Boas Noites!!
Hoje, consegui convencer "alguém" a ir passear... olhando para a belíssima camada de nevoeiro que a Serra apresentava, não resisti a afirmar como destino, a Serra de Sintra!!
Partimos de Mira-Sintra, com céu limpo... passámos localidades e localidades, aldeias... etc... e nada de nevoeiro, até que... mal entamos em Sintra, somos brindados por uma visibilidade quase nula e um nevoeiro que já molha a estrada... enfim, um ambiente perfeito para um belo acidente
Saída de Mira-Sintra... ao longe, a Serra apresenta apenas, alguns fractus... a foto é de umas horas antes de chegarmos á Serra, precisamente (foto tirada pelas 14:00 +-)
Numa estrada nacional (não me lembro o número), já se podia avistar, de mais de perto, estes fractus, que agora já cobriam grande parte da Serra
Já na Serra, mas ainda a baixa altitude, já conseguimos ver, ligeiros traços do nevoeiro que se aproxima
Á medida que se sobe em altitude, o nevoeiro é cada vez mais, mas ainda assim, nada se compara com o que virá
Quanto mais se sobe, mais é o nevoeiro...
Pois é... a partir daqui, temos de ir a pé...
Já na Peninha, onde o vento era
... e onde eu tive mesmo de andar agarrado ás coisas... para literalmente não voar...
Aqui, em dias limpos, a vista excede o Rio Tejo... mas hoje, não ia a mais de 20 metros...
Por vezes, o Sol tenta espreitar... é qualquer coisa como uma luta entre o Nevoreiro e o Sol...
Aqui, o Nevoeiro, que já era tanto que fazia a árvores pingar, como se chovesse, juntamente com o vento fortíssimo... o wind chill devia andar pelos 4-5ºC... Tudo isto criava um ambiente Invernal, e, fechando os olhos, subitamente, parecia que estavamos dentro de uma tempestade de neve!
Pouco depois, começam-se a avistar construções humanas
...
Sobe-se então, uma escadaria... quanto mais se sobe, mais forte é o vento...
Já no ponto máximo de altura daquele lugar (487m), um muro protege-nos de uma ravina mortal... aqui, começo a ficar nervoso, com um arrepio na barriga... Visto que o vento não estva mesmo para brincadeiras...
E aí é que a minha alma fica parva... Então não é que, no telhado de um suposto convento... vejo uma estação meteorológica???
, e que pelo design, me pareceu uma Davis... (pelo Pluviómetro preto, e pelo anemómetro)...
Infelizmente, o estado de abandono era bastante visivel...
. Tinha uma das 3 pás do anemómetro partidas, e o resto, castanho de tanta sujidade... mas ainda assim, parecia-me recuperável. A estação, estava a cerca de 5 metros de mim, mas ainda assim, mal a conseguia ver...
Na próxima vez que lá for... se a visibilidade deixar, tento investigar melhor!
Já de volta do miradouro, a máquina fotográfica apresentava uma bela camada de gotas de água, bem como a minha camisola, que parecia que tinha estado á chuva
"A luta continua!"
Estas amostras, não são nada, para mostrar a intensidade do vento que se sentia, mas, note-se que não era só o capim que se movia com o vento, mas também as ervas mais fortes e rasteiras
Continuamos a descer, até ao local onde deixámos o carro...
No entanto, uma (má) prova de que tudo o que por ali se encontrava estava completamente encharcado... incluindo eu

Continuando...
Ups... enganámo-nos na estrada
... ela era ali em baixo...
Mas foi um engano positivo
... pois ali... o nevoeiro era como eu nunca tinha visto...
Já de volta ao caminho correcto... a viagem de regresso continua
Passagem por Ranholas... Para trás, fica uma tarde inesquecível...
Então aí... os fractus dão lugar ao céu limpo...
De volta a Mira-Sintra, podemos deduzir, de longe, os lugares onde estivemos... e aí, pensamos... e dizemos aos demais... "Há pouco, estivemos alí!!"
Espero que tenham gostado!!
Eu, pelo menos, gostei
Fiz também, 2 vídeos, e aí é que se percebe o que eu sofri...
... mas sinceramente... já estive tanto tempo com isto (cerca de 5 horas
)... os vídeos ficam para logo
Deve ter sido o post mais longo que já algum dia fiz

Hoje, consegui convencer "alguém" a ir passear... olhando para a belíssima camada de nevoeiro que a Serra apresentava, não resisti a afirmar como destino, a Serra de Sintra!!

Partimos de Mira-Sintra, com céu limpo... passámos localidades e localidades, aldeias... etc... e nada de nevoeiro, até que... mal entamos em Sintra, somos brindados por uma visibilidade quase nula e um nevoeiro que já molha a estrada... enfim, um ambiente perfeito para um belo acidente

Saída de Mira-Sintra... ao longe, a Serra apresenta apenas, alguns fractus... a foto é de umas horas antes de chegarmos á Serra, precisamente (foto tirada pelas 14:00 +-)

Numa estrada nacional (não me lembro o número), já se podia avistar, de mais de perto, estes fractus, que agora já cobriam grande parte da Serra

Já na Serra, mas ainda a baixa altitude, já conseguimos ver, ligeiros traços do nevoeiro que se aproxima

Á medida que se sobe em altitude, o nevoeiro é cada vez mais, mas ainda assim, nada se compara com o que virá

Quanto mais se sobe, mais é o nevoeiro...

Pois é... a partir daqui, temos de ir a pé...

Já na Peninha, onde o vento era

Aqui, em dias limpos, a vista excede o Rio Tejo... mas hoje, não ia a mais de 20 metros...

Por vezes, o Sol tenta espreitar... é qualquer coisa como uma luta entre o Nevoreiro e o Sol...
Aqui, o Nevoeiro, que já era tanto que fazia a árvores pingar, como se chovesse, juntamente com o vento fortíssimo... o wind chill devia andar pelos 4-5ºC... Tudo isto criava um ambiente Invernal, e, fechando os olhos, subitamente, parecia que estavamos dentro de uma tempestade de neve!

Pouco depois, começam-se a avistar construções humanas

Sobe-se então, uma escadaria... quanto mais se sobe, mais forte é o vento...

Já no ponto máximo de altura daquele lugar (487m), um muro protege-nos de uma ravina mortal... aqui, começo a ficar nervoso, com um arrepio na barriga... Visto que o vento não estva mesmo para brincadeiras...

E aí é que a minha alma fica parva... Então não é que, no telhado de um suposto convento... vejo uma estação meteorológica???

Infelizmente, o estado de abandono era bastante visivel...

Na próxima vez que lá for... se a visibilidade deixar, tento investigar melhor!

Já de volta do miradouro, a máquina fotográfica apresentava uma bela camada de gotas de água, bem como a minha camisola, que parecia que tinha estado á chuva

"A luta continua!"

Estas amostras, não são nada, para mostrar a intensidade do vento que se sentia, mas, note-se que não era só o capim que se movia com o vento, mas também as ervas mais fortes e rasteiras

Continuamos a descer, até ao local onde deixámos o carro...

No entanto, uma (má) prova de que tudo o que por ali se encontrava estava completamente encharcado... incluindo eu

Continuando...

Ups... enganámo-nos na estrada

Mas foi um engano positivo

Já de volta ao caminho correcto... a viagem de regresso continua

Passagem por Ranholas... Para trás, fica uma tarde inesquecível...

Então aí... os fractus dão lugar ao céu limpo...

De volta a Mira-Sintra, podemos deduzir, de longe, os lugares onde estivemos... e aí, pensamos... e dizemos aos demais... "Há pouco, estivemos alí!!"

Espero que tenham gostado!!

Fiz também, 2 vídeos, e aí é que se percebe o que eu sofri...

Deve ter sido o post mais longo que já algum dia fiz