http://observador.pt/2015/12/18/antonio-costa-tap-volta-estado-sem-acordo/
Contribuinte, toca a pagar!
O sorteio Fatura da Sorte vai passar a dar certificados de aforro, em vez de automóveis, como acontece desde 2014, altura em que foi criado para incentivar os contribuintes a pedirem fatura, adiantou à Lusa fonte do Governo.
A alteração ao prémio da Fatura da Sorte deverá acontecer a partir de abril, devendo o valor do certificado de aforro ser semelhante ao do prémio atual, que ronda os 40 mil euros.
Esta alteração apenas deverá ocorrer em abril do próximo ano, porque ainda existem automóveis em 'stock' para atribuir, adiantou à Lusa fonte governamental.
O regulamento do concurso prevê a atribuição de um prémio, sem o especificar, aos contribuintes que pedem fatura e lhe associam o seu número de identificação fiscal (NIF), limitando apenas o valor anual que pode ser gasto em prémios -- dez milhões de euros, incluindo imposto de selo.

Segundo as notícias, o Banif tinha interessados na compra, mas o anterior Governo não avançou com concurso. O Sérgio Monteiro não tem tempo para tudo. Era de esperar que o anterior Governo, de Passos e Portas, responsável, entre outros, pela reforma do Estado e pela venda do Novo Banco, tivesse deixado uma solução para o problema, como por exemplo, uma subscrição pública para ajudar na defesa dos lesados do Banif. Ou então, se calhar, a opção do ex-Governo foi deixar correr. Eles não nos pagam, "é dinheiro que está a render", como disse o ex-PM. Portanto, enquanto eles não nos pagarem é dinheiro que rende a bom juro. Só temos de esperar e ficamos ricos.
Parece que não mas 20mil x 12 mais juros, são quebra de receita à volta de 250mil/ano o que equivale a favorecer 1000-1500 beneficiários de RSI.
Não acho que toda a gente vá manter o dinheiro todo durante muito tempo nos CTT. De qualquer das formas, o resgate poderá ser feito a partir do 1º trimestre após a aquisição do produto. Portanto, a quebra de receitas por pessoa não deverá ser muito grande.
Nisso discordamos, eu e o @Vince. Acho que é mesmo por causa de Portugal ser um país viciado em raspadinhas e Euromilhões que o novo prémio não diminuirá o interesse por parte da população. Em termos líquidos, o novo prémio é superior ao Audi. Porque é a que população não vai querer?

Não digo que a população deixe de participar, até porque parte dela já se habituou. Contudo no teu comentário apenas te referiste aos juros, enquanto eu enfatizei mais a despesa num aspecto: o estado não gasta 40mil no carro, gasta uns 20mil (porque os impostos não contam).Não acho que toda a gente vá manter o dinheiro todo durante muito tempo nos CTT. De qualquer das formas, o resgate poderá ser feito a partir do 1º trimestre após a aquisição do produto. Portanto, a quebra de receitas por pessoa não deverá ser muito grande.
Nisso discordamos, eu e o @Vince. Acho que é mesmo por causa de Portugal ser um país viciado em raspadinhas e Euromilhões que o novo prémio não diminuirá o interesse por parte da população. Em termos líquidos, o novo prémio é superior ao Audi. Porque é a que população não vai querer?