O Estado do País 2015

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Aliás, essa pergunta faz imenso sentido mas de forma mais abrangente. E se o PS 'der a mão' à coligação e lhe permitir governar? O que estará a fazer? E a coligação, que disse do programa do PS o que Maomé não disse do toucinho, o que estará a fazer ao governar com o programa do PS? É que parece que é para aí que se encaminham. Apraz-me, no entanto, verificar que afinal (e repentinamente!) a austeridade pode efectivamente ser bastante atenuada ao contrário daquilo que sempre foi o discurso da coligação. Ou isso, ou encontraram petróleo em São Bento. Ou então é o 13 de Outubro...

Fonte da coligação garante ao Expresso que há uma “disposição real para negociar” e que o documento “envolve mais de 20 medidas do programa eleitoral do PS” e todas elas dizem respeito aos quatro pilares que António Costa definiu como prioritários. A saber: fim da austeridade, proteção do Estado Social, investimento em ciência e inovação e uma nova política europeia.

http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2015-10-12-Coligacao-aproxima-se-de-20-prioridades-de-Costa

Então posso afirmar que mentir aos votantes já é bom? Consoante os objetivos?

Repito: referes-te a fazer parte de um governo ou a viabilizá-lo? Para mim, são coisas distintas.
Para quem gosta que se lhe minta (e há muitos!), é bom. Para mim, nunca será. Daí nunca ter votado duas vezes seguidas no mesmo partido (nos casos em que votei em quem ganhou!). Mentiram-me sempre. Daí ter passado por uma fase em que passei a votar em branco.

Eu estou é farta de queixinhas. Querem governar, governem! Força nisso. Não podem fazê-lo sozinhos? Sujeitam-se às decisões e opiniões daqueles de quem precisam. É assim o processo democrático. Isto pode dar para qualquer um dos lados. E qualquer deles é legítimo, democrático e perfeitamente comum em paragens evoluídas e civilizadas. Quem precisa, tem de se sujeitar. É assim na política, é assim na vida.

essa pergunta do mentir aos seus eleitores pode ser feita a todos os partidos que estão em coligação.

Terá o CDS mentido aos seus eleitores em várias propostas que o PSD aprovou?
Terá o PSD mentido aos seus eleitores em várias propostas que o CDS aprovou?

Eu também posso achar que PSD e CDS não têm programa nenhum e o único programa é manter o poder.

Sou eleitor em Faro e tenho desde 2009 uma coligação PSD-CDS-MPT-PPM na câmara e desde a sua eleição que não há nenhuma evolução no governo da cidade. Tenho os impostos no máximo e não vejo qualquer melhoria.

No primeiro mandato o PSD-CDS-MPT-PPM tinha maioria absoluta com 5 vereadores e o PS 4.
No segundo mandato o PSD-CDS-MPT-PPM tem 4, o PS 4 e o PCP 1.

Já foram aprovadas resoluções que o presidente da câmara disse que não ia cumprir. Mas PS e PCP vão obrigá-lo a cumprir.

Última edição:
Aliás, essa pergunta faz imenso sentido mas de forma mais abrangente. E se o PS 'der a mão' à coligação e lhe permitir governar? O que estará a fazer? E a coligação, que disse do programa do PS o que Maomé não disse do toucinho, o que estará a fazer ao governar com o programa do PS? É que parece que é para aí que se encaminham. Apraz-me, no entanto, verificar que afinal (e repentinamente!) a austeridade pode efectivamente ser bastante atenuada ao contrário daquilo que sempre foi o discurso da coligação. Ou isso, ou encontraram petróleo em São Bento. Ou então é o 13 de Outubro...

Repito: referes-te a fazer parte de um governo ou a viabilizá-lo? Para mim, são coisas distintas.
Para quem gosta que se lhe minta (e há muitos!), é bom. Para mim, nunca será. Daí nunca ter votado duas vezes seguidas no mesmo partido (nos casos em que votei em quem ganhou!). Mentiram-me sempre. Daí ter passado por uma fase em que passei a votar em branco.

Respostas tangenciais. Fui bem claro no que escrevi:

@ClaudiaRM qual é a tua reação tendo em conta que se o PCP e o Bloco chegarem ao governo vão ter que mudar o seu programa eleitoral?

Do programa do PCP quase nada vai ser aplicado: saída do Euro, saída da OTAN, nacionalizações de tudo... Basicamente vai para lá fazer número, coisa que há semanas criticou. Afirmou uma coisa mas faz outra. É uma mentira o que o Jerónimo disse.

essa pergunta do mentir aos seus eleitores pode ser feita a todos os partidos que estão em coligação.

Terá o CDS mentido aos seus eleitores em várias propostas que o PSD aprovou?
Terá o PSD mentido aos seus eleitores em várias propostas que o CDS aprovou?

Mentiu nomeadamente no embelezamento da devolução dos cortes. Coisa que não vai acontecer de forma tão fácil.

Cláudia, se calhar vais ter que votar noutro na próxima outra vez.

Mudando de assunto, António Costa disse hoje à tarde que, para o PS, os compromissos internacionais, em especial o pacto de convergência da moeda única ( que implica um enorme rigor orçamental) são intocáveis. Cada vez percebo menos disto, a austeridade vai acabar, depois já não vai, os partidos de esquerda repentinamente já são a favor da UE, a coligação está disposta a fazer tantas cedências ao PS que daqui a pouco ainda vão convidar AC para para primeiro ministro.

Mais vale ir buscar as pipocas mesmo e ficar a assistir na bancada.

isso Cláudia segue em frente vota em branco e pode ser que alguém lá ponha uma cruz por ti, isso para alem de deixar que os outros escolham por ti e o que sair venha

Não votei em branco nas últimas eleições porque votar em branco seria votar na coligação. Mas sempre que não me sentir representada, como já aconteceu, é isso mesmo que farei. Nunca votarei à direita do PSD nem à esquerda do BE, a não ser, como diz o outro, que estejamos sobre a ameaça de uma invasão marciana. Nunca farei parte dos abstencionistas, a não ser que seja contra a minha vontade. De resto, tudo depende das circunstâncias, das pessoas envolvidas, dos projectos.

@Orion, se bem percebi para ti as duas coisas são iguais, certo? Integrar um governo ou viabilizá-lo? Para mim não são, nem de perto nem de longe. Isso implicaria que qualquer acordo de incidência parlamentar seja a mesma coisa que fazer parte de um governo. Não é.

Do programa do PCP quase nada vai ser aplicado: saída do Euro, saída da OTAN, nacionalizações de tudo... Basicamente vai para lá fazer número, coisa que há semanas criticou. Afirmou uma coisa mas faz outra. É uma mentira o que o Jerónimo disse.

Estive no comício do PCP em Faro. Não foi apenas 1 vez que disse nesse comício que não se vota para primeiro ministro, o voto é para eleger deputados. Não há nenhuma eleição direta para primeiro ministro.

Não sendo governo, dentro da distribuição de mandatos que seria previsível e estando a coligação da direita derrotada, era possível concretizar alguns dos objectivos definidos.

Eu também posso achar que PSD e CDS não têm programa nenhum e o único programa é manter o poder.

Isso não é bem achar. É mais constatar uma evidência. Daí que o programa do PS lhes esteja a facilitar imenso a vida. :D

Estado
Fechado para novas mensagens.