Neve Melgaço (Lamas de Mouro) 29 Novembro 2008



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Minho ao olhar para as tuas excelentes fotos, e revendo umas imagens de outros nevões também registados por ti no mesmo local, fica a ideia que ao contrário de outros locais onde ocorreram nevões quase históricos, por aí as quantidades foram as normais ou até ligeiramente inferiores a outros eventos, numa zona já naturalmente brindada pelo elemento branco :)
Foi essa a sensação que te deu ou tiveste outra perspectiva no local?

De resto uma delícia ver estas imagens como sempre!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bravo Minho.Belas fotos.
Nesse dia , também eu tentei chegar aí vindo pelo Soajo, mas como o meu popó é um modesto "Clio" e não tinha correntes ,a GNR-BT impediu-me tal desejo. Mas sabia que andavas por perto e em cima do acontecimento.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Obrigado a todos pelos vossos comentários :thumbsup:


Minho ao olhar para as tuas excelentes fotos, e revendo umas imagens de outros nevões também registados por ti no mesmo local, fica a ideia que ao contrário de outros locais onde ocorreram nevões quase históricos, por aí as quantidades foram as normais ou até ligeiramente inferiores a outros eventos, numa zona já naturalmente brindada pelo elemento branco :)
Foi essa a sensação que te deu ou tiveste outra perspectiva no local?

De resto uma delícia ver estas imagens como sempre!

Pela perspectiva que tive este nevão foi igual ou ligeiramente inferior ao de 27 de Fevereiro de 2006. Como não consegui no Domingo chegar aos 1000 metros de altitude devido aos problemas na circulação automóvel não pude confirmar e comparar este nevão de um modo mais preciso pois, abaixo dos 900 metros (onde todas as fotos foram tiradas) as temperaturas eram ligeiramente positivas o que sempre impedia que houvessem acumulações maiores.
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Pois, amigos... Eu já tinha este fim de semana para planear há muito tempo... E desde que na terça-feira, dia 25 Nov/08, comecei a ouvir falar na possibilidade de neve em cotas relativamente baixas, nem duvidei em marcar um fim de semana na região de montanha do país que mais adoro, Serra da Peneda. Pois, fui brindado com um cenário absolutamente :surprise:. Não subimos até Lamas de Mouro nem muito menos Castro Laboreiro, uma vez que a GNR começou a parar os carros alertando para a possibilidade de ficarmos bloqueados ou isolados nestas terras. Ficamo-nos pelo Cubalhão ( cerca de 750m de altitude, julgo!), onde havia cerca 10-15 cm de neve acumulada... ;) Apanhamos um nevão mágico quando íamos já a descer do Cubalhão para Pomares ( a aldeia imediatamente abaixo, a cerca de 500-600m, onde também nevou embora pouco). A nossa reacção foi... parar o carro no meio da estrada, sair e abrir os braços, erguir a face para o céu e comer a neve! Foram uns minutos de pura loucura e alegria que não me esquecerei nunca na vida...
Acima do Cubalhão, havia uma cortina espessa (e medonha!) que impedia que se avistasse o topo da Serra.. ... Tive pena de não ter arriscado e subido até Castro Laboreiro ou Lamas de Mouro, mas realmente com um carro sem correntes não se aventura muito... ... Quem não tiver sido "cagufas" como eu e os meus amigos e tenha subido a Castro, por favor coloque aqui as fotos... Gostava muito de ver o cenário...
Aqui fica o meu contributo:

DSC01126.jpg


DSC01115.jpg


DSC01130.jpg