Neve Gerês - Mata da Albergaria

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Infelizmente, nenhuma das estações que estavam nos lugares com mais pluviosidade no Continente, existe de momento. Foram todas abandonadas.
O GranNevada tinha inclusive mostrado uma fotografia, na qual era visível o pluviometro de uma das estações a fazer de caixote do lixo. :(

De 2000-2001 não há qualquer registo.

De 1944 a 2000, os valores mais altos foram:

5268.0mm - Leonte (1946)
5206.6mm - Portela do Homem (1959)
5193.3mm - Leonte (1965)
5111.0mm - Covide (2000)
5078.0mm - Covide (1945)

Em 1935 a estação do Gerês registou 5208.2mm.
Uma vez que esta estação é "mais seca" que as outras 3, é de supor que nesse ano de 1935, poder-se-à ter ultrapassado os 6000mm nos três lugares em cima.


Quanto ao Pico, naquela zona dos 5000mm anuais, deve ter uma boa percentagem de precipitação orográfica. Deve chover lá quase todos os dias.:rain:


Se não estou em erro, o record mundial de precipitação anual ocorreu em Cherrapundji na Índia.
Uns impressionantes 26461 mm.

Isso dá a impressionante média de 72.49mm por dia! :surprise:
Bem, espero que em Cherrapundji todos saibam nadar. :D
 


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
"Mas o cenário ao vivo estava fabuloso. Venho a esta zona muitas vezes, de "jeep" ou a pé, quando a viatura não sobe, como ontem."

Na serra Amarela, PN Peneda-Gerês, 6.2.2009‏


 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Sim, posso confirmar que este vale é o que leva às minas de Carris; há uma "muralha" de pedra na fotografia - na zona direita da imagem - que identifica perfeitamente este vale.
Quem deixa o carro na portela do homem, desce até ao rio homem e em seguida segue esse vale acima ao longo do rio pelo antigo caminho que levava às extintas minas da zona dos Carris - vai ver o rio homem no caminho, várias quedas de água (1 delas deslumbrante!:surprise:) e tem sempre ao lado direito\esquerdo uma paisagem que nos preenche todo o caminho.:w00t:
se forem ao ponto mais alto vão até ao planalto de carris quase a 1500 mts de altitude e perto da "nevosa", o ponto mais alto do gerês (1556 mts).
Se forem nesta altura muito cuidado não só com a neve como com o gelo (o frio é muito!) - atenção que o acesso "é restrito";)

E temos continuado a nossa conversa, que disponibilizo, pelo interesse que tem:

"....de facto a cabeceira do vale do Homem é em "U", mas apenas a cabeceira.
Não conheces o vale? Um dia que possas podemos fazer isso a pé. Para mim a beleza reside sobretudo nos vales laterais, Água de Pala, Madorno e Cagarrouço (que eu penso que vem de Cága-Ursos). São vales mais pequenos, mas lindíssimos pela cor da rocha (esbranquiçada) e por serem muito escarpados e estreitos. Subir o vale do Homem vale bem a pena. Mas também vale a pena fazer o percurso pelos cimos, por ambas as margens. O panorama é grandioso. No País não conheço igual." :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E temos continuado a nossa conversa, que disponibilizo, pelo interesse que tem:

"....de facto a cabeceira do vale do Homem é em "U", mas apenas a cabeceira.
Não conheces o vale? Um dia que possas podemos fazer isso a pé. Para mim a beleza reside sobretudo nos vales laterais, Água de Pala, Madorno e Cagarrouço (que eu penso que vem de Cága-Ursos). São vales mais pequenos, mas lindíssimos pela cor da rocha (esbranquiçada) e por serem muito escarpados e estreitos. Subir o vale do Homem vale bem a pena. Mas também vale a pena fazer o percurso pelos cimos, por ambas as margens. O panorama é grandioso. No País não conheço igual." :thumbsup:

De facto o o panorama é "grandioso" - o facto é que apesar de ser o Gerês uma serra perto de grandes centros urbanos não está de facto acessível a toda a gente - esta zona central da serra só é acessível a pé, pelo que se torna assim mais "mágico" andar por lá. Arrisco a dizer que daqui a 20\30 anos toda aquela zona se tornará um oásis em termos de protecção da natureza. Acessível mas com bastante dificuldade nas caminhadas e durante o inverno então nem se fala.
Quanto à cabeceira em "U" - são ainda uns 4\5 quilómetros (+/-) de "ferradura" já que segue até à albufeira de Vilarinhos das Furnas - é talvez o 2º vale em extensão depois do vale de manteigas na Serra da estrela
Já fui a carris 3 vezes - cerca de 3\3.30h de caminhada até lá acima - felizmente com bom tempo (excepto numa em que fiquei a meio pois começou a cair uma chuvada com trovoada e lesionei-me no tornozelo pelo que regressei...) e fiquei apaixonado pelo caminho ao ver aquelas paredes de granito talhadas pelo tempo e ao ver uma magnífica queda de água que na altura tinha muita água. Só um aparte: fiz os últimos 40 minutos de regresso num dos passeios na escuridão total - sem lanterna - e mesmo assim foi fantástico...:surprise:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Excelente tópico que te lembraste de criar MeteoPtg! Sempre em actualização e com tantos dados que aqui tem sido, ora relembrados, ora pela primeira vez falados!

Mais uma região a colocar na agenda de futuras visitas ao nosso belo Portugal! Pena as distâncias, mas quem corre por gosto não cansa! :D :thumbsup:
 

brandas

Cirrus
Registo
22 Jan 2009
Mensagens
28
Local
Braga
...Já fui a carris 3 vezes - cerca de 3\3.30h de caminhada até lá acima - felizmente com bom tempo (excepto numa em que fiquei a meio pois começou a cair uma chuvada com trovoada e lesionei-me no tornozelo pelo que regressei...) e fiquei apaixonado pelo caminho ao ver aquelas paredes de granito talhadas pelo tempo e ao ver uma magnífica queda de água que na altura tinha muita água. Só um aparte: fiz os últimos 40 minutos de regresso num dos passeios na escuridão total - sem lanterna - e mesmo assim foi fantástico...:surprise:

Da última vez que fui, tinha sido no dia em que aqueles três indivíduos se perderam (entre as minas e pitões), a minha intenção era ir ao pico da nevosa, mas comecei a ver aquilo muito feio, de maneiras que resolvi descer...
Nesse dia era tal o frio que nem sentia os pés e as mãos!!!

Como já andei uma altura perdido, devido ao surgimento repentino de nevoeiro, mais concretamente na lomba de pau e as rocas, decidi nunca mais arriscar...

é impressionante as mudanças bruscas que ocorrem em alta montanha!!!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts

Esta imagem foi tirada por estes dias?:shocking:
Fantástica sem dúvida - é um panorama pouco visto, pelo menos desta perspectiva e ainda por cima com tal nevão:w00t:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Da última vez que fui, tinha sido no dia em que aqueles três indivíduos se perderam (entre as minas e pitões), a minha intenção era ir ao pico da nevosa, mas comecei a ver aquilo muito feio, de maneiras que resolvi descer...
Nesse dia era tal o frio que nem sentia os pés e as mãos!!!

Como já andei uma altura perdido, devido ao surgimento repentino de nevoeiro, mais concretamente na lomba de pau e as rocas, decidi nunca mais arriscar...

é impressionante as mudanças bruscas que ocorrem em alta montanha!!!

Já fiz várias vezes a subida até aos Carris pela Portela do Homem, o trilho não é dificil e a paisagem grandiosa. Sempre pensei em continuar até Pitões de Júnias (o que nunca concretizei), outro tanto em distância, mas sem trilho visível e concerteza mais perigoso.:unsure:

Alguém do Forum já teve oportunidade de percorrer o referido 2º trajecto?:shocking:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Esta imagem foi tirada por estes dias?:shocking:
Fantástica sem dúvida - é um panorama pouco visto, pelo menos desta perspectiva e ainda por cima com tal nevão:w00t:

Pela imagem diria que é uma digitalização de uma foto de outrora :unsure:. Mas sem dúvida um espectáculo haver neve até ao fundo do vale!!! ;)
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Duvidar do trabalho dos outros, pôr em causa fotos e respostas, não merece da minha parte algum comentário.Qual interesse em enganar uma comunidade que é esta, colocando imagens que não são realidade, ou originais? Não tem lógica.Assim tudo isto perdiria o interesse. Bela atitude "actioman" !!! :nono::buh:Ainda assim continuo a partilhar o que me enviam!!! :thumbsup:

"Olá Nuno,

Acabei de chegar do Gerês, onde estive reunido com com os vigilantes e aproveitei para fazer umas fotos. A maior parte da neve derreteu devido à chuva quente e nojenta do fim de semana. Como deves calcular aqui choveu
que se fartou. Há neve acima dos 1300-1350 com cerca de 20 cm. Mas até ao fim de semana a maior parte vai desaparecer, menos na região de Carris-Nevosa e talvez na vertente norte onde aguenta mais tempo. Até vir outra frente.
Para ficares com uma ideia a neve atingiu mais de um metro nos 1400 m. Na Louriça ainda há zonas com (muito pequenas) 60 cm, apesar da chuva. Logo envio-te uma foto."

"Vista parcial do Gerês (11.2.2009) depois da chuva do fim de semana."




"Estrada para a Serra Amarela em11.2.2009. A neve atingiu aqui na sexta passada perto de um metro."


 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Duvidar do trabalho dos outros, pôr em causa fotos e respostas, não merece da minha parte algum comentário.Qual interesse em enganar uma comunidade que é esta, colocando imagens que não são realidade, ou originais? Não tem lógica.Assim tudo isto perdiria o interesse. Bela atitude "actioman" !!! :nono::buh:Ainda assim continuo a partilhar o que me enviam!!! :thumbsup:

MeteoPtg,

Penso que o actionman só estava a perguntar se a fotografia era digitalizada partir de uma antiga, daí a dizer que a fotografia não é original não tem nada a ver.
Digitalizar é passar de algo que está em analógico (por exemplo uma fotografia em papel) para o mundo digital,de bits (ex ficheiro JPEG) através do uso de um digitalizador (ou vulgo scanner).
 

brandas

Cirrus
Registo
22 Jan 2009
Mensagens
28
Local
Braga
Já fiz várias vezes a subida até aos Carris pela Portela do Homem, o trilho não é dificil e a paisagem grandiosa. Sempre pensei em continuar até Pitões de Júnias (o que nunca concretizei), outro tanto em distância, mas sem trilho visível e concerteza mais perigoso.:unsure:

Alguém do Forum já teve oportunidade de percorrer o referido 2º trajecto?:shocking:

Só ainda não o fiz porque não existe trilho de pé posto bem marcado, só mariolas. Também não tenho equipamento adequado (boas peças de roupa que sejam térmicas, impermeaveis e que respirem) e pessoal disposto a o fazer nesta altura (exige pernoita). Além de que, eu simplesmente uso as cartas militares, mas em condições adversas um GPS é sempre necessário!

Agora para o tempo quente e dias longos é certo que a vou fazer....