Neve Gerês - Mata da Albergaria

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
A Mata de Albergaria é fantástica, então com neve é o meu local preferido em Portugal.:)

Este tópico merecia mais umas fotos não acham? :thumbsup:

Nos próximos dias deve voltar a ficar interessante para aqueles lados.

Cump

:) Há uns anos atrás...exactamente neste dia (Um dia especial :D), a Natureza e o meu Padrinho proporcionaram-me um dos dias mais felizes da minha vida. Ver nevar (era cachopito e para mim novidade, algo sublime...ainda hoje é mas o que se há-de fazer) e mais...exactamente neste local do PNPG. Tenho fotos mas ainda na era analogica.Vou ver se um dia destes consigo digitalizar e postar.

Pois relativamente ao dia de hoje, penso que a neve também voltará a aparecer.

Cá estarei se tiver informações !!! :thumbsup:
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

brandas

Cirrus
Registo
22 Jan 2009
Mensagens
28
Local
Braga
Fabuloso mesmo!:)
Onde é exactamente esse vale? E como se chega até lá? Não conheço.

Penso que seja uma das corgas que tem a Norte de Fafião (Montalegre), agora não sei ao certo (Arrocela, Sombrosas, Laje dos Infernos, etc)...

mas posso estar completamente enganado, pois o que há mais no Gerês é deste tipo de paisagens....

Por exemplo, o trilho para os Carris é muito idêntico (Encosta do Sol)...


Saudações
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
E como o Inverno continua a ser generoso, nada como mais uma foto do Gerês. Ah...Por aqui apenas sincelo a partir dos 800m.

"Entretanto segue uma foto do Gerês tirada hoje. As zonas acima dos 900 m de todo o Parque estão cobertas."





:)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penso que seja uma das corgas que tem a Norte de Fafião (Montalegre), agora não sei ao certo (Arrocela, Sombrosas, Laje dos Infernos, etc)...

mas posso estar completamente enganado, pois o que há mais no Gerês é deste tipo de paisagens....

Por exemplo, o trilho para os Carris é muito idêntico (Encosta do Sol)...


Saudações

Sim, posso confirmar que este vale é o que leva às minas de Carris; há uma "muralha" de pedra na fotografia - na zona direita da imagem - que identifica perfeitamente este vale.
Quem deixa o carro na portela do homem, desce até ao rio homem e em seguida segue esse vale acima ao longo do rio pelo antigo caminho que levava às extintas minas da zona dos Carris - vai ver o rio homem no caminho, várias quedas de água (1 delas deslumbrante!:surprise:) e tem sempre ao lado direito\esquerdo uma paisagem que nos preenche todo o caminho.:w00t:
se forem ao ponto mais alto vão até ao planalto de carris quase a 1500 mts de altitude e perto da "nevosa", o ponto mais alto do gerês (1556 mts).
Se forem nesta altura muito cuidado não só com a neve como com o gelo (o frio é muito!) - atenção que o acesso "é restrito";)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Esta zona do Gerês vê quantidades de neve muito grandes pelo facto de ter não só uma altitude já razoável, como pela precipitação ser de facto muito elevada - não esquecer que aqui a precipitação é acima dos 3000 mm anuais - das mais elevadas do continente europeu!
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Esta zona do Gerês vê quantidades de neve muito grandes pelo facto de ter não só uma altitude já razoável, como pela precipitação ser de facto muito elevada - não esquecer que aqui a precipitação é acima dos 3000 mm anuais - das mais elevadas do continente europeu!

O penico da Europa !!! :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O penico da Europa !!! :D
Sem dúvida:lmao::lmao::lmao:
Lembraste-me de boa: desde pequeno que ouço falar que o concelho de Paços de Ferreira era conhecido pelo nome de "peniquinho do céu"...:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Esta zona do Gerês vê quantidades de neve muito grandes pelo facto de ter não só uma altitude já razoável, como pela precipitação ser de facto muito elevada - não esquecer que aqui a precipitação é acima dos 3000 mm anuais - das mais elevadas do continente europeu!

Há alguns meses e com a ajuda de um amigo do fórum, o GranNevada, andei a ver dados dos lugares mais húmidos de Portugal.
Todos no Gerês!:D

Aqui:

Quantidade Máxima de Precipitação do Mês de Março de 2008

E depois o lugar mais húmido de Portugal aqui:

Local mais húmido de Portugal
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Há alguns meses e com a ajuda de um amigo do fórum, o GranNevada, andei a ver dados dos lugares mais húmidos de Portugal.
Todos no Gerês!:D

Aqui:

Quantidade Máxima de Precipitação do Mês de Março de 2008

E depois o lugar mais húmido de Portugal aqui:

Local mais húmido de Portugal
Ena, não fazia ideia do que se passava nos Açores - isto é para figurar como um dos pontos de maior pluviosidade do mundo - depois das montanhas das zonas sujeitas às monções e algumas ilhas do Pacífico sul:surprise:
No ano hidrológico de 2001 a estação do SNIRH do concelho - Lamoso - registou cerca de 3500 mm de precipitação:thumbsup:; imagino o total de chuva caída na zona central do Gerês:shocking: Mais de 6000 mm de certeza!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ena, não fazia ideia do que se passava nos Açores - isto é para figurar como um dos pontos de maior pluviosidade do mundo - depois das montanhas das zonas sujeitas às monções e algumas ilhas do Pacífico sul:surprise:
No ano hidrológico de 2001 a estação do SNIRH do concelho - Lamoso - registou cerca de 3500 mm de precipitação:thumbsup:; imagino o total de chuva caída na zona central do Gerês:shocking: Mais de 6000 mm de certeza!

Infelizmente, nenhuma das estações que estavam nos lugares com mais pluviosidade no Continente, existe de momento. Foram todas abandonadas.
O GranNevada tinha inclusive mostrado uma fotografia, na qual era visível o pluviometro de uma das estações a fazer de caixote do lixo. :(

De 2000-2001 não há qualquer registo.

De 1944 a 2000, os valores mais altos foram:

5268.0mm - Leonte (1946)
5206.6mm - Portela do Homem (1959)
5193.3mm - Leonte (1965)
5111.0mm - Covide (2000)
5078.0mm - Covide (1945)

Em 1935 a estação do Gerês registou 5208.2mm.
Uma vez que esta estação é "mais seca" que as outras 3, é de supor que nesse ano de 1935, poder-se-à ter ultrapassado os 6000mm nos três lugares em cima.


Quanto ao Pico, naquela zona dos 5000mm anuais, deve ter uma boa percentagem de precipitação orográfica. Deve chover lá quase todos os dias.:rain:

Se não estou em erro, o record mundial de precipitação anual ocorreu em Cherrapundji na Índia.
Uns impressionantes 26461 mm.