Desculpem, mas agora surgiu-me a dúvida, a Gronelândia que estatuto possui, isto é, é um país independente, está associado a outra nação, qual a sua autonomia ...
Será que alguém me pode esclarecer ?
Algo que sei sobre a Gronelândia, espero ajudar.
A Gronelândia em dinamarqês Kalaalit Nunaat "em dialecto kalaallisut", (O kalaallisut por vezes chamado de groenlandês, eskimó da Gronelândia, é um dos 4 conjuntos (linguisticos) de dialectos do grupo "inuit-inupiaq", os outros 3 grupos são o inupiaq, falado no Alaska, o inuktun, falado no Nor-Oeste Canadiano, e o inuktitut, falado em partes do Quebec e em Nunavut. Este grupo dialecto-inupiaq faz parte da ramificação eskimó que inclui também o yupik e suas derivações da família eskimo-aléoute ou « terra verde »)
A Gronelândia é um território autónomo e destacado (ilha) da Dinamarca. Fazendo parte do território Dinamarquês a Gronelândia beneficia de uma larga autonomia politica desde 1978.
Os seus habitantes em 1982 escolheram num referendo que entretanto entrou em vigor a 1 de Fevereiro de 1985 de não fazer parte nem da Comunidade Europeia nem da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) a que pertenciam desde Janeiro de 1973.
A capital da Gronelândia é Nuuk ou Godthåb em Dinamarquês, Nuuk tem uma população de 13 000 habitantes sendo composta essencialmente por Gronelandeses (80 %) e Dinamarqueses (14,5 %).
A Gronelândia é ainda a 2ª maior ilha do planeta sendo a Australia a 1ª.