O clima do interior Algarvio



Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Dada a altitude de Alte, era plausível que, uma vez ou outra, pudesse apresentar valores de temperatura máxima mais baixos que a estação de Faro / Aeroporto, nomeadamente no mês de Janeiro, mas tal não acontece.

A estação localiza-se a apenas 79 metros acima do nível do mar.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
A estação localiza-se a apenas 79 metros acima do nível do mar.

E Faro/Aeroporto a 7m de altitude. Daí eu ter referido que seria plausível que, pelo menos, de vez em quando Alte pudesse ter uma máxima mais baixa que Faro/Aeroporto, mas não encontrei nenhum caso em que isso acontecesse. Não me parece muito normal uma estação com valores assim sempre tão altos.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu francamente tens uns dados muito esquesitos, para não dizer praticamente impossíveis de Inverno.

Não sei se serão assim tão impossíveis. Faro Aeroporto tem 16.1ºC de máxima média, para o período 71-00, mês de Janeiro, ora o barrocal é bem mais quente, mesmo no Inverno, durante o dia. As colinas e os vales estão voltados para Sul, e o povo por tradição diz que o sol de inverno do Algarve «pica na pele».

EDIT: a cidade de Faro é mais quente que a zona do Aeroporto, portanto a máxima média será superior na capital algarvia, talvez em torno dos 16.5/17ºC.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Alte fica ainda na sub-região barrocal. Os solos em redor da aldeia são calcáreos. Considera-se sub-região serra à área de solos xistosos.

Não quero ser teimoso ou arrogante, mas na deslocação para Alte, ainda tive que subir um bocado uma serra.
A que altitude está a aldeia?

Interessantes as mínimas médias no Verão, e as temperaturas de Inverno. O duero já colocou aqui dados de três décadas de uma estação junto ao Baixo Guadiana, Sanlucar del Guadiana, vila que fica em frente a Alcoutim, e que tem mais de 18ºC de média anual. A Junqueira está situada ao lado do vale da ribeira do Beliche, bem perto do Guadiana.


Creio que era cerca de 18,8ºc a média anual ( período de 25 anos, quase uma média climatológica ( 30 anos)).
Curioso mesmo é o facto, desta não ser a região mais quente do vale do Guadiana, segundo o IM.
Na minha percepção, também é assim que se passa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não quero ser teimoso ou arrogante, mas na deslocação para Alte, ainda tive que subir um bocado uma serra.
A que altitude está a aldeia?

De facto há serra sim, mas não é serra do Caldeirão. Considera-se serra do Caldeirão a área a norte da aldeia já com solos xistosos. Até bem perto de Alte fica a Rocha da Pena, com quase 500 metros de altitude, uma elevação calcárea que não faz parte da serra do Caldeirão.

O barrocal é a sub-região em que fica a aldeia de Alte. A paisagem é cársica, elevações irregulares denominadas barrocos, como o cerro da Cabeça, alternam com vales como a Nave do Barão. Esta paisagem difere da paisagem da serra do Caldeirão: aí, surge um mar de colinas, separadas por vales profundos, uma densa rede hidrográfica constituída maioritariamente por cursos de água temporários, e os solos são pobres, de xisto-grauvaque.

Alte fica na zona de solos calcáreos, rodeada por barrocos. Já soube o nome dos barrocos que abrigam a aldeia, mas já não me recordo.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Uma região bem quente é o vale da ribeira do Almargem, entre Tavira e Cabanas.

Interessante.
Existe também no barrocal algarvio um local chamado Vale do Forno! :lmao:
Não sei se é o mais quente, mas o nome é engraçado.
Na zona da Ribeira da Benémola, também já passei muito calor, mas não acho nada que seja uma das zonas mais quentes.

De facto há serra sim, mas não é serra do Caldeirão. Considera-se serra do Caldeirão a área a norte da aldeia já com solos xistosos. Até bem perto de Alte fica a Rocha da Pena, com quase 500 metros de altitude, uma elevação calcárea que não faz parte da serra do Caldeirão.

O barrocal é a sub-região em que fica a aldeia de Alte. A paisagem é cársica, elevações irregulares denominadas barrocos, como o cerro da Cabeça, alternam com vales como a Nave do Barão. Esta paisagem difere da paisagem da serra do Caldeirão: aí, surge um mar de colinas, separadas por vales profundos, uma densa rede hidrográfica constituída maioritariamente por cursos de água temporários, e os solos são pobres, de xisto-grauvaque.

Alte fica na zona de solos calcáreos, rodeada por barrocos. Já soube o nome dos barrocos que abrigam a aldeia, mas já não me recordo.

Obrigado pela explicação. Fico agora muito mais esclarecido.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Interessante.
Existe também no barrocal algarvio, um local chamado Vale do Forno! :lmao:
Não sei se é o mais quente, mas o nome é engraçado.
Na zona da Ribeira da Benémola, também já passei muito calor, mas não acho nada que seja uma das zonas mais quentes.

Conheço a Benémola, tem troços abrigados a luz solar e também não me parece dos mais quentes. Perto de Tôr e de Salir há umas zonas mais áridas e bem expostas à radiação solar que me parecem bem quentes.

Outro vale interessante é o da Asseca, já a montante do Pego do Inferno, o vale tem a norte a serra de Santa Maria, com 541 metros de altitude máxima, e a sul uma muralha de elevações calcáreas que isolam todo o vale.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Conheço a Benémola, tem troços abrigados a luz solar e também não me parece dos mais quentes. Perto de Tôr e de Salir há umas zonas mais áridas e bem expostas à radiação solar que me parecem bem quentes.

Outro vale interessante é o da Asseca, já a montante do Pego do Inferno, o vale tem a norte a serra de Santa Maria, com 541 metros de altitude máxima, e a sul uma muralha de elevações calcáreas que isolam todo o vale.

Já estive na Asseca, mas não nessa zona...
Mais um local a visitar.


Outra zona do Barrocal que tenho a ideia de ser quente, é nos vales e encostas de baixa altitude da encosta Sul/Sudeste da Serra de Monchique.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Já estive na Asseca, mas não nessa zona...
Mais um local a visitar.


Outra zona do Barrocal que tenho a ideia de ser quente, é nos vales e encostas de baixa altitude da encosta Sul/Sudeste da Serra de Monchique.

Ah, outra zona provavelmente bem quente, o vale atrás do cerro de São Miguel, fica com a serra do Caldeirão a norte, com mais de 500 metros, e o cerro de São Miguel a sul, com 411 metros.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Como é possível que as máximas médias de inverno dessa estação sejam semelhantes às do Funchal?

Eu tenho um estudo hidraclimatológico do IM para o Algarve e das 20 estações apresentadas nenhuma se aproxima nem um pouco dessas máximas. A que tem as médias das máximas mais altas no inverno é Vidigal que fica também no interior a uma altitude de 60 m e que para Janeiro tem uma média das máximas de 16,6ºC. A seguir a esta as que têm médias das máximas mais altas ficam todas no litoral.