Neve Gerês - Mata da Albergaria

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
MeteoPtg,

Penso que o actionman só estava a perguntar se a fotografia era digitalizada partir de uma antiga, daí a dizer que a fotografia não é original não tem nada a ver.
Digitalizar é passar de algo que está em analógico (por exemplo uma fotografia em papel) para o mundo digital,de bits (ex ficheiro JPEG) através do uso de um digitalizador (ou vulgo scanner).

Esse conceito/definição também o sei!!!

No entanto vou tentar saber momento dessa foto, para que não restem DÚVIDAS.
 


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
FAÇO "MEA CULPA"....ARISTOCRATA E ACTIOMAN !!! :pray:

Fizeram todo o sentido as vossas observações !!!;)

:cheers:

"....Como disse estou a rever o arquivo e a digitalizar. A partir de agora terei o cuidado de colocar as legendas e não esquecer datas. Todas as outras fotos, mesmo alguma que não esteja datada são desta época. ..."

" ... Mas eu não disse em que data foi tirada a fotografia. Aquilo é no vale do Homem e serve para comparar os grandes nevões da década de oitenta, com os actuais nevões. Era normal o vale ficar cheio de neve. Creio que esta imagem corresponde ao grande nevão de Abril a Maio com neve (nos Carris) a passar o telhado das casas. Estou a ver o meu arquivo e a digitalizar.
As últimas que enviei estão datadas e são de agora. ..."
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
FAÇO "MEA CULPA"....ARISTOCRATA E ACTIOMAN !!! :pray:

Fizeram todo o sentido as vossas observações !!!;)

Atenção que não se tratou de crítica mas pareceu-me uma digitalização - a qualidade de imagem é muito parecida com as digitalizações que fiz de fotografias com mais de 10 anos.
Não se trata de qualificar a qualidade da imagem - se é da década de 80 então está muito boa mesmo!:thumbsup:
A fotografia mostra algo raro na última vintena de anos - esta queda de neve deve ter sido mesmo em grande. Temos aqui um misto de espanto e nostalgia - esperemos mais dia menos dia ter uma queda de neve assim e que perdure por semanas.
Se tiveres mais destas imagens coloca-as cá - o que elas nos mostram é de facto de uma beleza rara:shocking:
1 abraço e muito obrigado por nos mostrares imagens como estas...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
FAÇO "MEA CULPA"....ARISTOCRATA E ACTIOMAN !!! :pray:

Fizeram todo o sentido as vossas observações !!!;)

:cheers:

"....Como disse estou a rever o arquivo e a digitalizar. A partir de agora terei o cuidado de colocar as legendas e não esquecer datas. Todas as outras fotos, mesmo alguma que não esteja datada são desta época. ..."

" ... Mas eu não disse em que data foi tirada a fotografia. Aquilo é no vale do Homem e serve para comparar os grandes nevões da década de oitenta, com os actuais nevões. Era normal o vale ficar cheio de neve. Creio que esta imagem corresponde ao grande nevão de Abril a Maio com neve (nos Carris) a passar o telhado das casas. Estou a ver o meu arquivo e a digitalizar.
As últimas que enviei estão datadas e são de agora. ..."

:eek: Companheiro MeteoPtg, Grande confusão que aqui ia com a história do da digitalização! :shocking:
Olha ainda bem que apenas vim aqui agora e de alguma forma, já ficou aclarada a situação. Foi apenas um post inocente, sem critica ou segundas ideias. :hehe: Que nem percebi bem o que entendeste? :huh:
Vocês fervem em pouca água :D.

Qual era o problema se fosse ou não digitalização :unsure:, não consigo acompanhar o teu raciocínio e muito menos a tua forma de reagir? :huh:
Como já disse o Minho, era uma observação/questão, apenas e só apenas isso. E acabei por ficar com a mesma dúvida é ou não uma fotografia de outrora? :confused: E de que ano sabes? Eu entendi que dizes ser dos anos oitenta, é isso? :cold:

E ainda voltando ao assunto da possível digitalização, sabes porque me lembrei logo disso!? Por este teu post de há uns dias atrás:

:) Há uns anos atrás...exactamente neste dia (Um dia especial :D), a Natureza e o meu Padrinho proporcionaram-me um dos dias mais felizes da minha vida. Ver nevar (era cachopito e para mim novidade, algo sublime...ainda hoje é mas o que se há-de fazer) e mais...exactamente neste local do PNPG. Tenho fotos mas ainda na era analogica.Vou ver se um dia destes consigo digitalizar e postar.

Pois relativamente ao dia de hoje, penso que a neve também voltará a aparecer.

Cá estarei se tiver informações !!! :thumbsup:

Por isso e porque se há coisa que eu faça no meu trabalho é digitalizar "montes" de coisas, como tal é para mim fácil reconhecer uma "scanada". ;) Agora trazer para aqui digitalizações é algo normal e que todos agradecemos :thumbsup:, pois são testemunhos de valor inestimável dos fenómenos de outrora, assim tivesse eu material analógico dos nevões dos oitentas, que partilharia com todo o gosto convosco, mas infelizmente não me interessava então pela fotografia :(.

MeteoPtg, digitaliza lá mas é as fotos, e vai-nos deixando de boca aberta com esse material, que deve ser fantástico. :w00t: :cool:.
E tu reflecte antes de postares colega-vizinho :D, isto é apenas um fórum e é suposto estar-mos aqui a divertir-nos num ambiente tranquilo e pacifico. :p
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Un sitio precioso que lamentablemente no tengo el gusto de conocer. Espero poder escaparme allí desde Figueruela (aunque queda algo lejos) este verano. Me ha encantado. Obrigado :thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Finalmente, aqui estou de novo, com novos relatos e fotos que entretanto me foram enviados:

16.02.2009

"...Hoje dei uma volta pela serra Amarela e tive a sorte de, pela primeira vez, fotografar um corço (Capreolus capreolus), apesar dos muitos que tenho visto todos estes anos. Ficou uma bela fotografia. Envio-te duas fotos, uma da serra do Invernadeiro, vista da serra do Gerês, e outra de uma parte de Gerês. Não são muito boas devido à luz que fazia. Julguei que a neve ia derreter, devido às temperaturas dos últimos dias mas apesar de tudo ainda permanece. Há ainda zonas, relativamente extensas com 30 cm de neve."





Gerês:




23.02.2009

"...Tentei hoje (dia 23.2.2009) ascender à região da Nevosa, pelo lado norte do Gerês, para fotografar a Capra pyrenaica, mas estava muitíssimo perigoso. A neve, que em alguns sítios ainda tem 50 cm, está muito dura e escorregadia. Aí vai um panorama do início da caminhada, ainda muito longe da Nevosa."





:thumbsup::surprise::D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Já estava a ver que te tinhas esquecido aqui do pessoal! :D

Belos registos, como sempre! Ainda para mais acompanhados de uns relatos que lhe dão mais gosto! ;)
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Mais um relato:

"Olá Nuno,

Nevou alguma coisa para a parte oriental. Mas por falar em neve. Este inverno estamos a ser atingidos por várias frentes,mas nada que se compare, em quantidade de precipitação na forma de neve, a alguns anos das décadas de setenta e oitenta Lembro-me de um nevão (não me recordo se foi em 1983 ou 1984 ou até 85) que se iniciou, salvo erro, a 23 de Abril. Lembro-me que no dia 25 havia eleições e muitas das aldeias ficaram isoladas privando as pessoas de votar. Pois bem, a neve foi caindo (mais ou menos dia sim dia não) até meados de Maio chegando nos Carris (1507 m) a atingir a altura de 3.5 m (três metros e meio), provocando o derrube da maioria dos telhados das minas. Fui lá em finais de Maio a custo e em Junho havia ainda muita neve. Lembro-me também de, por esses anos, apanhar um nevão a 1 e 2 de Junho (20 cm de neve a 900 m). Mas o maior, ( não vi, era miúdo e estava em Braga) relatado numa revista ligada ao Gerês e num blog que poderás consultar na net (creio que se chama Carris), foi em 55 atingindo a neve em Leonte 3,5 m e nos Carris entre 4 e 6 metros. Por essa altura foi montada uma operação destinada a resgatar os mineiros que trabalhavam na região." :surprise::p:D

vamos cá desenterrar o tópico eheh

Não faltou muito para, este ano, suceder algo parecido...E vamos lá ver como vai continuar o tempo nas próximas semanas. Mas para já, parece que as previsões de neve são para ficar durante este final de semana e também, possivelmente, para a próxima semana.

É pena é eu estar longe do gerês :(
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Já fiz várias vezes a subida até aos Carris pela Portela do Homem, o trilho não é dificil e a paisagem grandiosa. Sempre pensei em continuar até Pitões de Júnias (o que nunca concretizei), outro tanto em distância, mas sem trilho visível e concerteza mais perigoso.:unsure:

Alguém do Forum já teve oportunidade de percorrer o referido 2º trajecto?:shocking:

Viva Veterano (se é que ainda por aqui anda eheh :p)

Já teve a oportunidade de realizar a caminhada até Pitões?

Eu posso dizer que já a fiz, por duas vezes, mas partindo das minas das Sombras, e é uma caminhada espectacular! Recomendo...no entanto, é uma zona de protecção total (requer autorização e pagamento de uma taxa), e não tem trilho definido, portanto aconselha-se o uso de material de orientação ou a companhia de alguém que conheça bem o terreno e, claro, nunca ir sozinho!