O clima do interior Algarvio



Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Um desses vales, a Nave do Barão:

nave_do_barao4.jpg

Por acaso esta é precisamente a minha Terra onde nasci e continuo a morar lá...

Posso afirmar que deve ser dos sitios no Algarve onde a amplitude termica é maior...

O registo minimo que me lembro (termometro do carro) foi de - 7º (as geadas são bastante frequentes) e são muitos os dias em que as temperaturas ultrapassam os 40º.

De referir que as minimas rapidamento sobem ao longo do dia pois dado de tratar-se de um polge vale fechado o vento não entra facilmente

http://sapiens.no.sapo.pt/m-carsico/estruturas-loule.htm#nave barao


Cumprimentos
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Pegando apenas na estação de Alte, que é aquela que salta logo à vista pela incrível média das máximas em Janeiro.

De 2006 a 2011 (6 anos), a estação apresenta uma média das máximas em Janeiro de 19,0ºC.
Até poderíamos pensar que estamos a referir-nos a anos quentes e daí a média se apresentar tão elevada. Mas não. Para o mesmo período, Faro teve uma média das máximas de 16,32ºC, o que corresponde a uma anomalia de +0,22ºC (71-00).

Analisando um pouco mais em pormenor e olhando particularmente para Janeiro de 2007.

alte.png


Pelo mapa do IM, tivemos uma anomalia praticamente nula da média das temperaturas máximas na região do Algarve.
Alte, nesse mesmo Janeiro, teve uma média das máximas de 20,9ºC. (+4,5ºC que Faro).

O IM tem como temperatura recorde em Janeiro, 26,0ºC registados em Ladoeiro no dia 30 (final do mês), no ano de 1999.

Em 2007, Alte, registou 26,8ºC no dia 18 e 27,3ºC no dia 19.
Em 2008: 26,8ºC no dia 21; 26,4ºC no dia 22 e 27,3ºC no dia 23.

Ainda em Janeiro de 2007, Alte apresenta 20 dias com Tmáx>20ºC.

Eu não duvido que existam locais no interior algarvio possa ter médias das máximas em Janeiro mais altas que Faro, mas a diferença será assim tanta?
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Não vejo nada de inacreditável nas médias da estação.

Anomalia de 2007-2011 para os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro comparativamente à estação de Faro.

Dezembro
Máximas: +2,78
Mínimas: -2,72

Janeiro
Máximas: 2,5
Mínimas: -4,36

Fevereiro
Máximas: 1,66
Mínimas:-3,88

Média Inverno
Máximas: 2,31
Mínimas:-3,65
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Na média das máximas, para o mês de Janeiro, a diferença entre Alte e Faro aeroporto é maior que a diferença entre Porto/Pedras Rubras e Faro aeroporto (período 2006-2011).
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Acho estes valores demasiado elevados. É que estamos a falar de um valor de 19ºC de média das máximas em Janeiro numa localidade em Portugal continental.
Como termo de comparação, o Cairo tem 18,9ºC de média das máximas em Janeiro, fica 7º mais a sul e quase não tem precipitação.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu acho que estamos a andar um pouco aos círculos.

Para ver se esses valores, são realistas ou não, é uma questão de verificar o material de instalação da estação, a sua manutenção e a sua localização geográfica.

Para todo o efeito, a estação da Junqueira, tem uma média anual superior ( em igual período) à de Alte ( ainda que em Janeiro, não tenha máximas tão altas, também não as tem assim tão baixas...). E nada me confirma que seja este o local mais quente do barrocal.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Apesar, não ser no interior algarvio, mas se formos comparar os valores de 2 estações em Lagoa, a estação do ecobcg no Sítio das Fontes e a estação de Lagoa no sítio do Canadá que é da direcção regional de agricultura e compararem os valores com as duas. Vão ver que esses valores registados em Alte são verdadeiros e não estão inflacionados e representam bem a zona onde a estação encontra-se.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
No google erath o local mais próximo de Alte com 79 mt ao nível do mar é Lentiscais, mas pertence ao concelho de Albufeira.

Não tenho mapa cartográfico militar dessa região para poder confirmar esse facto.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
No google erath o local mais próximo de Alte com 79 mt ao nível do mar é Lentiscais, mas pertence ao concelho de Albufeira.

Não tenho mapa cartográfico militar dessa região para poder confirmar esse facto.

Confirmado

Lentiscais está no vale e a povoação está entre os 70 e os 80 metros, o limite é aos 87 metros, pertencente a povoação claro.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Além do mais, porquê só duvidar dos valores de Inverno? A estação muda de local durante o Verão? Ao levantar-se este tipo de dúvidas teria de se por em dúvidas todas as medições da estação e não apenas do Inverno.


Tendo em conta que a estação é da DR Agricultura, terá com certeza muito mais interesse e empenho em ter dados fidedignos e reais do que as estações amadoras de alguns membros do fórum, que apenas o fazem para satisfazer o gosto pessoal.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Essa estação fica neste local:

http://maps.google.pt/maps?ll=37.211283,-8.1822974&z=18&t=h&hl=pt-PT

Há algo que justifique esses valores tão altos?

Faro nem em Março com um sol bem mais forte e que brilha por mais tempo chega aos 19ºC de média das máximas.

O seu comentário mostra muito desconhecimento sobre o Algarve, mas também não está obrigado a isso, pois é de Bragança :thumbsup:

Faro-Aeroporto fica em cima da ria Formosa, e portanto, a influência marítima modera e muito as máximas.

O barrocal tem a serra de Monte Figo a sul e a serra do Caldeirão a norte, em boa parte da sua extensão. Está protegido dos ventos frescos de sul e das massas de ar vindas de norte.

Por isso, é normalíssimo que Faro-Aeroporto tenha temperaturas distintas do barrocal.