Nevoeiro na Serra de Sintra - 21-06-2008

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas Noites!!:D

Hoje, consegui convencer "alguém" a ir passear... olhando para a belíssima camada de nevoeiro que a Serra apresentava, não resisti a afirmar como destino, a Serra de Sintra!!:D

Partimos de Mira-Sintra, com céu limpo... passámos localidades e localidades, aldeias... etc... e nada de nevoeiro, até que... mal entamos em Sintra, somos brindados por uma visibilidade quase nula e um nevoeiro que já molha a estrada... enfim, um ambiente perfeito para um belo acidente:p



Saída de Mira-Sintra... ao longe, a Serra apresenta apenas, alguns fractus... a foto é de umas horas antes de chegarmos á Serra, precisamente (foto tirada pelas 14:00 +-)

0003jh7.jpg


Numa estrada nacional (não me lembro o número), já se podia avistar, de mais de perto, estes fractus, que agora já cobriam grande parte da Serra:)

0008la0.jpg


Já na Serra, mas ainda a baixa altitude, já conseguimos ver, ligeiros traços do nevoeiro que se aproxima:D

0026ry6.jpg


Á medida que se sobe em altitude, o nevoeiro é cada vez mais, mas ainda assim, nada se compara com o que virá:p

0028lg4.jpg


0029ls7.jpg


0031rr5.jpg


0033us0.jpg


0045gy7.jpg


0034qk3.jpg


0044qv1.jpg


Quanto mais se sobe, mais é o nevoeiro...:D

0050wn3.jpg


0051lf4.jpg


0053ts8.jpg


0058sb3.jpg


Pois é... a partir daqui, temos de ir a pé...:hehe:

0059up0.jpg


Já na Peninha, onde o vento era:shocking:... e onde eu tive mesmo de andar agarrado ás coisas... para literalmente não voar...:hehe:

Aqui, em dias limpos, a vista excede o Rio Tejo... mas hoje, não ia a mais de 20 metros...

0061ky4.jpg


Por vezes, o Sol tenta espreitar... é qualquer coisa como uma luta entre o Nevoreiro e o Sol...
Aqui, o Nevoeiro, que já era tanto que fazia a árvores pingar, como se chovesse, juntamente com o vento fortíssimo... o wind chill devia andar pelos 4-5ºC... Tudo isto criava um ambiente Invernal, e, fechando os olhos, subitamente, parecia que estavamos dentro de uma tempestade de neve!:shocking:

0063ca9.jpg


0065gz8.jpg


Pouco depois, começam-se a avistar construções humanas:p...

0067wh0.jpg


Sobe-se então, uma escadaria... quanto mais se sobe, mais forte é o vento...

0071gs8.jpg


0072xs8.jpg


Já no ponto máximo de altura daquele lugar (487m), um muro protege-nos de uma ravina mortal... aqui, começo a ficar nervoso, com um arrepio na barriga... Visto que o vento não estva mesmo para brincadeiras...

0075iy3.jpg


E aí é que a minha alma fica parva... Então não é que, no telhado de um suposto convento... vejo uma estação meteorológica???:w00t:, e que pelo design, me pareceu uma Davis... (pelo Pluviómetro preto, e pelo anemómetro)...
Infelizmente, o estado de abandono era bastante visivel...:(. Tinha uma das 3 pás do anemómetro partidas, e o resto, castanho de tanta sujidade... mas ainda assim, parecia-me recuperável. A estação, estava a cerca de 5 metros de mim, mas ainda assim, mal a conseguia ver...:hehe:
Na próxima vez que lá for... se a visibilidade deixar, tento investigar melhor!

0076kx7.jpg


0077ad0.jpg


Já de volta do miradouro, a máquina fotográfica apresentava uma bela camada de gotas de água, bem como a minha camisola, que parecia que tinha estado á chuva:p

0081ti1.jpg


"A luta continua!":p

0084gn2.jpg


Estas amostras, não são nada, para mostrar a intensidade do vento que se sentia, mas, note-se que não era só o capim que se movia com o vento, mas também as ervas mais fortes e rasteiras;)

0085uj2.jpg


0087zh1.jpg


Continuamos a descer, até ao local onde deixámos o carro...

0089yc0.jpg


No entanto, uma (má) prova de que tudo o que por ali se encontrava estava completamente encharcado... incluindo eu:p:p

0090ys5.jpg


Continuando...

0091wz7.jpg


Ups... enganámo-nos na estrada:lol:... ela era ali em baixo...

0097cm9.jpg


Mas foi um engano positivo:D... pois ali... o nevoeiro era como eu nunca tinha visto...:shocking:

0099pf2.jpg


0100zm1.jpg


Já de volta ao caminho correcto... a viagem de regresso continua:)

0107ue8.jpg


Passagem por Ranholas... Para trás, fica uma tarde inesquecível...

0120no4.jpg


Então aí... os fractus dão lugar ao céu limpo...

0121fl0.jpg


De volta a Mira-Sintra, podemos deduzir, de longe, os lugares onde estivemos... e aí, pensamos... e dizemos aos demais... "Há pouco, estivemos alí!!"

0123lw7.jpg


Espero que tenham gostado!!:thumbsup: Eu, pelo menos, gostei:p

Fiz também, 2 vídeos, e aí é que se percebe o que eu sofri...:p... mas sinceramente... já estive tanto tempo com isto (cerca de 5 horas:eek:)... os vídeos ficam para logo;)

Deve ter sido o post mais longo que já algum dia fiz:p
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Boas fotos gil.
A estrada que escreveste, é a que liga os capuchos a sintra, vê-se a limpeza que os parques Sintra montes da lua fizeram para contenção dos incendios, pois aquilo estáva tudo infestado de acacias(e continua) numa das ultimas fotos,é o convento da nossa senhora da peninha todo decrépito.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Grande partilha Gil:D:D:D
E apesar do nevoeiro, as fotografias estão com óptima qualidade.
Estás a tornar-te um pró!;)


Este teu passeio fez-me lembrar quando há 2 anos fiz voluntariado de prevenção dos fogos na serra de sintra.
Aquelas estradas, os muros... Estão sempre na mesma:p

E na Peninha aparentemente também está tudo igual!
Apesar de ser um lugar menos conhecido na serra, era aquele no qual eu passava mais tempo. A vista dali é brutal. E o vento é sempre uma constante. Ainda que no palácio da pena estivesse calor, na peninha era sempre preciso algo mais que a t-shirt.
Os burritos é que parece que não estavam lá hoje!:lol:

Ah, num próximo passeio tens de ir e subir à Pedra Amarela!
Acho que vais gostar!;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Excelentes fotos a registar um fenónomo que foi marcante no dia de ontem em quase toda a faixa litoral ocidental e que em Sintra tem sempre algo de bastante belo :thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Exelente registo Gil parabens:thumbsup::thumbsup:
As fotos estão muito boas:D
A Serra de Sintra é sempre Magica:)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Muito Obrigado a todos:D:D:D Foi de facto um passeio muito bonito:)


E tal como prometido... aqui ficam os vídeos:D
Aqui sim, nota-se a intensidade do vento:D

Peço desculpa pelas tremideiras e tal... mas o desconforto era tanto:hehe:...


No Alto da Peninha, em frente á Capela de Nossa Senhora da Peninha (obrigado psm:D), a 487m

 
Editado por um moderador:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O som dos videos denota bem a força do vento.

Gil, imagina descer aquele trilho de cascalho, de bicicleta e com aquele vendaval?!:hehe:
Às vezes nem sabia como é que me aguentava em cima da bike.

Quanto à Peninha ser convento, também tinha ideia que não o era.
Mas como já o dissemos é um lugar com uma vista incrivel.
Aliás, nota-se nas fotos do site que o ajrebelo disse:thumbsup:

O único convento que conheço na serra é o convento dos capuchos. O qual já me serviu de abrigo numa repentina trovoada! :D:D
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Enganei-me é uma capela,é verdade André só existe o convento dos capuchos:):D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Bem que belas fotos Gil, eu nem imagino o que é apanhar um nevoeiro desses por aqui nesta época do ano (excepto em frentes atlânticos)! Os videos dão bem conta da intensidade do vento lá em cima e com humidade a 100% é puro inverno, e o resto do país a sofrer com o calor :hehe:

Uma zona com um micro-clima fantástico :thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Pois, afinal era Capela... não tem mal... já corrigi:thumbsup:

Obrigado Fil:thumbsup:. Pois é, o micro-clima que afecta aquela zona, causa grandes diferenças entre esta e regiões próximas... Nas zonas Serranas, ou mesmo as baixas, mas junto a estas, o número de dias com nevoeiro, por ano, em relação a locais, como por exemplo, aqui, Mira-Sintra, é muito maior...:D (arrisco-me a dizer até, que por ano, talvez 100 dias, ou mais, sejam de nevoeiro por alí:D)... e por vezes, dias seguidos... como por exemplo estes últimos dias
Quanto ao vento... lá em cima há sempre algum... mas assim como o que apanhei, acho que nunca tinha visto:hehe:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nos próximos tempos quero ver se faço o mesmo, ir de encontro ao capacete da Serra.
Faço ideia o briol lá em cima. :D

Gilmet, na subida,a temperatura desceu quantos ºC?


PS: Lá estou eu a desenterrar tópicos.
 
  • Gosto
Reactions: Danilo2012