O cometa ison está ai.

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Já é possível observar o cometa ison a olho nu, que se encontrar num local com pouca poluição luminosa e estiver disposto a acordar ás 5:30 da manhã pode ter a oportunidade de ver o cometa ison até sexta-feira, depois só vai ser visível apos o seu periélio isto se sobreviver ao encontro escaldante com o sol.
Podem acompanhar a sua trajetória interactivamente neste link

http://www.solarsystemscope.com/ison/
 
  • Gosto
Reactions: raposo_744 e Aspvl


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Acho que nao vai sobreviver, este brilho extra que tem estes dias pode indicar que está a fragmentar-se......
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
fx5t.png

Esta imagem do stellarium é das 5:30 da manhã mas é possível observar o cometa até ás 6:10.
Esta madrugada o cometa vai estar muito perto da estrela spica o que torna a sua deteção muito fácil.
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Hoje levantei-me ás 5:20 da manhã para ver e tentar fotografar o cometa ison, mas o resultado foi uma bela banhada. os cometas teem este dom de me desiludir, já o panstarrs foi um verdadeiro fiasco e este por enquanto limita-se a uma pequena estrela que a única coisa que mostra de especial é a sua tonalidade visivelmente verde, espero que ganhe muito mais brilho e que a cauda tome proporções visíveis porque se é só isto, é uma desilusão enorme.
v95jcao7xrz5ee3v99yc.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A foto é constituída de 80 fotografias empilhadas, cada foto teve a exposição de um segundo e ISSO de 6400, o zoom foi de 50X.

Foto muito bem conseguida. ;)

Sei que não é o tema principal desta tópico, mas podias dizer como as sobrepões? Qual software utilizas?

Assim pode que mais algum madrugador faça outra tentativa de capturar o cometa!

Obrigado e parabéns pela fotografia! :thumbsup:
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
A minha modesta técnica de astro-fotografia baseia-se na captura de inúmeras fotos tiradas com um tripé sem mover a máquina fotográfica, como não tenho um sistema de acompanhamento motorizado, tenho de limitar o tempo de exposição para, pois com um grande tempo de exposição todas as estrelas ganham cauda ficam como um aspecto de linhas luminosas o que quanto a mim não me agrada.
Então eu vingo-me no ISO, tiro fotos com ISO a 6400 que é o máximo da minha maquina, quanto mais fotos melhor.
Depois utilizo o RegiStax 6 que é um programa especializado na tarefa de processar fotografias de astros, vocês só têm de carregar todas as fotos para o programa depois seguem os passos que podem ver neste vídeo:




o programa é totalmente livre e pode ser baixado aqui: http://www.astronomie.be/registax/download.html
 
Editado por um moderador: