Nova estação na Mata dos Medos (Charneca de Caparica)

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Olá!

Depois de uma experiência precocemente abortada com uma Oregon WMR100 aqui há uns anos é com satisfação que anuncio uma nova estação na zona da Charneca de Caparica.

Seguem-se as costumeiras fotos da instalação.

station_close.jpg


Leg.: Trata-se Modelo Watson (Fine Offset) W-8681-Solar, melhorado com um radiation Shield elaborado com 11 pratos de melamina.

station_mast.jpg


Leg.: O mastro no ponto mais elevado (anemómetro) ergue-se cerca de 3 metros sobre o telhado (o qual, por seu turno, está cerca de 7 metros acima do solo).

station_pano.jpg


Leg.: Imagem colhida na base/mastro da estação. Cerca de 1,5 m abaixo do anemómetro (no ponto de fixação dos cabos). Os pontos cardeais estão indicados com uma letra vermelha sobre o horizonte.

A estação está a transmitir dados para o Weather Undeground - ID ALMADAC2 >>

Está também disponível e ainda em desenvolvimento uma homepage própria aqui >>.

Como software estou a usar o Cumulus que revelou ter melhor suporte para o data logger deste modelo que o Weather Display, o que é muito importante pois não a conto ter ligada permanenetemente.

Espero que gostem e possa ser útil.

Abraço.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Boa instalação, venham de lá então esses registos! :thumbsup:

Reparei no WU, nos dados da radiação solar, não são da Watson certo ?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Olá,

Os dados da radiação solar, bem como os lux e o UV index são mesmo os da Watson.

Hum...tenho a PCE que é um clone da Watson e nunca consegui ter dados da radiação solar :huh:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Parabéns pela instalação. Mastro não muito alto como o teu é o ideal, devido ás vibrações que o vento provoca normalmente.
Boa aquisição!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Hum...tenho a PCE que é um clone da Watson e nunca consegui ter dados da radiação solar :huh:

A marca não define o modelo. Neste caso e pelo que entendi trata-se de uma Watson já com piranómetro.

Parabéns pela aquisição e pela instalação que me parece bastante boa à primeira vista :)
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Hum...tenho a PCE que é um clone da Watson e nunca consegui ter dados da radiação solar :huh:

Tanto quanto sei as especificações da PCE FWS-20 não fazem menção a essa funcionalidade e olhando as fotos é aparente a falta pelo menos da semi-esfera branca que ao lado da célula fotovoltaica a providencia na Watson.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Tanto quando sei não se trata de um verdadeiro piranómetro, mas sim de um sensor de intensidade luminosa (daí apresentar os valores em Lux). Quando apresenta os valores em W/m2 fá-lo utilizando uma formula de conversão valida apenas para a gama de radiação verde (555nm): 683 Lux = 1 W/m2.

2012-01-08%25252013.52.25.jpg


Se estou enganado, agradeço correcção até porque, embora consciente da pouca precisão dos resultados, estou a tentar construir um sensor, baseado exactamente no principio utilizado por esta estação.

Parabens pela instalação que parece muito bem cuidada.
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Obrigado pela foto. É muito esclarecedora.

Esse é o factor de conversão usado pelo Cumulus: LuxToWM2=0.0079.

Sob a semi-esfera sempre existe então um filtro verde, consoante li algures?

Continuo no entanto sem perceber porque é que a própria consola reporta valores w/m2 inteiramente distintos, e a que lógica é que estes obedecem(?).

Seja, por ex, neste instante:

26101 lux = 38.2 w/m2 na consola e 206 w/m2 calculados pelo Cumulus.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Considerando que não existe nenhuma forma correcta de converter valores em Lux para W/m2, utilizam-se por vezes formulas como as que produzem os resultados indicados.
No caso da sua estação, ela quando apresenta os resultados em W/m2, aplica internamente a formula 683Lux = 1 W/m2, que como referido é apenas válida para a radiação verde, já o Cumulus utiliza uma outra aproximação, que até me parece mais corrrecta, pois tende a ter em conta uma maior gama do expectro da radiação solar.
A conversão que o Cumulos faz é exactamente a que referiu 1 Lux = 0,0079 W/m2
A razão da diferença advem da utlização de formulas destintas.
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Calculo de W/m2 a partir de Lux

OK. Creio que já "encaixei".

Parafraseando :)

  • O factor de conversão da consola da estação usa 1 Lux = 0.001464129 W/m2
  • O Cumulus usa o factor 1 Lux = 0,0079 W/m2

Assim, grosso modo, a consola dá o valor atendendo ao espectro da luz visível - em termos médios deste, usando eminentemente a cor verde, ao seu centro (para o que estará dotada de um filtro).

O Cumulus por seu turno tenta fazer uma extrapolação para a totalidade da radiação electromagnética - o que em si não pode ser inteiramente correcto dispensando-se de atender às variações na "intensidade" da onda em função da elevação solar ao longo do dia.

Tenho observado com curiosidade que, no Cumulus, o valor de W/m2 assim calculado tende a suplantar os máximos teóricos (estou a usar um factor de transmissão de 0,80) quando o Sol está mais baixo (altura do nascer e do ocaso). Ver gráfico infra.

solar.png


Ref.s:
http://sandaysoft.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=3979
http://www.colorado.edu/ASEN/asen5519/17light.htm
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Instalação e configuração de uma estação Fine Offset/Watson W-8681-Solar

Dois artigos produzidos a propósito que reflectem a experiência e podem eventualmente ter interesse:

1. "Instalação e configuração de uma estação meteorológica Fine Offset/Watson W-8681-Solar. Lições aprendidas" >>
Tabela de Conteúdos:
1. Melhorar a qualidade das leituras (humidade e temperatura)
1.1 Construir um radiation shield
1.2 Adicionar um filtro de sujidade ao pluviómetro
2. Ajustar a pressão atmosférica
3. Calibrar os valores das horas de Sol no Cumulus
4. Melhorar a previsão de curto prazo no Cumulus
5. Porquê optar pelo Cumulus e não por outra aplicação qualquer, por ex. o Weather Display?
5.1 Vantagens do Cumulus
5.2 Limites e problemas do Cumulus
6 - Importância de ancorar bem o mastro
7 - Apontar o cata-vento para o norte verdadeiro
8 - Dicas menos evidentes para operar a estação e respectiva consola
8.1 Forçar a aquisição de sinal em caso de perda
8.2 Melhorar a recepção fornecendo alimentação eléctrica externa à consola
9 - Colocar os dados na Internet
10 - Produto Final. Fotos da instalação e website​


2. "Estimating photovoltaic production out of solar radiation values provided by weather stations" >>
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Não me lembro bem como estava antes, creio que adicionou informação sobre as marés, o que faz sentido para uma estação localizada perto do mar.
No geral, acho que fez um bom trabalho na personalização da template standard do Cumulus, adicionando muitas opções extra.

Nunca pensou experimentar as templates Saratoga?

Cumps