude "actioman" !!! :nono::buh:Ainda assim continuo a partilhar o que me enviam!!! :thumbsup:

"Olá Nuno,

Acabei de chegar do Gerês, onde estive reunido com com os vigilantes e aproveitei para fazer umas fotos. A maior parte da neve derreteu devido à chuva quente e nojenta do fim de semana. Como deves calcular aqui choveu
    que se fartou. Há neve acima dos 1300-1350 com cerca de 20 cm. Mas até ao fim de semana a maior parte vai desaparecer, menos na região de Carris-Nevosa e talvez na vertente norte onde aguenta mais tempo. Até vir outra frente.
    Para ficares com uma ideia a neve atingiu mais de um metro nos 1400 m. Na Louriça ainda há zonas com (muito pequenas) 60 cm, apesar da chuva. Logo envio-te uma foto."

"Vista parcial do Gerês (11.2.2009) depois da chuva do fim de semana."

"Estrada para a Serra Amarela em11.2.2009. A neve atingiu aqui na sexta passada perto de um metro."

14. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    MeteoPtg,

Penso que o actionman só estava a perguntar se a fotografia era digitalizada partir de uma antiga, daí a dizer que a fotografia não é original não tem nada a ver.
    Digitalizar é passar de algo que está em analógico (por exemplo uma fotografia em papel) para o mundo digital,de bits (ex ficheiro JPEG) através do uso de um digitalizador (ou vulgo scanner).

15. brandas

brandas
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    22 Jan 2009
    Local:
    Braga
    Só ainda não o fiz porque não existe trilho de pé posto bem marcado, só mariolas. Também não tenho equipamento adequado (boas peças de roupa que sejam térmicas, impermeaveis e que respirem) e pessoal disposto a o fazer nesta altura (exige pernoita). Além de que, eu simplesmente uso as cartas militares, mas em condições adversas um GPS é sempre necessário!

Agora para o tempo quente e dias longos é certo que a vou fazer....

Partilhar esta Página