Nova PCE-fws xx

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Isso de mandar a "realidade/veracidade" para o WU, tem muito que se lhe diga;), eu conheço uma EM com "site proprio" e tambem é user por cá e claro manda dados para o WU, e quando chove a potes ou mesmo muita humidade, medida nas EMs vizinhas acima dos 90%, a dita cuja anda nos 10%, se é defeito do"medidor" não sei,mas acho que tem chaminé de lareira muito proxima...e continua assim há mais de 1 ano;)
 


Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois.. é por isso que convem ter os sensores nas melhores condiçoes que os podemos por, para termos os melhores resultados, e nao andar aii a vender posta de pescada

e quando se faz alteraçoes covem fazer mos testes e etc.. para ver se correspondem na realidade, e podemos comparar com estaçoes meteororlogicas nos arredores

é uma grande responsablidade ter uma estaçao meteorologica, nao é só para dizer que tem uma estaçao meteorologica, mas sim ter a estaçao na melhores condiçoes de fornecer dados, e fazer a sua devida manutençao, que tudo neste mundo precisa

Só estou aqui para aprender com os membros deste forum e para depois dar a minha opiniao e ajudar os outros...
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
tens de colocar depois a tua estaçao tou curioso em ve la;)

deve de ser uma estaçao meteorologica boa, tipo Davis, mas nao tem tempo de vida muito prelongado no é?

Mas é claro a Davis é muito superior, é só parcida...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
tens de colocar depois a tua estaçao tou curioso em ve la;)

deve de ser uma estaçao meteorologica boa, tipo Davis, mas nao tem tempo de vida muito prelongado no é?

Mas é claro a Davis é muito superior, é só parcida...

Estação, é incomparável! Davis é Davis e já está! :)

Isto no nosso país em que os €€€ não abundam nos nosso bolsos é que compramos low-cost. Vai ver lá fora como é (especialmente US)! ;)

Os problemas destas estações não são apenas durabilidade, são fiabilidade dos sensores, perda de sinal mais frequente e consequentes picos de dados (registos repentinos de rajadas ciclónicas, ou diluvios em poucos segundos, etc), qualidade dos materiais e claro prestígio (que é uma consequência dos resultados versus problemas). A Davis é quase uma "religião" no mundo das estações meteorológicas amadoras e semi-profissionais! :thumbsup:

Ainda deve demorar a chegar uns dias e resultou de várias circunstâncias. Estava à espera de ficar com uma Davis de uma escola americana, mas acabou por não se poder realizar a "transacção" :( (vou ter de esperar mais uns tempos) e apareceu a hipotese de comprar uma a um inglês que tinha adquirido duas e ao final só quis ficar com uma pois num dos locais de instalação não lhe foi possível realizar a mesma (as tais "turras" com os condomínios). Por isso fiquei com esta ao preço da "uva mijona"! :D

Agora como tudo tem os seus riscos, pois tenho a perfeita noção que irei servir de cobaia :hehe:.

Eu vou dando notícias! :thumbsup:

Fiquem bem!
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Entao nao chegas te a arranjar a Davis pois nao?'

agora estás é à espera que chegue a WH3080

tambem podia ter uma Davis, na minha escola onde eu ando eniciaram obras e entao andaram a remover tudo, e tinham um Aerogerador e paineis solares e ao lado tinham uma Davis com cabos, disseram me que andavam a por bue cenas para o lixo, axo que fiquei sem ela...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Entao nao chegas te a arranjar a Davis pois nao?'

agora estás é à espera que chegue a WH3080

Não. Afinal acabei por ter de ficar sem essa Davis :(. Ela virá, terei é de esperar um pouco mais. ;)

Quanto à WH3080, chegou hoje! :w00t:

Para já está num local provisório, apenas a testar o funcionamento dos sensores. Já lhe provoquei umas "rajadas" e "alguma precipitação", tudo parece funcionar correctamente. É idêntica em tudo à PCE apenas tem o tal painel solar com os sensores de radiação solar e UV! ;)

Algumas imagens:

dscf6004a.jpg


dscf6005a.jpg


dscf6007a.jpg


dscf6008a.jpg


dscf6012a.jpg


dscf6014a.jpg



O painel solar é diferente da PCE (WH2080). Este para além da célula foto-voltaica trás o sensor UV e um sensor de radiação solar.
Fica assim desvendado o mistério de saber-mos se as WH2030 apenas necessitariam de uma nova consola e funcionavam igual que as 3080.

Este é o painel solar do modelo WH2080 (neste caso uma foto do nosso colega Filipe Cunha):

pcefws20painel.jpg



E este é o novo sensor que vem com a 3ª geração das estações fine-offset:

dscf6016a.jpg



Abraço! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Parabéns actioman, excelente montagem!! :thumbsup:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
tá mesmo muito boa parabens ;)


agora vais ter é de substituir as estaçoes e colocares esta lá no telhado e meteres os dados dispoliblisados no MeteoElvas

entao na estaçao( na consola ) dá para por em W/m^2??
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Muito bem,
Exacto os sensores exteriores são iguais, excepto a parte do painel solar que agora tem mais esses extras...e claro muda o emissor (frequencia) e consola.
De resto é um bom upgrade à anterior;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Parabéns actioman, excelente montagem!! :thumbsup:

:D, Mas qual montagem, aqui está encima de um tubo encostado a uma parede e seguro apenas por um escadote! hehehehe. A finalidade é testar para já a estação durante uns dias! ;)

tá mesmo muito boa parabens ;)

agora vais ter é de substituir as estaçoes e colocares esta lá no telhado e meteres os dados dispoliblisados no MeteoElvas

entao na estaçao( na consola ) dá para por em W/m^2??

Sim isso será numa fase posterior, após eu me certificar que esta serve as minhas expectativas!

Na consola, como poderás ver nas fotos, apenas aparece a radiação solar em Lux e em Fc (foot-candle). Medidas pouco utilizadas (esta fc nem sequer é utilizada como valor universal), mas o Cumulus faz a conversão para W/m2.

ulussolar.jpg


wh3080solar.jpg
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Excelente esta nova PCE/Watson.

A adição destas novas funcionalidades (UV e Solar) ainda tornam mais valiosa esta estação.

Grande best-buy. :thumbsup:

Actionman, debita lá para o site, as novas leituras que tens disponíveis. :D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Já agora, o cabo que sai do painel solar para o transmissor é de 6 fios?

Sim é!

dscf6027small.jpg



Boas,

Em comparaçao com outra estaçao uma diferença de 10km/h é muito??

nas mediçoes do vento

Na minha humilde opinião, acho que não! Mas... tudo depende da distancia entre elas, se essa diferença é sempre a mesma, ou apenas por vezes, se há uma que notoriamente tem velocidades sempre superiores à outra, da localização de ambas (se têm obstáculos por perto ou não), da altitude a que cada uma está, etc. ;)


Excelente esta nova PCE/Watson.

A adição destas novas funcionalidades (UV e Solar) ainda tornam mais valiosa esta estação.

Grande best-buy. :thumbsup:

Actionman, debita lá para o site, as novas leituras que tens disponíveis. :D

Sim tenho de fazer isso. Primeiro como ando numa de teste puro e duro, do género tapar o painel solar, colocar o termo-higrometro no congelador :D, fazer resets, tirar pilhas colocar pilhas, aquilo não se parecem com gráficos nem com nada! Ainda me diziam que a estação estava marada! :hehe:.

Em breve coloco aqui uns gráficos. ;) Desde ontem que a tenho já sempre ligada sem grandes "maluquices", apenas a localização não é a ideal, está perto do telhado e dentro do "diz que" abrigo de radiação solar que trás de fábrica, por isso as máximas são altitas ainda! ;).