O Estado do País 2015

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Sim, devia ser proibido contactarem-nos de números privados, normalmente cartões de crédito (que não tenho), ou tarifários desse género. :)

Agreste, tentei ligar para o PCP e não é que atenderam mesmo! Pensei que não trabalhavam aos sábados a esta hora..
"Boa noite, Partido comunista português, tenho o prazer de estar a falar com.."
E até tem contactos de e-mail com formulário e tudo!

Agreste tens de despedir aquela gente, é trabalho indigno no PCP, a trabalhar 8h por dia e a responder a e-mails e tudo!

Às tantas nem recebem, é voluntariado pela causa.. É indigno.. :)

Já agora, um trabalho digno é estar sentado todo o dia no café e viver com o RSI, não há nada melhor da vida.

Todos os trabalhos são dignos, desde da empregada da limpeza ao engenheiro, desde que se goste daquilo que se faça.

Quando muitos emigram lá para fora, uns conseguem arranjar emprego na área que queriam, mas outros, andam a limpar o chão dos outros, porque aqui, em Portugal, se calhar ser empregada de limpeza é um trabalho indigno, mas no estrangeiro se for preciso até o chão lambem para ficar a brilhar. Esta é a realidade de alguns amigos meus que emigraram porque aqui tinham vergonha de irem limpar escadas. :rolleyes:

@Paulo H, isso é a cassete do PCP que deixaram ligada. :D

• Gosto
Reactions: FSantos
não te incomoda... a mim incomoda-me muito...

costureiras no tal setor textil que deu a volta e é um alegado sucesso de 4500 milhões em exportações... salário em 2011-485 euros... salário hoje-505 euros, basta procurar ofertas nos centros de emprego. São quase todas mulheres.

O aumento do salário mínimo na restauração, até acredito que não cause impacto, devido à descida do iva. Mas a descida do iva, vai ter impacto nas receitas do estado..

Erradicar o salário mínimo seria uma solução para desemprego abaixo de 3%, mas nem seria necessário, o mercado autoregulava-se para não deixar "fugir" os trabalhadores.

Uma solução equilibrada, pensada por mim, seria manter o salário mínimo atualizado com a inflação. No fim do ano, X% do lucro da empresa (depois de impostos e amortizações) seria distribuído pelos trabalhadores em forma de suplemento.
Acho que seria muito justo, quer para o trabalhador, quer para a empresa: se tem lucro pode distribuir uma parte, e se não tiver lucro não distribui. Aqui até seria BEM VANTAJOSO para trabalhadores que trabalham em empresas com poucos trabalhadores (elevado grau de automatização).

costureiras no tal setor textil que deu a volta e é um alegado sucesso de 4500 milhões em exportações... salário em 2011-485 euros... salário hoje-505 euros, basta procurar ofertas nos centros de emprego. São quase todas mulheres.

São muitos milhões, não sei se é lucro ou faturação. E também não sei quanto sobra de pagar aos bancos os empréstimos..

Mas assumindo que essas empresas têm um lucro fabuloso e pagam ordenado mínimo. Não seria óptimo termos um ordenado mínimo com direito a suplemento ao fim do ano, em que uma % dos lucros fosse distribuída. Assim seria sempre viável, não havia razão para haver falências!

Não concordas comigo? Isto não é de esquerda nem de direita, acho que seria mais justo do que impor subidas de salários mínimos às cegas.

Acho que seria muito justo, quer para o trabalhador, quer para a empresa: se tem lucro pode distribuir uma parte, e se não tiver lucro não distribui. Aqui até seria BEM VANTAJOSO para trabalhadores que trabalham em empresas com poucos trabalhadores (elevado grau de automatização).

Isso é uma medida (ao estilo) comunista. Implicaria que, forçosamente, o empregado seria acionista de todas as empresas. Tira independência aos pequenos e médios empregadores no que respeita ao que fazer aos lucros (e este seria menor). Os grandes acionistas das grandes empresas provavelmente não iam gostar. No fim de contas isso iria cortar no dividendo e diminuiria os proveitos da empresa.

Mas seria proveitoso dar benefícios fiscais a cooperativas. Forçar a medida já nos leva a outro tipo de estadismo.

Última edição:
Aqui até seria BEM VANTAJOSO para trabalhadores que trabalham em empresas com poucos trabalhadores (elevado grau de automatização).

A indústria muito automatizada não fugiu toda para oriente. Em massa foi apenas a pouco qualificada (bugigangas). Mais máquinas, menos trabalhadores, menos consumidores com poder de compra, maior necessidade em cortar custos, mais máquinas. Dificilmente sairemos disto.

Envelhecimento da população, mais pessoas a ir para os serviços do que para a indústria. Onde está o poder de compra da maioria dos idosos para suportar isto?

Isso é uma medida ao estilo comunista. Implicaria que, forçosamente, o empregado seria acionista de todas as empresas. Tira independência aos pequenos e médios empregadores no que respeita ao que fazer aos lucros (e este seria menor). Os grandes acionistas das grandes empresas provavelmente não iam gostar. No fim de contas isso iria cortar no dividendo e diminuiria os proveitos da empresa.

Sim, intervir no mercado é mais de esquerda, mas há um mínimo para tudo, acho aceitável e justo quer para a empresa quer para o trabalhador.

Um salário mínimo pode ser absurdo para umas empresas e aceitável para outras. Não são todas iguais, umas são mais saudáveis que outras.

Vantagens da empresa:
- melhor estabilidade / previsibilidade, pois cai uma variável política (definição do valor do ordenado mínimo).
- segurança, pois não paga mais do que aquilo que pode pagar.
- menor absentismo
- menos greves
- participação espontânea dos trabalhadores em processos de melhoria.

Vantagens do trabalhador:
- melhor justiça remuneratoria
- maior realização
- menor risco de desemprego

Vantagens para o estado:
- aumento das receitas em irs, de trabalhadores de empresas com elevado grau de automatização ou que empreguem poucos trabalhadores relativamente aos seus lucros.

Atenção:
Não defendo que se tornem accionistas! Mas tens de concordar que um aumento absurdo do salário mínimo também é um rombo que se reflete na distribuição dos dividendos!

Seria necessário algumas regulaçoes para:
- empresas cujo objetivo não seja a obtenção de lucro.
- combater economia paralela / corrupção.

Isso é uma medida ao estilo comunista. Implicaria que, forçosamente, o empregado seria acionista de todas as empresas. Tira independência aos pequenos e médios empregadores no que respeita ao que fazer aos lucros (e este seria menor). Os grandes acionistas das grandes empresas provavelmente não iam gostar. No fim de contas isso iria cortar no dividendo e diminuiria os proveitos da empresa.

Sim, intervir no mercado é mais de esquerda, comunista nem tanto.
Há um mínimo de dose de esquerda ou de direita, para tudo, acho aceitável e justo quer para a empresa quer para o trabalhador.

Um salário mínimo pode ser absurdo para umas empresas e aceitável para outras. Não são todas iguais, umas são mais saudáveis que outras.

Vantagens da empresa:
- melhor estabilidade / previsibilidade, pois cai uma variável política (definição do valor do ordenado mínimo).
- segurança, pois não paga mais do que aquilo que pode pagar.
- menor absentismo
- menos greves
- participação espontânea dos trabalhadores em processos de melhoria.

Vantagens do trabalhador:
- melhor justiça remuneratoria
- maior realização
- menor risco de desemprego

Vantagens para o estado:
- aumento das receitas em irs, de trabalhadores de empresas com elevado grau de automatização ou que empreguem poucos trabalhadores relativamente aos seus lucros.

Atenção:
Não defendo que se tornem accionistas! Mas tens de concordar que um aumento absurdo do salário mínimo também é um rombo que se reflete na distribuição dos dividendos!

Seria necessário algumas regulaçoes para:
- empresas cujo objetivo não seja a obtenção de lucro.
- combater economia paralela / corrupção.

A indústria muito automatizada não fugiu toda para oriente. Em massa foi apenas a pouco qualificada (bugigangas). Mais máquinas, menos trabalhadores, menos consumidores com poder de compra, maior necessidade em cortar custos, mais máquinas. Dificilmente sairemos disto.

Orion, referia-me ainda a outrooo tipo de empresas automatizadas.. Existem aquelas em zonas francas "ofshore", que têm milhões mas só empregam uma pessoa ou 2 quando muito! :)

Já estás a ver as vantagens que o irs sobre o suplemento remuneratorio poderiam gerar? :)

@Paulo H @Orion Isso não tem nada de comunista (comunismo não gosta de lucros), o capitalismo já inventou isso há décadas, de variadas formas, distribuição bónus anuais conforme desempenho, parte de dividendos por funcionários, stock-options,etc,etc. Claro que poucos praticam mas isso depende da filosofia de cada empresa. Em Portugal uma das empresas mais odiadas pelos comunistas, a JM, pelo menos aqui há uns anos, chegou a distribuir um bónus pelos trabalhadores conforme o lucro que teve no final do ano. E stock-options por exemplo em sectores como o da tecnologia até se tornaram um problema chato em países como os EUA, em algumas empresas os empregados que estiveram na origem das startups inovadoras ganharam tanto dinheiro que depois saíram.

A diferença é que a distribuição de lucros seria regulada pelo estado, por exemplo impondo 5% para os trabalhadores.

Imaginem, eu hipotéticamente sou um de 3 accionistas de uma empresa com 100 trabalhadores. Decidiu-se distribuir 1milhão euros de dividendos, sendo 5% para suplementos aos trabalhadores.
Cada trabalhador receberá 50mil/100 = 500eur (equivale a um aumento do ordenado mínimo de 40eur), bem bom!

Eu como acionista recebo 950mil/3 = 315 mil euros, ou seja recebo menos 15mil euros (mais ou menos).

Não ficava descontente, até porque sei que os trabalhadores até faltaram menos, com menos greves, produziram mais!

Só vantagens..

Estado
Fechado para novas mensagens.