Neve Gerês - Mata da Albergaria

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Boa tarde.

Recebi uma foto do meu Padrinho que trabalha no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Eis aqui alguns relatos que recebi por mail:

12.12.2008
"Para tua informação: está a nevar muito na Peneda-Gerês e é para ficar pelo menos até Domingo."

15.12.2008
"Na quinta-feira passada fui ao Gerês e encontrei uma paisagem deslumbrante, céu azul a contrastar com os picos todos nevados (acima de 900/1000 metros).As temperaturas estão muito baixas (também aqui em Braga) a voltou a nevar a partir de Sábado à tarde, Domingo e hoje, segunda-feira. Conto lá ir amanhã."

29.01.2009
"Aí vai um imagem de Albergaria, há poucos dias, numa das minhas saídas de campo."

30.01.2009
"Vamos ter, sim. Neve a partir de hoje até segunda. Segunda tenho que ir ao Gerês. A fotografia foi tirada a 700 metros de altitude. Daí para cima e no sítio onde estava, era impossível andar.
Podes por a fotografia no fórum. Tenho outras mais bonitas mas tem outro destino."


 


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Mais um relato:

"Olá Nuno,

Nevou alguma coisa para a parte oriental. Mas por falar em neve. Este inverno estamos a ser atingidos por várias frentes,mas nada que se compare, em quantidade de precipitação na forma de neve, a alguns anos das décadas de setenta e oitenta Lembro-me de um nevão (não me recordo se foi em 1983 ou 1984 ou até 85) que se iniciou, salvo erro, a 23 de Abril. Lembro-me que no dia 25 havia eleições e muitas das aldeias ficaram isoladas privando as pessoas de votar. Pois bem, a neve foi caindo (mais ou menos dia sim dia não) até meados de Maio chegando nos Carris (1507 m) a atingir a altura de 3.5 m (três metros e meio), provocando o derrube da maioria dos telhados das minas. Fui lá em finais de Maio a custo e em Junho havia ainda muita neve. Lembro-me também de, por esses anos, apanhar um nevão a 1 e 2 de Junho (20 cm de neve a 900 m). Mas o maior, ( não vi, era miúdo e estava em Braga) relatado numa revista ligada ao Gerês e num blog que poderás consultar na net (creio que se chama Carris), foi em 55 atingindo a neve em Leonte 3,5 m e nos Carris entre 4 e 6 metros. Por essa altura foi montada uma operação destinada a resgatar os mineiros que trabalhavam na região." :surprise::p:D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Grande foto e relatos! :thumbsup:

Tens de convencer o teu padrinho a registar-se aqui no fórum e a postar umas fotos de nos fazer babar a todos o frioloucos! :D
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
:palmas:"Aí vai uma foto do dia de hoje. Caminho no vale do Homem."




Cornêda, serra do Gerês, vista do Pé de Cabril:





:thumbsup:;)

P.S. O autor é o mesmo!!! :):palmas:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Mais um relato:

(...) Mas o maior, ( não vi, era miúdo e estava em Braga) relatado numa revista ligada ao Gerês e num blog que poderás consultar na net (creio que se chama Carris), foi em 55 atingindo a neve em Leonte 3,5 m e nos Carris entre 4 e 6 metros. Por essa altura foi montada uma operação destinada a resgatar os mineiros que trabalhavam na região." :surprise::p:D

Eu bem me parecia que já tinha ouvido falar nisso por aqui no fórum:

http://www.meteopt.com/forum/evento.../geres-fevereiro-1955-4-6-m-de-neve-1745.html


e aqui em baixo toda a história:

http://carris-geres.blogspot.com/search?q=epopeia
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Mais um mail do meu Padrinho: "O vale é de origem glaciar. Mas ainda hoje quem o cruza e em dias como o de hoje (o céu estava quase negro) causa impressão pela grandiosidade. Tentei subir mas desisti (andei apenas 5 quilómetros)porque ao longe percebi que a neve começava a ser muita para as botas que levava e vento estava gelado."





Fabuloso!!! Grandioso!!! Fantástico!!! Portugal no seu melhor !!! :thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Mais um mail do meu Padrinho: "O vale é de origem glaciar. Mas ainda hoje quem o cruza e em dias como o de hoje (o céu estava quase negro) causa impressão pela grandiosidade. Tentei subir mas desisti (andei apenas 5 quilómetros)porque ao longe percebi que a neve começava a ser muita para as botas que levava e vento estava gelado."





Fabuloso!!! Grandioso!!! Fantástico!!! Portugal no seu melhor !!! :thumbsup:

Lindo. É mesmo Portugal no seu melhor:thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Esse vale ladeado por montanhas cobertas de neve é simplesmente deslumbrante:thumbsup::surprise:

Mais parece uma paisagem dos Alpes:D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Esta fotografia do vale glaciar é simplesmente mágica! :thumbsup:

Que paisagem fabulosa! :surprise:
 

Rui Ferreira

Cirrus
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
40
Local
Vila das Aves
A Mata de Albergaria é fantástica, então com neve é o meu local preferido em Portugal.:)

Este tópico merecia mais umas fotos não acham? :thumbsup:

Nos próximos dias deve voltar a ficar interessante para aqueles lados.

Cump